MÃE SABE O QUE DIZ

Certo dia me contaram uma história que hoje repasso. Era de um rapaz que quando pequeno, amava beber achocolatado de caixa, e a mãe dele comprava, mas, dizia sempre:

- Olha, só é para tomar um por dia. Somente!

Como a mãe falava com o semblante sempre sério e vigiava o estoque, ele obedecia, mas a contragosto.

O tempo passou, o menino cresceu, e finalmente era um homem com um bom emprego e foi morar na sua própria casa. A liberdade, enfim, havia chegado, e ele respirava forte com um sorriso no rosto.

Quando recebeu seu primeiro salário, se sentiu forte e poderoso. Dono de si. Ele estava muito feliz com a sua trajetória. Desta forma, ele lembrou das palavras da mãe sobre o achocolatado de caixa e disse para ele mesmo:

- Mãe, agora eu posso comprar achocolatado de caixa, e não vou mais precisar beber só um por dia para economizar. – E dizendo isso, ele foi ao supermercado e comprou uma caixa de achocolatados, sentou no sofá da casa e bebeu um a um. A cada um que bebia, a vitória se estampava em seu rosto.

Quase chegando ao último, ele se sentiu muito mal e correu para o banheiro, e foi uma noite no trono de estilo. Seguida de enjoos e vômitos.

Então, ele lembrou das palavras da mãe, e disse em voz alta, sozinho no banheiro, depois de horas:

- É mãe, agora, eu te entendo. Não era miséria sua, você tinha total razão: SÓ UM POR DIA.

E depois daquele fatídico dia, ele nunca mais esqueceu a lição da mãe sobre o achocolatado de caixa, e nem sobre tudo mais que ela lhe ensinou na infância. Pois, mãe sabe o que diz.

Noélia Alves Nobre
Enviado por Noélia Alves Nobre em 01/08/2023
Reeditado em 01/08/2023
Código do texto: T7850775
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.