AI...A PRAIA...

“Vai para a praia nessas férias, Bruna?

“Bom, ainda não sei. É que eu não gosto muito de praia, sabe.”

Clareira de espanto. Pegaram o telefone e quase que ligam para a polícia, porque cometi um crime hediondo neste país-tropical-abençoado-por-Deus-e-bonito-por-natureza:não gosto de praia. Inafiançável.

Acham que sou louca, que não sei aproveitar a vida, que não sei o que é bom. Mas não consigo gostar de praia, de jeito nenhum, como a maioria da população. Isso é crime?É como fazem parecer. Pintam minha imagem como enclausurada, anti-social, e por aí vai, apenas porque meu gosto é diferente dos outros.

Acho chato ir para a orla todo dia e abençôo a chuva na praia (alvo do ódio dos veranistas). Prefiro ficar lendo na rede ou ouvindo música do que ir para a beira-mar.Mas quase me matam se digo isso.

Se prefiro ficar na cidade a ir para a praia, dizem “Por que não se diverte como os outros?” E a minha idéia de diversão não conta, Pedro Bó? Não. Nunca que ir à livraria, ir ao cinema,assistir a exposições vai ser considerado melhor do que ir a praia. Não no nosso país.

Como disse a cronista Martha Medeiros: “minha brasileirice destoa” .Tenho pavor do Carnaval, axé, trio elétrico e trocaria tudo isso pelo LP do Dark Side, o que me daria mais 30 anos na cadeia. Mas tudo bem. Minha passagem para São Petersburgo já está comprada.