ETA PORTUGUÊS DANADO! 3

O xadrez é jogo que denigre a Igreja, na medida em que seus bispos só atuam de forma oblíqua.

Ao ver o aluno aborrecido com a correção, a professora disse: melhor ficar emburrado uma vez do que ficar burro a vida toda.

Para um canto de amor virar conto de humor, depende só da sogra.

Ante tamanha vaidade do autor, a editora exclamou: odeio poeta prosa!

Doa a quem doa, não doe a quem lhe dói doar.

O eminente matemático desejava consagrar-se como escritor, mas seus textos sempre padeceram de má temática.

O menino travesso foi levado a mudar seu comportamento.

O diretor da escola é exigente no tocante ao uniforme escolar: “sem cinto, não consinto”.

Entidades filantrópicas preferem um benfeitor jovem a um caridoso?

Há magnatas que não se incomodam em recomeçar, em partir novamente do começo quantas vezes forem necessárias. Só não gostam de repartir.

Pacientes de uma UTI parecem tons musicais: são casos graves e agudos.

O aluno foi tão aplicado que deu rendimentos em poucos dias.

O aluno foi tão aplicado que suas ações dobraram na bolsa da mãe.

Tamanho o número de feridos que o atendimento não pôde ser diferido, mas de imediato deferido.

Após intenso tratamento contra a tensão, o paciente foi considerado ex-tenso.

O comentarista de futebol trata de conciliar seu ego com o superego: enquanto um defende o ataque, o outro ataca a defesa.

O veterinário revela que seu caso mais incomum foi o de um elefante com trombose.

Sem pacto de amor, o relacionamento compactou-se em um mísero dia.

Cansei de ser amargo, hoje estou pré-diabético.

GRANDES QUESTÕES FILOLÓGICAS

A face de um criminoso será facínora?

Quando o cateterismo não dá certo, vira caceterismo?

Compactuar significa compactar interesses distintos em uma insatisfação comum?

A filologia será a ciência de filar tudo dos amigos?

Demente não significa alguém de mente boa?

No regime federativo, todos fedem por igual?

Os torcedores do Vasco da Gama são gamados por seu time?

O coletivo dos divertidos ursos pandas será pândega?

DESCLASSIFICADO

Destino desatinado e desastroso! Com desdém desprezível, desanda a desviar-se dos desfavorecidos. Despropósito? Desconhece o desespero dos desventurados e desfaz dos desesperançados. Desatento e descompromissado desmedidamente, nem se desculpa; despreocupa-se de seus destemperos e desavenças. Entre descortesias, descompassos, desencontros e desacordos, desarvora-se destrutivamente. Desgostoso e desgastado pelas desafeições, descamba pelos descaminhos qual desajustado até desabar e desaparecer, descontente, desiludido e desconcertado. Que descalabro!

Despeço-me (por ora).

Brasília, outubro/dezembro 2023.