O COMETA

Não vou falar dos corpos celestes que aparecem de vez em quando no céu e que a crença popular diz trazer más noticias ou catástrofes.N o meu tempo de criança era assim que se chamava os viajantes,que andavam de cidade em cidade,com suas malas pesadas,cheias de mercadorias para vender aos comerciantes da terra ou amostras,que geravam futuros negocios.Desciam do trem,suados,arrastavam seus malões até a pensão mais próxima,onde eram conhecidos e aguardados.A cidade se alegrava com sua chegada,pois,não era só mercadorias que traziam:com êles chegavam as novidades,as fofocas da cidade grande,da qual êles eram o único elo de ligacção,para aqulas pessoas que viviam tão distante dos grandes centros.Traziam noticias da politica,casos acontecidos com gente famosa,novidades da moda,fofocas,estórias de coroneis,noticias das "estranjas":guerras,tragedias,revoluções;Ainda não existia a TV e os rádios eram para poucos,assim como os jornais;portanto,os nossos cometas,eram tudo isso,a melhor fonte de informação.Na minha cidade,gostavam de se hospedar na "Pensão dos Viajantes",colada á minha casa,onde o dono,afável,os recebia com deferencia e boa refeição.Bastava que chegassem e a casa ganhava vida,burburinho,vozes alteadas,era o bater na mesa com os talheres,exigindo pressa no atendimento,pois como os cometas,os verdadeiros,não se demoravam em lugar nenhum e estavam em todos os lugares.De casa eu ouvia o movimento da pensão,os pedidos e comentarios.Alguem gritava: D.Ernestina,traga o café!

E o bife que pedí,foram ainda matar a vaca?

De repente a pergunta:_D.Ernestina,vai chover hoje?

'tá maluco,home de Deus,ói o solzão aí fora...

Então,porque diabo o copo 'tá cheio de nuvens?

Na verdade,a D.Ernestina,excelente senhora,não cultivava muito o hábito da limpeza,de modo que os copos e pratos,estavam sempre engordurados.

Mal se instalavam,nossos amigos iam á procura dos clientes,que já os aguardavam,para as compras e pedidos,Vendiam,desde alfinetes e pinicos até camas "patente",a marca preferida dos roceiros.Traziam também as novidades da moda,tecidos nobres,mas,tambem as chitas estampadas e vistosas,que tanto encantavam as mulheres da zona rural.Estava lá o cometa,na loja de "Sêo" Altamiro,quando chegou a matuta.Veio suada,estava vendendo suas galinhas,e queria uma chita "bem catita" para fazer uma saia.O vendeiro mandou descer várias peças,ela se encantou por uma,-campo verde com imensas flores vermelhas-e perguntou o preço;queria tres metros;assim que soube quanto custava,pôs a mão na cabeça,ai jesus,o sinhô qué levá todo o meu dinheiro,tudo isso não pago.O caixeiro fez-lhe ver a qualidade da mercadoria,disse que ia ficar lindo,nelae_quem pode com a vaidade das mulheres.Pagou,contrafeita e voltou aos seus ovos e galinhas.Mais tarde,o viajante eo dono da loja foram passear na feira,e,passaram na barraca desta senhora,por nome D.Quininha.O comerciante queria duas dúzias de ovos e a mulher lhe pediu um preço,quase o dobro do que êle costumava comprar.êle disse:-Que é isso mulher.A senhora está me explorando,o valor não é esse.

Ela respondeu:-Pois é,sêu Altamiro,a sinhô,num arribó a minha saia,eu tive que alevantar seus ovos.

Voltando á pensão e ja pronto prá partida,pediu o jantar com direito a sobremesa,invariavelmente goiabada com o bom requeijão da região;mas,por economia,vinha um pedacito de requeijão e uma tirinha de goiabada;o viajante gritou prá cozinha:-Ô menina,me traz a sobremesa que a amostra tava boa.

A vida peculiar que levavam,longe da familia,sujeitos a chuvas e trovoadas e ás vezes,tendo que correr de marido furioso ou de pai furibundo,os tornava únicos;é por isso que,ao chegar numa outra pensão e se esquecer de colocar a profissão na ficha que preencheu,a dona,pediu á criada,que fôsse até o quarto do recém-chegado e lhe perguntasse qual o seu ramo de negocio.Percisa,ñão,disse a garota;é viajante.

Tu conhece?

Não,mas,levei a mala no quarto dele;êle entrou,escarrou no vaso,colocou os pés em cima da cama,espreguiçou-se,foi até a janela,olhou a rua e disse:-êta cidadezinha de merda!Num dá outra,é cometa.

Hoje êles são mais refinados,andam de carro,vendem via internet e se chamam pomposamente "representantes comerciais".Outros tempos.

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 03/03/2008
Código do texto: T885297
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.