GAFES DOS ANTIGOS POLÍTICOS

Quando criança, gostava muito de assistir aos comícios realizados nos palanques, por políticos, na minha terrinha, lá no interior de São Paulo. Era uma bagunça só entre a molecada, ao fazer sujeira, jogando os papéis pra cima, com os “cabos eleitorais”. Isso era o melhor que fazíamos.

“E depois? Quem será que vai limpar toda essa porcaria? Deve ser alguém contratado pelos políticos, depois que acabar o falatório deles!” – pensava eu, com a simplicidade de um “anjinho”.

Olhar aquelas fotos grudadas nos postes de pessoas que nunca tinha visto antes, e no entanto, com os dizeres: “Este você conhece. Neste você confia. Este você sabe que trabalha!”

E ainda no meu pensamento “inocente”, analisava, interiormente:

“Não faço nem idéia de quem seja essa cara na foto, desse homem conhecido, confiável e trabalhador.”

Bem, na hora em que os “trabalhadores políticos” chegavam, era um pipocar de fogos de artifício . Parecia até final do Brasil com a Argentina em copa do mundo, tamanho tiroteio!!!

Muita música, conjuntos tocando melodias, as quais faziam, mesmo aqueles que não gostavam de política, aparecer e ficar de pé, por horas a fio, até suas joanetes incharem, igual à garganta de sapo.

Em seguida, começava aquele interminável e enjoado falatório:

- Meu povo pra cá..., meu povo pra lá... Meus amigos... daqui..., meus amigos dali..., Caríssimos eleitores...e simpáticas eleitoras...

Alguns chegavam ao ponto de abraçar os “pingaiadas” e até a beijar filho de pobre!!! (O que vale é a boa impressão!!!)

E eu não estava nem aí pra tudo isso! Eu, como criança, queria mesmo era ganhar a camiseta, ainda que ela estivesse irremediavelmente condenada com o nome, em letras garrafais, de um daqueles que “custeava” a festa dos comícios. E, por falar em “custear”, quem pagará por tudo isso? Ou será que esse pessoal todo vem de graça apoiar essa turma, somente por serem eles tão “bonzinhos”, uma vez que estão prometendo tanta coisa boa? Se não for de graça, isso vai ficar uma nota pra eles! Coitados! Pensava introspectivamente.

Até hoje não sei direito quem pagava por tudo aquilo.

E por falar em promessas de políticos, em um desses tantos comícios a que assisti, em meio a vários absurdos também ouvidos neles, lembro-me especialmente de um.

Apareceu um candidato a vereador. Este sim, demonstrava trabalhar mais do que aqueles que, ao seu lado, estavam. Se somadas as suas promessas, não atingiam metade do tamanho da língua daquele “gafiado”, porém “honestíssimo” (segundo suas palavras) candidato a vereador.

Quando, em tom exaltado, bradava, aos quatro cantos:

- Na minha “GESTAÇÃO”... (isso mesmo... GESTAÇÃO!!!)

- No CUME daquele bairro... (Nossa, ... que susto!)

- Farei um gigantesto poço “CESARIANO” ... (Viche!!! Agora ele “chutô o barde”!)

E continuou ele, para coroar o final do comício:

- Vocês, “meu povo”, “sabem” como sofrem aquelas mulheres da vida, lá da zona do meretrício, mas garanto a todos vocês: “NINGUÉM CONHECE MAIS ESSAS MULHERES DO QUE EU”. Por isso, elas, com certeza, participarão da minha “GESTAÇÃO”! – finalizou.

E, em seguida, pensei:

“Tomara que elas não sejam convidadas para a inauguração do futuro poço “CESARIANO”.

“PROMETO” a você leitor(a): Isso tudo é verdade! Não é estória de “POLITIQUEIRO”!