O DIABO NA IGREJA

Em uma cidade do interior, em sua avenida principal, acontecia o desfile de um bloco carnavalesco à fantasia. De repente, começou a dar um temporal de causar inveja ao dilúvio de Noé. Os membros desse bloco começaram a se refugiar em vários lugares, para proteger-se da chuva e do vento.

Na quadra paralela a essa avenida, estava acontecendo um culto evangélico, no qual o pastor exaltava a fé inabalável dos fiéis de sua igreja, que estava lotada, quando, subitamente, entra João, na igreja, procurando abrigo do temporal, só que ele estava fantasiado de diabo, todo de vermelho, com chifres e com aquele conhecido e temível tridente.

Sem se dar conta de que estava em um “lugar errado”, João, no momento de sua entrada, viu pessoas correndo desesperadas para fora do recinto; algumas tão apavoradas que pulavam até pelas janelas, restando, naquele ambiente, somente o pastor, o João fantasiado de diabo, e um velhinho, sentado em um dos bancos da igreja.

O pastor foi até o João e lhe perguntou:

O que é que está acontecendo??? Por que você entrou aqui???

E João explicou-lhe que estava fantasiado devido ao carnaval e procurara refúgio por causa da tempestade.

O pastor disse-lhe, em seguida:

Foi bom você ter entrado aqui, na minha igreja, fantasiado. Agora percebi quem realmente tem fé e não se apavorou com sua presença.

Então, dirigindo-se o pastor até o velhinho, que continuava sentado, imóvel, no banco da igreja, falou para ele:

- Parabéns, meu irmão. Você foi o único que demonstrou ter uma fé inabalável, pois manteve-se firme, sem dar nem um passo sequer do local onde ainda se encontra.

Foi aí que lhe respondeu o velhinho, com voz embasbacada:

- Firme?! Que nada! Eu só não saí correndo também porque, nessa correria toda, levaram até as minhas muletas!!!