Sonoterapia

O paciente foi ao psiquiatra porque não estava conseguindo pegar no sono com facilidade. Além disso, acordava de madrugada e tinha dificuldade de retornar a dormir. Ficava sonolento durante o dia, o que atrapalhava seu trabalho e o tornava irritadiço. Achava até que estava ficando neurótico por conta desse problema. Então esperava sair do consultório com uma receita de comprimidos, gotas num frasco, algo assim, que o ajudasse a dormir direito tão logo fosse para a cama.

O doutor Ivan ouviu tudo em silêncio, pensou um pouco, fez algumas anotações no computador e em seguida perguntou: “Já tentou contar carneirinhos? Isso pode ajudar.”

“Já doutor, mas acontece que os bichinhos fizeram um buraco na cerca e se eu não for bem rápido eles acabam fugindo antes que eu consiga contar até uma dúzia.”

“Entendi, mas o senhor não deve contar por dúzias, senão a contagem fica muito rápida, conte sempre um por um."

"Tudo bem, mas o senhor não poderia me receitar algum medicamento para quando a contagem um por um não funcionar?"

"Vou fazer melhor: vou lhe receitar um pedreiro."

"Um pedreiro, doutor? Pensei em comprimidos ou gotas, que são mais fáceis de engolir..."

"Calma, amigo. O pedreiro vai lhe ajudar na construção de um muro. Nada de cerca com buracos: construa um muro que assim os bichinhos não conseguirão fugir e o senhor poderá contá-los à vontade.”

“Mas doutor, veja bem: se eles ficarem presos como irão saltar? Eu acabaria contando o mesmo carneirinho mais de uma vez e aí teria de recomeçar tudo, ficaria preocupado e não conseguiria dormir do mesmo jeito.”

“Mas quem disse para o senhor que o muro deveria ser tão alto que impedisse os carneirinhos de saltar? Eu não, meu amigo, isso é coisa da sua cachola, entendeu? A consulta está terminada: por gentileza, faça um PIX com a minha secretária e passe muito bem. Quero dizer, durma muito bem!”

"O doutor também, durma bem!"