Por que a galinha pulou a cerca (e explicações)

MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: Se a galinha pulou a cerca, é porque o galinheiro está com a gripe do frango! (dispensa explicação, não?

IBGE: Ainda não sabemos por que. Antes, porém, precisamos saber quantas e com que freqüência. (não sei se aí tem, também, esse instituto de pesquisa. É um setor defasado, com informações sempre fora da realidade; por ex. em nosso município consta, pelo IBGE, uma população de 14 mil, qdo já passamos de 20)

CUT: Quem vacilou nos piquetes?!!! (Central Única dos Trabalhadores; sempre agitando greves - cuja preocupação maior, nos momentos de paralização do setor ou da empresa - é sempre o chamado “piquete” para não deixar nenhum trabalhador entrar na empresa no período da greve)

OPOSIÇÃO: Por que a cerca é baixa. Queria ver se fosse alta... Independente disso, porém, precisamos quebrar o sigilo bancário dela para saber se recebeu algo por isso. (a preocupação da oposição é sempre criticar a situação, independente de iniciativas boas ou ruins, sempre tentando depreciar as boas com explicações nem sempre justificáveis. Qto à “quebra do sigilo bancário” é porque virou moda, nas diversas CPIs do Congresso, solicitar isso dos envolvidos e testemunhas – muitas vezes sem fundamentação lógica, apenas com interesse político)

Enéas: Ela pulou rápido, muito rápido, mas não diz porque, por quê?... meu nome é... (faltou tempo para dizer tudo) – (este político era de um partido sem representação na Câmara dos Deputados e, em função disso, com tempo mínimo no horário de propaganda eleitoral. Tinha que dar em poucos segundo o seu recado e então geralmente gravava algo assim: “Meu tempo é muito curto, mas meu nome é Enéas...” – e salientava bem o “meu nome é Enéas” com uma forte entonação da voz . Virou moda dizer isso em rodas de brincadeiras e sua votação foi estrondosa )

Heloísa Helena: Tá vendo só, (rrr) todo mundo sabe, (rrrrrr) todo mundo viu... (rrrr) Como é que o galo não viu nada?, (rrrrrr) como é que ele não sabe de nada? (cof, cof, cof) (Heloisa Helena é praticamente oposição isolada no Senado. Não perde, por isso, oportunidade de criticar o silêncio do Presidente qto à corrupção que corre solta no Planalto. Ele sempre diz que não sabe de nada e todo mundo faz piada disso (principalmente os programas humorísticos) . Qto aos r(s) é que ela tem um problema que a faz pigarrear (sabe o significado dessa palavra?) o tempo todo e tossir no final - veja os comentários, alguém nomeou isso lá)

Roberto Jefferson: Por que o Boy – Valdemar Costa Neto (do PL de Mogi) é “Galo de Mutuca” (galo covarde). (Jefferson foi o denunciante do esquema de corrupção (mas não é nenhum santo; muito pelo contrário – é que teve seus interesses contrariados, entende?). De qualquer forma, porém, foi a partir dele que tudo foi desmoronando na rede de corrupção que envolvia e ainda envolve o Planalto. “Boy” é um deputado da nossa região (mora numa cidade vizinha – 40 km) e entrou em discussão com ele durante a votação que cassaria seu mandato após denúncias divulgadas na imprensa. No discurso de renúncia (para evitar ficar inelegível na próxima eleição) do Boy, o Jefferson o acusou de “galo de mutuca” por estar fugindo da raia. Depois explicou à imprensa o significado da expressão.)

Jânio Quadros: Por que é cerca; se fosse rio, nada-lo-ia. Reflexo das forças ocultas... (qdo Jânio Quadros renunciou à Presidência do Brasil, deu uma coletiva para tentar explicar sua atitude e justificá-la por motivo de forças ocultas – nunca ficou claro o que isso realmente significa, mas todos entendem como poderes econômicos contrariados ou algo parecido, talvez, até, a intervenção dos Estados Unidos. Numa coletiva (não necessariamente nesta) uma repórter, fugindo ao programado, e querendo ironizar e constrangê-lo, pergunta qdo lhe dão a palavra: “Por que o Sr. bebe?” (era do conhecimento público que Jânio não andava sem uma garrafinha de uísque no bolso do paletó). Jânio era culto, tinha até um dicionário publicado, ponderou com calma a pergunta e respondeu, simplesmente: “Bebo porque é líquido; se fosse sólido, come-lo-ía.” Matou ela, como se diz por aqui. Sua frase ficou famosa e deu origem, mais tarde a uma outra: “... e se preciso, come-lo-á!” (leia-se "como Eloá" => esposa dele).

João Figueiredo: Aponte o culpado que eu prendo e arrebento! (último Presidente na era militar, qualquer discussão já dizia: “Cuidado, senão eu prendo e arrebento!”)

Paulo Maluf: porque é mal casada. (Governador no estado de São Paulo, disse numa greve de professores que não sabia porque as professoras reclamavam de salário. “Afinal, dizia ele, vocês não ganham mal, o problema é que são mal casadas – por que não escolhem melhor seus maridos? Casam com pobres e depois reclamam do governo...)

Napoleão: Porque ela estava encurralada. (ironia à política da Terra Queimada que acabou encurralando e neutralizando as forças armadas e invasoras de Napoleão)

D. Pedro I: Pra mim que vocês vem perguntar isso?... (Dom Pedro I foi o maior “galinha” da nossa história...)

Andrada (tutor de D. Pedro I): Não acredito, de novo?!!!... (Andrada vivia socorrendo-o nas suas trapalhadas com as amantes)

Mal. Deodoro da Fonseca: Alguém tinha que fazer isso... (Deodoro, na verdade, foi forçado a tomar o poder...)

Getúlio Vargas: Morro, mas não falo sobre isso! (presidente do Brasil, suicidou-se para não render-se às chamadas “forças ocultas” do Jânio.)

Collor: Ela quer me derrubar! (Fernando Collor – Pres. Do Brasil - dizia que todos tentavam derrubá-lo... era a sua fala mais constante. E conseguiram – mas ele mereceu!)

Lula “Henrique” da Silva: Não sei de nada, estava viajando! (o “Henrique” é uma ironia ao fato de que ele, enquanto candidato, vivia criticando o Presidente da época, Fernando Henrique Cardoso, de viver viajando em vez de cuidar dos interesses do país. Hoje quem faz isso é ele...)

Fernando Henrique Cardoso: Assim não dá, assim não dá!... Daqui a pouco vai querer voar também. (“assim não dá, assim não dá...” é uma frase famosa nas ironias dos programas humorísticos relacionados aos personagens caricaturados, porque ele sempre reclamava através dela dos ataques adversários à sua administração. Qto ao voar já está explicado na anterior)

Portugueses: Está pulando por que é no Brasil. Se fosse em Portugal, “estaria a pular”. (precisa explicar?)

Indiana Jones: Por que deve ser perigoso e emocionante! (se você conhece, não precisa explicar... Filme de aventuras.)

Steven Spielberg (do filme E.T.): Por que ela não tem bicicleta voadora. (se vc assistiu o filme, já sabe; se não assistiu, assista – vc vai gostar)

Erik Von Daninken (de “Eram os Deuses Astronautas?): Por que, com certeza, é descendente de alienígenas. (já leu o livro? Trata-se de um pesquisador de prováveis visitas extra-terrestres...)

Vicente Mateus: Pra mim, galinha que não pula cerca é incercável e impulável. (Vicente Mateus celebrizou-se pelas frases absurdas que dizia. Numa delas, após uma comemoração no Clube Corinthiano, onde era presidente da agremiação, disse no momento dos agradecimentos: agradeço à Antarctica pelas bramas que nos enviou – Antarctica é concorrente da Brahma (fabricantes de refrigerante e cervejas) e brama é o nome vulgarmente atribuído às cervejas de um modo geral no Brasil – assim como gilete para as lâminas de barbear ou modess para os absorventes). Mas a frase acima é por causa de uma entrevista em que o repórter perguntou se ele emprestaria o Sócrates (do Corinthians) para outro time e ele respondeu: Não, para mim o Sócrates é invendável e imprestável”)

Cristo: Não sei, mas perdoai, Pai, ela também não sabe o que faz. (dispensa explicações)

Inri Cristo: Meu Paaaaaai! Ela pula porque tem pernas. Meu Paaaaaaaai! E está pulando porque está querendo! Meu Paaaaaaai! Que pena, quanta pena! Meu Paaaaaai! (é um maluco que anda pelo Brasil dizendo ser a reencarnação física de Jesus Cristo. Anda vestido como ele, com coroa de espinho na cabeça e tem até um grupo de moças acompanhando-o vestidas também a caráter. Nas entrevistas sempre diz: “Meu Pai!” E arrasta a fala de forma característica. Depois diz coisas desconexas que não explicam em nada o questinamento – coisas óbvias, entende?)

Dom Quixote: Por que Pancho, meu fiel escudeiro, não estava lá... Do contrário, ele teria retirado a cerca. (já leu “Dom Quixote de La Mancha” de Miguel Cervantes?)

Buda: Por que eu estava de costas, não vi o que ela pretendia fazer... (no Brasil tem-se o hábito de deixar imagens de Buda sempre de costas nas estantes – superstições aceitas por aqui)

Ghandi: Muita calma nessa hora... Nada de violência! (dispensa comentários)

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 07/04/2008
Reeditado em 17/03/2009
Código do texto: T935551
Classificação de conteúdo: seguro