DICI O ONÁRIO MINERO...

( ispressão e adispois a ispricassão. A seita colaborassão)

APURRINHADO. Chatiado, triste, puto, cabisbundo.

CUMÉCOCÊTÁ? Como é que você está?

NÓISAQUIFALASSIM. Nós aqui falamos assim.

NÓIS VAMO. Nós vamos.

NÓIS CATEMO TUDO. Nós recolhemos tudo. (do verbo, catar = pegar, apanhar, recolher, é diz sétera e tar ).

FUMO NA FESTA. Fomos à festa.

VOCÊ JUDEU. Você juda eu. Você me ajuda.

SUNGA OU SUNGÁ. Levantar alguma coisa. (ex: sunga a cama mode eu varrê dibaixo dela. Sunga mais a carça, rapaiz! Argúem judeu sungá isso, tá pesado!)

SACUMÉ CUMADI. Sabe como é comadre?

TAFÚIA. Enfiar, colocar, pôr. Ex: Tafúia esse troço aí de qualquer jeito! Tafúia logo esse parafuso ali, sô!

CUÁ. (prenúncia correta, “quá”!) Ispreção qui tem o sintido de: “sei lá"! Tô nem aí! Mais ô meno, vai levano, tanto faiz cumo tanto feiz! Tá bão assim memo! Qui si dane!

FURUNFÁ. Fazê bobage cum a muié. Botá os mijadô prá brigá. Fazê séquissú.

ÔNS. Ônibus/lotação. O ôns invém! Vou pegá o ôns. O ôns tá cheio.

ONCÊTÁ/ONCÊTAVA. Onde você está. Onde você estava. Oncêvai... Onde você vai.

PRELE/ PRELA. Para ele/ para ela.

QUANS. (ispressão de quantidade/valor ou tempo) Quans pessoa vai vim! Quans cus tisso! - quanto custa isso - Quans cê vórta! - quando você volta. Quans cê vai! - quando você vai.

PIÁ O GALO. (Norte de Minas) Bêbado. Fulano já piou o galo...- já apagou, já bebeu demais.

TEM BÁSSS/TEM BASE. (Oeste de Minas) Tem cabimento. tem lógica.

TREM. ( ispressão que serve prá qualquer coisa e designa também espanto, admiração ou problema. Uso geral - sem contra-indicação)... Qui trem bão!Que trem gostoso. Pega essss trem (coisa, objeto) aí e vambora! A muié do cumpadi disse que o trem dele num funciona mais! Fulano não é chegado no trem - de muié. Mais qui trem, hein sô! - qui problema, qui abacaxi. Vamos cumê um trem! - lanchar. Qui trem caro, sô! - quando o preço é alto. Traiz mais um trem desse prá nóis cumê! Que trem danado de bão! - uma muié muito boa, uma notícia boa. Arruma os trem prá nóis viajá. - arrumar as malas. Larga esss trem prá lá - largá o namorado, a namorada, deixar de fazer alguma coisa. Dexa esss trem prá mais logo - adiar um compromisso ou coisa assim. Etc.

EU VÔMIJÁ. Eu vou-me já. Já estou indo... imbora. Despedir

VAIJÁNÃO. Não vai agora não. Demore mais um pouco.

MUIÉ COM MOELA. Mulher como ela, igual a ela, parecida com ela.

FASCINÃO! Não faz (faça) assim não. Fascinão, sô!

CU D'ÁGUA! Ispressão que "signififica" desprezo para com alguém. Fulano e úm cu d"água! - não vale nada!Não presta! Sem valor!

INCONHA: "abacaxi", coisa difícil de resolver, pessoa problemática. Um por izempro de izempro...: Invém aquela inconha = invém aquele(a) chato(a). Mais qui inconha danada! = Mais qui grandi pobrema! Ele foi buscá a inconha = ele(a) foi buscá a muié chata (ou marido chato)

CÁUSDIQUÊ. Por causa de quê! "Causdiquê ocê feiz isso"! (colaboração do amigo PAULO KOSTELA)