De "Cabo" Pra Cima!!!

Dona Maria Castorina era uma pessoazinha inimaginável. Fazia o que podia e até mesmo o que parecia "impossível", para ver os filhos de bem com a vida. Já havia criado, como ela própria dizia, "4 filha mulhe e 3 filho home", e acrescia que tudo fôra Graça de Deus, onde se revelava dedicada devota, religiosa e extremosa rezadeira. Uma beata daquelas antigas que todos enxergam a quilômetros. Quando, ao "completar a idade" um dos seus últimos filhos alistou-se no Exército Brasileiro. A pobre dona Maria Castorina, adoeceu dos nervos. Ela fêz novenas para que o "menino" não ficasse "servindo", pois temia, que houvesse uma guerra e que seu filho lhe fosse tirado de vêz por todas. Preocupações normais de uma mãe zelosa. Viúva já há alguns anos, a velha mulher buscava se colocar como a mais necessitada das criaturas do mundo. No pequeno vilarejo em que viviam, todos a respeitavam, pois a desgraçada não tinha papas na língua, e tão logo se visse ultrajada, descarava o verbo, doesse a quem doesse. Mas voltando à história e seu amado filho que se alistara no Exército - se bem me lembro o nome dele era Pedro Augusto. Um detalhe é que todos os filhos e filhas tinham nomes duplos e era assim que ela os chamava. Manoel Henrique, Júlio Cezar, Maria Joaquina, Rosely Jussara, Ana Kataryna, e os outros não lembro. Mas o fato é que justo o Pedro Augusto, justo ele, o seu "nenê", agora "ficou no exército", e, ainda pior que isso, se não bastasse "ficar servindo", teria que ir para a capital brasileira. Isso para ela era o fim do mundo, uma vêz que seu mundo era o vilarejo em que nascera e crescera, criando os amados filhos e filhas A velha chorou noites e dias, dias e noites até que... - Vô reza, faze novena pra que ele se dê bem, então... No dia seguinte, de manhã bem cedo foi de casa em casa convocando os vizinhos para a reza em prol do filhinho. À tardinha, diante da escadaria da igrejinha, ela posicionou-se e abriu o verbo: - Meus amigo, ceis tudo bem sabem que o meu Pedro Augusto foi pro serviço militar, coisa que eu num quiria de jeito ninhum... mais fazê o que? Deus sabe o que faiz e nóis temo que segui co'a vida por aqui. Por isso intimei ceis tudo aqui pra nóis rezá bem forte, com muita devoção, já que o meu Perdo Augusto foi pro exército, e ainda mais que vai pra Brasília, vamo rezá, minha gente que ele volte de lá de "cabo prá cima"...

... não sei se alguém rezou nesse dia depois desse discurso pra lá de apelativo...

NENINHA ROCHA
Enviado por NENINHA ROCHA em 24/01/2008
Código do texto: T831475
Classificação de conteúdo: seguro