Resposta do Tio Ângelo

O texto a seguir foi encaminhado ao Tio Ângelo para que ele tomase conhecimento e depois assinasse:

"Senhor(a) Deputado(a),

No dia ............. de 2007, a Frente Parlamentar pelo Fim do Voto Secreto, através do Deputado ........ recebeu de nossas mãos o ABAIXO-ASSINADO contendo 416.969.696 assinaturas colhidas junto à população em 13 Estados do País, pedindo a aprovação da PEC que institui o VOTO ABERTO em todas as seções do legislativo Federal, Estadual e Municipal.

No mesmo dia, o nosso representante, .........., juntamente com a referida Frente Parlamentar, protocolou oficialmente junto à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, durante sessão no Plenário, o ABAIXO-ASSINADO em questão, nas mãos do Presidente dessa Casa, o Deputado ...........

O evento foi amplamente divulgado na imprensa naquele dia, como por exemplo, na ................. conforme link abaixo:

http://www.ououououououououou.123456

Assim, nós, da comunidade MOBILIZAÇÃO PELO VOTO ABERTO, organizadores e realizadores do ABAIXO-ASSINADO supra mencionado, vimos solicitar a máxima atenção dos Senhores Deputados no sentido de que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com todas as votações secretas no Legislativo federal, estadual e municipal seja aprovada em definitivo e em sintonia com o Senado Federal, já que nos foi prometido que a referida matéria estaria na Pauta dessa Casa na semana seguinte à da entrega do Abaixo-Assinado.

Ressaltamos que temos enviado várias mensagens desde então e não obtivemos nenhuma resposta. Acreditamos que haja nessa Casa ainda, o mínimo de respeito à soberania do provo brasileiro".

Atenciosamente,

(seu nome)

Tio Ângelo manifestou-se da seguinte maneira:

Sem dúvida alguma sou também pelo fim do Voto Secreto. Mais uma excrescência à disposição do parlamentar, que dessa forma omite de seus eleitores o seu posicionamento pessoal, que interessa a ele, mas não às pessoas que o elegeram.

Contudo, acho também oportuna uma Mobilização pelo Voto Facultativo (falando de eleições para mandatos parlamentares). Mas duvido que possa existir uma Frente Parlamentar pelo fim do Voto Obrigatório. Simplesmente porque isso não interessa aos parlamentares. Que podem se eleger muito mais facilmente no sistema vigente. No voto facultativo, as pessoas só se sentiriam obrigadas a votar se realmente sentissem que o político merecesse. Por outro lado, os políticos, não tendo certeza de que seriam bem votados, ou não investiriam pesadas somas na propaganda eleitoral – que lhes dão trabalho, depois de eleitos, para a recuperação dos investimentos – ou tratariam de se depurar moral e tecnicamente, para que fizessem jus à confiança das pessoas que devessem efetivamente representar.

É claro que não se aplica a todo mundo, mas hoje a coisa basicamente funciona do seguinte modo: já que tenho de votar, voto em qualquer um. Por isso é que existe um número expressivo de candidatos, muitos deles, inclusive, com participações em atividades ilícitas, ou uma vida pregressa nada ilibada, o que faz com que procurem a proteção do mandato através do benefício da imunidade parlamentar. Sem falar nos oportunistas de plantão, que buscam tão somente o enriquecimento pessoal, dado o sem número de vantagens oferecidas ao detentor de um cargo político. Vantagens que nenhum trabalhador brasileiro tem ou jamais virá a ter.

Tio Ângelo