Flunfa na cabeça...

Em pequenas cidades do interior do estado de São Paulo - mas acredito que em outros estados também ocorra a mesma coisa -, é comum que haja carros de som fazendo propaganda de produtos e comércios locais, uma vez que numa rádio (ou televisão local, quando houvesse uma), os anúncios ficariam mais caros para os comerciantes. Mas o que eu queria dizer é que um dia ouvi um anúncio de uma loja de roupas masculinas que dizia que Adão não se vestia porque a loja X (a anunciante) não existia. Por isso é que Adão andava pelado. Pois é.

Aí me lembrei que havia lido algumas sátiras de Mark Twain sobre trechos da Biblia, especialmente sobre o primeiro casal, em que ele dizia, se não me engano, que Adão era feliz, entre outras coisas, por não ter passado pelos dissabores da primeira dentição, porque não tinha sogra para lhe aporrinhar, e sobretudo porque não tinha flunfa. Não tinha flunfa justamente porque não tinha umbigo. Pois flunfa é exatamente aquela sujeirinha composta por poeira doméstica, células da pele e suor, além de fibras de roupas, que se acumula nele e precisa ser limpada de vez em quando com um cotonete levemente embebido em álcool. Uma grande vantagem para Adão, também para Eva, claro, já que naquele tempo também não havia álcool nem cotonete. Deus, preocupado com questões mais elevadas, não havia se lembrado de criar nem álcool nem cotonete, claro.

Faz tempo que temos ambos, uma grande variedade de cremes e sabonetes também, mas o problema é que muito brasileiro tem flunfa não apenas no umbigo, mas no cérebro e aí só mesmo lavagem cerebral...