O Telegrama do coronel
O chefe politico daquela região da Bahia era o todopoderoso coronel Antonio Jacú,coronel da Guarda Nacional,título que herdou do pai e porque,no nordeste,quem tem dinheiro é coronel,e,quem discordar vai se entender com a jagunçada.A familia deste era enorme,12 filhos,36 netos,alguns bisnetos;era uma prole bíblica.Maas,havia terras para todos,não fosse o coronel dono de extensões de terra que atravessavam dois municipios,milhares de cabeças de gado e muitos contos nos bancos;por conta disto e por ser naturalmente desconfiado,ia de dois em dois dias aporrinhar o gerente do Banco do Brasil,onde tinha conta e pedia pra ver "seu dinheirinho",saber da saúde dele e se ainda estava a salvo,no cofre da agencia.Não é preciso dizer que o coronel comandava com mão de ferro a politica da região ,e não admitia discordancia.Para êle a politica é feita de tudo que é bom:música,foguetes,baile,passeatas,forró,flores e aplausos,principalmente estes.Achava,com razão,que oposição é como grama de jardim:tem direito de viver,mas,não convém crescer.Por isto estava sempre do lado do governo,detestava comunistas,arruaceiros e vivia de ôlho num certo metalurgico que vivia pregando a reforma agraria e tremia de ódio só de pensar que alguem,sequer pensava,em distribuir suas terras.Esqueci de dizer que esta estória se passa em 1964,quando a politica fervia e ja se falava abertamente em reformas,comunismo,queda de oligarquias,enfim,tudo o que o coronel temia e exorcisava.O coronel era um homem sem estudos,cauteloso por conta de suas limitações e costumava dizer ás visitas,nas tardes de domingo:-comecei de baixo,mal sei ler,meu primario foi a lavoura,meu ginasio,a tropa de burros e minha faculidade foi o comercio.O coronel e seus filhos era  dono de quase todo o comercio da cidade,mercados,depósitos para armazenar e vender mamona e licuri,lojas de tecidos etc.Quando chegou até êle a noticia da Revolução de 64,Sêo Jacú,pulou de alegria e ficou acompanhando toda a movimentação pelo rá dio da fazenda,comprado há pouco e seu maior orgulho;dizia aos amigos,com o peito estufado,cheio de prosápia:_minha rádia  tem seta varvula,oito ondias mérdias e  sete ondias curtias,é o mió da região.Quando soube que a  Redentora tinha vencido e o Gen.Castello Branco era o novo "presidente",chamou o filho mais velho e mandou redigir este telegrama:-"SR.PRESIDENTE,ESTAMOS COM A DITADURA.A.JACÚ.
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 16/03/2008
Código do texto: T903217
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.