COSTUMES REGIONAIS

Um repórter de televisão estava em Uzbequistão, no meio de uma grande reportagem que falava sobre costumes locais. De repente ele se deparou com um velhinho e logo começou a entrevistá-lo:

- O senhor poderia me contar um fato de sua vida que jamais tenha se esquecido?

O velho homem sorrí e começa a contar uma história:

- Um dia, há muito tempo atrás, minha cabra se perdeu na montanha. Como manda nossa tradição, todos os homens da cidade se reuniram para beber e sair à procura dela. Quando finalmente a encontramos, já de madrugada, bebemos mais uma dose e, como de costume, todos traçaram a cabra, um por um. Foi uma cena inesquecível.

O jornalista se assusta com a história e diz, todo sem jeito:

- Meu senhor, sinto em lhe dizer que a emissora dificilmente levará ao ar essa declaração. Então eu sugiro que o senhor conte outra história...quem sabe se o senhor nos contasse uma história bem feliz...

O velho sorriu e disse:

- Tudo bem. Também já viví uma história muito feliz aquí...

Então o repórter sorrí aliviado e o velho começa a contar a história:

- Um dia, a mulher do meu vizinho se perdeu na montanha. Como manda nossa tradição, todos os homens da cidade se reuniram para beber e depois procurá-la. Quando finalmente a encontramos, bebemos mais uma dose e, como de costume, todos os homens da cidade fizeram "aquilo" com a maravilhosa vizinha. Foi a maior diversão da minha vida!

O jornalista ficou decepcionado, mas não desistiu e sugeriu ao velho homem:

- Ok. Vamos tentar mais uma vez. Será que o senhor não poderia nos contar uma história muito, muito triste?

Então, o velho homem baixou a cabeça e, com os olhos cheios de lágrimas, começou:

- Um dia, eu me perdí na montanha...

Pedrinho Goltara
Enviado por Pedrinho Goltara em 03/05/2008
Código do texto: T972823