"SURDO-MUDO"

-Eu estava pensando...

-Hum...

-...em como deve ser surdo-mudo, sabe? Não escutar, não falar, não ler como nós lemos. Não poder se comunicar livremente. Não sentir a melodia das músicas. Poxa, não dá nem para imaginar.

-Verdade.

-Não sei se é pior nascer surdo ou tornar-se posteriormente. Bom, se souber exatamente as vantagens de ouvir e falar, sentir-se-á bastante angustiado. Se nunca soube o que é ouvir e falar, talvez não se sinta angustiado, porém haverá sempre um grande vazio repleto de dúvidas em seu entendimento do mundo.

-E para estes últimos é realmente muito difícil explicar algo que nunca foram capazes de assimilar.

-Sim. Inclusive a sua tia-avó, Anastácia, é surda-muda desde que nasceu, né?

-É, desde que nasceu e continua esses anos todos.

-Nossa, não sou nem capaz de imaginar como deve ser. Toda uma vida dessa forma...

-Muito complicado mesmo.

-Mas eu fico pensando, como será... que deve ter sido, hein...

-Hum...

-Como será que ela reagiu no momento que percebeu que era diferente dos outros?

-Ela gritou “Ai, meu Deus!! E agora?”

Como estava-se falando francamente, demorou alguns segundos para cair a ficha do outro. Acabou em longas risadas.

(Baseado em fatos reais)

Cláudio Theron
Enviado por Cláudio Theron em 02/01/2008
Reeditado em 04/01/2008
Código do texto: T799958
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.