O "causo" do eletroimã

Tinha um experimento muito legal num livrinho de ciências que eu tinha aos 9 anos. Você enrola um arame encapado num pregão daqueles bem grandes (de 15 ou 20 cm ), enrola o prego todo, põe as extremidades do arame nos pólos de uma pilha. A eletricidade passa no fio e, quando chega ao "espiral" onde o pregão está enrolado, o prego se torna um imã! Dá pra "grudar" clipes e outros pequenos objetos! Isso na teoria do livrinho... coloquei duas pilhas e nada. Coloquei três pilhas e nada. Qual a solução que pensei? LIGAR O ELETROIMÃ NA TOMADA! Detalhe: o fio que eu estava usando era um ARAME (improvisos, improvisos...), não tinha capa de borracha. Prevendo que eu ia levar um choque, "encapei" o arame com fita isolante, nos lugares onde eu ia segurar. Pus uma pontinha num buraquinho da tomada e quando eu pus a outra... deu um estouro! Subiu fumaça preta. Sabendo que meu pai ou mãe vinha atrás saber o que tinha acontecido por causa do barulho, recolhi o material, escondi debaixo da cama e disfarcei, lendo um livro. Não deu outra, meu pai pôs a cara na porta e espiou pra dentro.

- Aconteceu alguma coisa aí, Gabriel?

- Não, pai, por quê?

- Ué... a TV lá na sala apagou e ligou de novo em seguida...

- Deve ter sido queda de energia - e continuei a "ler" meu livro.