“Coito”... duas vezes? (sEgReDoS)

'Gostaria de saber qual a etimologia da palavra "biscoito". Seria esta uma palavra formada pelo prefixo "bis" + "coito"?'

'Não, não é o que sugere duas vezes, mas... a cozedura...

Biscoito – ou biscouto – provém do latim 'biscoctus", que significa «cozido duas vezes». José Pedro Machado, no seu Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, aventa a hipótese de o vocábulo provir do francês antigo "biscuit" (séc. XII), contrariando outros autores mais favoráveis à tese de biscoito ter entrado na língua portuguesa por via do italiano "abiscoitar".

José Pedro Machado registra a seguinte frase de 1317, transcrita da obra Descobrimentos Portugueses: «... ao que for por arraiz da Galéé; Oyto libras polo mes / por soldada e por gouernho / e pan bíscoyto e agua».

in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-origem-de-biscoito/15334# [consultado em 02-04-2024]

:::::::::::::::::::::::::

“O termo biscoito vem do latim bis e coctus, que significa "cozido duas vezes". Isto em alusão ao seu antigo modo de preparo, onde o alimento era assado duas vezes para que ficasse menos úmido.” — https://www.significados.com.br/biscoito-e-bolacha/

:::::::::::::::::::::::::

A seguir, ASPAS abertas para Abrahão Oliveira do “São Paulo in Foco” (SP in foco) - mar 2, 2018

https://www.saopauloinfoco.com.br/biscoito-ou-bolacha/

//

Uma das maiores polêmicas do país e de São Paulo que é debatida em rodas de amigos e mesas de bar é o duelo entre biscoito e bolacha. Os dois são aceitos, mas poucas pessoas sabem a diferença entre um e outro. E as curiosidades que envolvem as duas palavras são sensacionais.

É preciso deixar claro que, gramaticalmente, os dois estão corretos. A palavra biscoito chegou primeiro à língua portuguesa. Entretanto, bolacha e biscoito são considerados corretos, tendo em vista o produto que é fabricado no Brasil.

A origem da palavra biscoito vem do latim, sendo a junção de bis (duas vezes) + coctus (cozido) e chegou ao Brasil através da palavra francesa bescuit, que segundo estudiosos, surgiu no século XII. O nome é oriundo da prática de assar duas vezes o alimento para tirar a umidade e aumentar sua validade. A prática de assar mais de uma vez está presente nos biscoitos recheados, tendo em vista que, atualmente, eles vão ao forno até quatro vezes.

Já a palavra bolacha também vem do latim, sendo bolo oriundo de bulla (objeto esférico) e o sufixo acha que indica o diminutivo. Outra origem aceita pelos estudiosos é a palavra holandesa koekje que possui o mesmo significado e é a “mãe” dos termos cookie e cracker.

Para se tornar um produto diferente dos biscoitos, ficou definido que koekje e seus derivados seriam os alimentos que utilizassem o fermento. Vários produtos feitos aqui possuem esse componente em suas receitas, sendo assim, denominados bolachas.

Se formos buscar as fontes na legislação brasileira, chegamos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que considera os dois termos como iguais. A definição nua e crua das palavras fica assim: “produto obtido pelo amassamento e cozimento conveniente de massa preparada com farinhas, amidos, féculas fermentadas, ou não, e outras substâncias alimentícias”. E é importante ressaltar o seguinte ponto: o órgão regulador leva em conta as variações (cobertura e recheio) e considera tudo igual.

(...) Segundo a revista Mundo Estranho, a palavra biscoito é encontrada na nossa língua desde 1317 e a palavra bolacha vem de 1543!

\\

ASPAS fechadas para Abrahão Oliveira do “São Paulo in Foco” (SP in foco)

:::::::::::::::::::::

Comentando aqui, o Zezé.

Da coleção zezediozoniana: “Os olhos leem o título e a imaginação fica abiscoitada”