TÍTULO MÃE

À minha...e a todas as mães. Ah, e aos pediatras também...( com todas as venias)🤣

Minha mãe era daquelas pessoas que , embora duma vivacidade esperta, não palpitava muito.

Tinha "olhos de lince" e quando resolvia falar era algo lacônica e cirúrgica.

Tinha uma sabedoria inata.

Dizem que tal é uma característica dos escorpianos. Quando picam...sai de baixo porque arde...para sempre.

Quando minha filha nasceu eu seguia rigorosamente as ordens do pediatra.

Eu tinha que dar o exemplo, sentia assim.

Afinal, ao meu colega de profissão mas não de título, eu jamais ousaria refutá-lo nos seus conhecimentos. Os tempos eram bem outros...

Ocorre que, durante muito tempo, a criança berrava de fazer ensurdecer.

E ela esclarecia toda douta:- isso é fome! Que cólica que nada!

-Mas mãe, não palpite nisso! O pediatra é quem sabe! O título de especialista é dele, não nosso! Ele é PHD, mãe!

Eu ficava furiosa porque queria praticar o aleitamento como diz a cartilha da Pediatria e da Ciência, IPSIS LITTERIS.

Só água e olhe lá! Na maioria das vezes, nem isso!

Afinal, todos sabemos que o leite materno é um alimento completo e fundamental, cuja prática influi otimizadamente na saúde futura das crianças...para a toda vida.

Ok. Mas tudo isso quando se tem leite.😁

Certo dia, segui a cartilha dela.

O bebê já tinha alguns meses de só aleitamento natural, então, dei alguma coisinha a mais...

Zíper na boca !Na minha boca e na daquela choradeira toda! Que alívio!

Nunca mais se ouviu um pio, e claro, o pediatra jamais ficou sabendo da minha infração alimentar. Só a minha mãe que naquela hora ostentava seu sábio título sem perceber ...

Dali pra frente, segui a cartilha do pediatra intercalada com a cartilha da minha mãe.

Aqui lembrando que filhos são seres singulares e não vêm com a facilidade dum manual de instruções.

E nem com piloto automático...

Nem o maior "título dos títulos" alcança toda a complexa heterogeneidade dos seres humanos, ainda que bem pequeninos.

Passado algum tempo, como agora, aproximava-se um dos pomposos DIA DAS MÃES.

Para o "marketing", o maior dia do Planeta!

A minha, antenada na televisão, percebia o imenso blá blá blá das reportagens, do jornalismo de entretenimento , das homenagens, mães daqui, mães de lá, mães de todas as formatações, tudo aquilo que já sabemos.

Mães famosas, receitinhas daqui, ideias de lá, pompas daqui, flores dali, marketing de mil presentes, "de um tudo"...para a melhor mãe do mundo...que para mim era e seria sempre a minha.

De repente, numa dessas aparições televisivas das famosidades, ali na tela, a levantarem orgulhosamente os seus títulos de maternidade ( toda mãe, no fundo, quer ser a melhor mãe do mundo e há um perdão para isso!) , a minha concluiu sabiamente: "ai, mas que gente mais metida, PARECE QUE SÓ ELAS SÃO MÃES...."🤭

Ri muito daquela fala tão espontânea que hoje também percebo ser realidade. Ara, que chatice mesmo!

Aprendizado: MÃE É TITULO INATO, NÃO SE PRECISA FAZER PROPAGANDA.

E saibam, há apenas algumas criaturas que, no silêncio dos nossos erros e acertos, estão verdadeiramente aptas a avaliarem o nosso GRANDE FEITO: são os nossos filhos. O restante é apenas comércio do nosso MAIS ESPETACULAR E INSUBSTITUÍVEL título: TÍTULO MÃE.

Ops, ou isso pega ou acho que não aprendi a grande lição....🤭