VIÚVOS TAMBÉM SÃO ALEGRES?

Primeiramente, pelo amor de Deus!, não me levem a mal os caros viúvos, e os de ambos os sexos, posto que o texto que segue é apenas uma mera observação pessoal, e afinal não sou nenhuma formadora de opinião.

E quem nessa vida não pode se tornar um potencial viúvo(a), não é verdade? Infelizmente.

Mas o fato é que, com o decorrer do tempo, lidando com pessoas e observando as reações frente a certas perdas, resolvi comentar um traço interessante entre as diferentes reações "humanas" de ambos os sexos, quando enfrentam a viuvez.

Uma coisa é certa, acreditem: As reações são muito diferentes, embora obviamente para todas as regras há sempre exceções.

Vou portanto me referir a dois termos populares que todos já ouvimos:

-Ah, mas ela é uma viúva alegre!

ou ainda:

-Eu? Ora, mas há tempos que sou viúva de marido vivo!

Então vamos lá!

Bem, faço apenas um adendo para as tais que se consideram "meias", viúvas: tenham cuidado, porque o tal do marido "morto -vivo" sempre pode se tornar perigoso, pois nunca ouvi alguém se assumir viúvo de MULHER "VIVA". Apenas de mulher esperta...mas que está bem morta, ou correndo perigo ...aí pode ser.

Mas a minha tese é a seguinte: Todos dizem que mulher é o sexo frágil, e eu realmente tenho minhas dúvidas, quando a fragilidade é a viuvez.

Na vida , já conheci casais de todos os tipos! Amores de perdição.E casamentos idem!

O fato, é que quando sei que tem viúva nova no pedaço, raramente vejo a reação que eu mesma esperava, e olha nunca acerto uma, sempre me preocupo a toa!

Certa vez, uma amiga ficou viúva.Uma amiga do peito, daquelas que confessam tudo!

Amava o marido e obviamente me preocupei muito quanto à sua súbita viuvez, porque já vinha muito deprimida e mais uma perda daquelas poderia ser a gota d'água para o seu estado emocional!

E realmente foi. Se curou da depressão! O Quê? Não acreditam? Pois é, viajei para vê-la e me assustei com o que vi.Em pouco tempo, parou a medicação, reformou a casa, trocou a cor dos cabelos, e segundo ela própria me disse, foi "viver"...era uma outra mulher!

-O quê? -dizia ela- homem nunca mais!-era o que viva me repetindo...

Não acreditei no que via...a perfeita figuração daquela tão conhecida viúva alegre.

Vocês poderão argumentar, bem, ela é uma exceção.

E eu convictamente lhes garanto, não, não é não, ela é a regra! Podem começar a observar e logo verão que tenho razão.

Por outro lado, não vejo muito viúvo alegre por aí.

Vejo sim, viúvo muito apressado.Apressado em não ser mais viúvo isso sim! Digamos...desesperado, na verdade.

Amam, adoram ..veneram...são viúvos tristes, não duvido, mas acreditem, se "recasam" tristes mesmo...e em dias, e ah, quantas vezes for preciso.

Aconteceu com um primo meu.Deu até falação a tal pressa daquele viúvo. Casou-se com alguém bem próximo, acho até que próximo demais...já nos próximos dias.

Até hoje não sei o que há com a maioria dos viúvos, se é fragilidade, ou inabilidade...para ser viúvo de verdade!

Sigam pois, o exemplo de força feminina: Alegria, sempre!

Bem, depois do exposto da minha tese, deixo a observação e a conclusão para quem me lê.

Mas duma coisa não tenho mais dúvida e me vejo obrigada a concordar com a voz do povo:

Viúvos?...ora, ora: claro que são os que morrem...e a eles, os meus sinceros sentimentos...