Quem não tem gato, caça com cachorro...

Já tivemos um gato (Tigrão) que não comia rato. Ele (após muita insistência da nossa parte) até que desajeitamente os perseguia, mas não tinha habilidade alguma, só tomava baile e na maioria das vezes os perdia. Depois, quando conseguia encurralar algum, ficava dando tapinhas (judiando do pobre rato) - sem pressa ou vontade alguma de matá-lo. Quando enfim lhe dava na teia, dava uma mordidinha (golpe de misericórdia) na cabeça do pobre coitado e o deixava lá... largado, estendido, mortinho da silva. Mas nunca desenvolveu a habilidade - que deveria ser natural no predador - de caçar ratos.

Em contrapartida, hoje temos uma cachorra (poodle mestiçado com vira-lata ou rasga-saco) que, ao contrário do Tigrão, é uma exímia caçadora desses roedores. Se algum por ventura se aventura em nosso quintal, confiando que não tem gato na área, leva com certeza um tremendo susto e - mais que isso - perde a vida num piscar de olhos... Essa não perdoa! Por isso, aqui em casa, todos dizemos (de boca cheia): quem não tem gato, caça rato com cachorro mesmo...

..........................................................................

Quanto ao ditado, a maioria diz:

"Quem não tem cão, caça com gato!"

O correto, na verdade é:

"Quem não tem cão, caça como gato!" (sozinho...)

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 29/04/2008
Reeditado em 15/04/2016
Código do texto: T967224
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.