SEU NOME É UMA ABERRAÇÃO?

O nome é algo importante. Tudo que você vê ao seu redor, e até aquilo que você não vê tem nome. Os objetos de sua casa, entre os animais, no dia-a-dia, enfim, o nome está presente em tudo, e em todas as coisas.

Note que, com relação aos nomes das cidades brasileiras, quando não são batizadas com significados indígenas, pode apostar... terão elas nomes de santo.

O problema é a introdução de nomes estrangeiros em nossa sociedade, fazendo com que a língua portuguesa seja, cada vez mais, aviltada. Perceba: shopping center, push (cujo significado não é puxar, e sim empurrar... pode?), delete (este, inclusive, já virou até verbo), rush (a gente acaba até ficando “roxo” de nervoso), etc. Isso tudo já virou moda, e agora que já contaminou a todos, rendamo-nos a nomes “inglesados” de pessoas, também.

Exemplo disso vemos quando os pais, principalmente os de primeira viagem, resolvem batizar seus filhos com nomes de astros de cinema hollywoodianos, vocalistas de bandas de rock, de jogadores de futebol estrangeiros, etc, tais como o de: Arnold Schwazzeneger de Oliveira, Cleant Eastwood de Almeida Pereira, Creedence Cleanwater dos Santos Revival, Elvis Presley Porpetta Peperone (pelo menos este tem sobrenome italiano... que chique!), Rosembrink Beckenbauer Batistuta Batista (nome bem original, você não acha?). Batizaria seu filho com um dos nomes desta lista?

Caso você não saiba, a lei brasileira permite a troca de nomes de pessoas, sobretudo quando esses nomes servem de motivo de chacota, entre o povão. Dentro desse universo, os que mais sofrem, penso eu, são aqueles com sobrenome “Pinto”. Imagine tal sobrenome interligado aos seguintes nomes antecedentes:

JACINTO PINTO;

AMÁCIO PINTO;

BOTELHO PINTO;

ARMANDO PINTO;

CAIO PINTO;

DÉCIO PINTO, etc.

Não ria! Pode ser que, em sua família, tenha um PINTO no meio!

Na relação dos cartórios das pessoas naturais existem alguns nomes bem exóticos. Talvez o pai, conhecedor desta lei, sabendo que é possível a pessoa possuidora de um nome ridículo, depois de adulta, escolher seu próprio nome e registrá-lo, então esse pai usa-se de tal artifício para o bem futuro do filho. Todavia, depois de ter “pegado” o primeiro nome, mesmo que o filho consiga trocá-lo, a rapaziada não “esquecerá” e muito menos “perdoará”. Aí aquele nome angustiante vira apelido para sempre!

Assim, o tiro do pai pode virar contra a culatra do filho!

Um, Dois, Três de Oliveira Quatro é um deles!

Nafralda Amarrada. Este, pelo menos, é um nome feminino.

Felizberto Felizardo Alegre Feliz da Concepção é mais um ridículo nome. Onde será que esse pai encontrou inspiração pra registrar tal nome? Será que o Felizberto é realmente feliz com esse nome?

Outros pontos, se tem Geraldo Santos, deveria ter também, Arquibancada do Corinthians, não é?

E por aí vai...

Se o seu pai fizesse uma palhaçada dessa com você, o que você faria? Levava na brincadeira, tentava trocar seu nome na Justiça, ou enforcava seu pai?

E por falar em nomes, o estrangeirismo no sobrenome quase sempre indica a divisa da pobreza com a riqueza:

Quem é rico? Aquele que tem sobrenome Silva ou Rockfeller? Quem é pobre? Aquele que tem sobrenome Von Basten ou Oliveira?

Então... o seu cartão de visitas é o seu próprio nome.

Agora, pergunto eu: Você tem motivos pra quebrar o pau com seu pai???