DO SONHO DA CASA PRÓPRIA

Data venia: (..................Constituição Federal

Capítulo II

DOS DIREITOS SOCIAIS (ARTS. 6º A 11)

Com novas redações e revogações de emendas e mais emendas, asseguram:

* Nova redação dada pelo art. 1º da Emenda Constitucional nº 26, de 14.2.2000.

* Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, A MORADIA, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (NR)................................................)

* * *

Mas, no Brasil isto só pode ser piada e de mau gosto. A não ser:

Casa de joão-de-barro;

Casa de marimbondo;

Casamata;

Casa-grande: antônimo de senzala;

Casulo: masculino de crisálida;

Casa de cômodos: cortiço (só pra lembrar!);

Casa-comum: latrina (outrossim, só pra lembrar!);

Armadilha, arapuca: sinônimos e femininos de alçapão;

Buraco de tatu;

Ninho de pica-pau;

Fojo;

"Casa do caralho"...

(1ª edição, em 12/11/2011)

*Casamata: Em arquitetura militar, uma casamata é uma instalação fortificada fechada e abobadada, independente ou integrada numa fortificação maior, à prova dos projéteis inimigos. O termo é utilizado de um modo bastante genérico, podendo designar instalações de vários tipos e tamanhos, normalmente construídas em betão (concreto).

Podemos dividir as casamatas em dois grandes tipos: as passivas - que apenas se destinam a abrigar pessoal ou material - e as ativas - que constituem postos de combate de infantaria ou de artilharia, podendo funcionar como abrigos de canhões ou de metralhadoras.

A partir da Segunda Guerra Mundial, começou-se a utilizar o termo "bunker" e mais recentemente o aportuguesamento búnquer para designar certos tipos de casamatas. Originalmente, bunker era a designação, em língua inglesa, dos paióis de carvão dos couraçados, que eram blindados de modo a protegerem o combustível dos projéteis inimigos.

*Fojo: (ô) s.m. Buraco aberto na terra e disfarçado com folhas ou galhos para caçar, vivos, bichos ferozes; mundéu. Militar Cova disfarçada e cheia de estrepes e pontas para apanhar o inimigo. Sorvedouro de água ou lama. Caverna (natural ou aberta nas minas).

Bras. (N) Armadilha para ratos e caça miúda.

(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)

Francisco Ohannah Oleanna Osannah Galdino
Enviado por Francisco Ohannah Oleanna Osannah Galdino em 10/12/2023
Código do texto: T7951277
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.