Remediação

Farmácias em excesso, como vemos em todos os cantos do país, demonstram que a saúde dos brasileiros não vai lá muito bem, o que também não é nenhuma novidade. Como também não é nenhuma novidade que o SUS não vem dando conta do recado plenamente, tamanha é a população doente que procura hospitais e ambulatórios e não consegue atendimento médico urgente.

Houve um tempo em que os brasileiros tinham de se preocupar apenas com as saúvas, mas tanto, a ponto de o naturalista francês Auguste de Saint Hilaire, que percorreu o país há cerca de duzentos anos ter advertido: “Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil.” Ganhamos a batalha, mas agora temos de nos preocupar com outras pragas e males, muito piores do que aqueles insetos.

Se a saúde do brasileiro não vai lá muito bem, e não apenas ela, outra coisa que chama a atenção é a quantidade de igrejas e templos que são abertos diariamente país afora. O que significa que tampouco andamos bem da cabeça. É só um comerciante falir ou fechar seu estabelecimento que logo no dia seguinte ali se estabelece um pastor com sua Bíblia debaixo do braço, prontinho para pregar e arrecadar. Segundo o Estadão de 16/08/2023, em média 17 novas igrejas evangélicas são abertas por dia no Brasil; a imensa maioria na região Sudeste. Claro, a mais rica do país...

De minha parte afirmo que farmácia não tem nenhuma aqui perto do edifício onde moro mas, graças a Deus, tem uma igreja católica e um templo adventista bem próximos. E no oitavo andar, dois acima do meu, reside um psiquiatra...