A LONGEVIDADE DO HOMEM

Não sou o autor do texto; contou-me um idoso com quem fiz amizade nessa última férias, um português simpático cheio de histórias e que disse tratar-se de uma lenda árabe.

Fica assim explicado; quem souber o autor avise para eu colocar o crédito ou deletar, já que não sei que decisão tomar quando há plágio.

"Ao criar o mundo, Deus moldou o burro e avisou-lhe: trabalharás, duramente, do nascer ao pôr do sol, carregando nas costas toda espécie de peso, dormirás ao relento, comerás somente capim e viverás por cinqüenta anos.

O burro não gostou muito do seu destino: Senhor, viver cinqüenta anos como burro é castigo demais, dê-me apenas vinte anos de vida.

E Deus concordou.

Deus moldou o cachorro e disse-lhe: protegerás e cuidarás dos homens e das suas moradias, comerás restos e ossos que lhe jogarem e, mesmo assim, serás bom amigo e viverás vinte e cinco anos.

O cachorro discordou: Senhor, viver vinte e cinco anos como cão é muito; dê-me apenas dez anos.

E Deus concordou.

Deus criou o macaco e disse-lhe: viverás nas árvores, saltando de galho em galho, dormirás ignorado, muitas vezes ao relento, à sorte do frio e do vento, serás perseguido pelas feras, mesmo assim farás palhaçadas para divertir e viverás vinte anos.

O macaco protestou: Senhor, é muito. Dá-me dez anos!

E Deus concordou.

E Deus criou o homem e a mulher e disse-lhes:

Serão os únicos seres racionais da criação; usarão a inteligência para dominar o mundo e tudo o que nele contêm; construirão a própria moradia, ao gosto e a oportunidade, e, sempre que possível, alimentar-se-ão do que há de melhor, inclusive da carne dos outros animais. Viverão vinte anos.

Adão e Eva discordaram: Senhor, viver assim, como humano, vinte anos é muito pouco.

Dá-nos os trinta anos que o macaco dispensou, os quinze anos que o cão não quis e os dez anos que o macaco renunciou.

E Deus concordou.

Desde então, o ser humano vive vinte anos como homem; casa-se, constitui família e passa trinta anos trabalhando como um burro, cheio de pesos, compromissos e responsabilidades; quando os filhos crescem passa quinze anos a viver como cão, cuidando um do outro e da casa vazia e envelhecendo.

Por fim, vive mais dez anos como macaco, pulando de casa em casa e de filho em filho e fazendo palhaçadas para divertir os netos."

...................................

Araçatuba-SP, 08-02-08