TRABALHO EM FAMÍLIA

Os dois amigos, Joaquim e Manoel moravam na Bolislévia e as coisas não iam muito bem. Joaquim despediu-se de Manoel e disse que iria ao Brasil, que lá as coisas eram melhores. Juntou suas economias, sua esposa e filha adolescente e se pôs a caminho.

Passados dez anos, Manoel se dispôs a visitar o amigo uma vez que esse dizia que não voltaria mais a Bolislévia. Chegando ao Brasil com o endereço na mão saiu a procurar. Chegou em frente ao um prédio muito bonito, de três andares. Teve dificuldade para ser recebido. Precisou apresentar passaporte, passar pelo detector de metais etc.

Chegando ao suntuoso escritório de Joaquim, depois dos cumprimentos, abraços e saudações das famílias, ele se dispôs a mostrar o empreendimento a Joaquim.

- Neste primeiro andar estão as coroas balzaquianas que recebem a garotada – disse Joaquim. Devemos esclarecer que o empreendimento era, na verdade uma casa de tolerância muito finesse. – No segundo temos as cocotas, as moçoilas novas que divertem os mais velhos. Esta é minha mina de ouro. E no terceiro andar, funciona a confraria do rabo. Aqui a bicharada se solta.

- Estou pasmo, estupefacto – Disse Manoel. – Estás com uma linda casa, um excelente negócio e, com certeza, estás a ganhar muito dinheiro. Estou a ver que hoje tu és um homem rico e respeitado.

- Sábias palavras, amigo. Disseste bem: Hoje sou respeitado. Mas no começo foi muito difícil, porque éramos apenas minha amada esposa, minha dilecta filha e eu.

Luiz Lauschner
Enviado por Luiz Lauschner em 15/05/2008
Código do texto: T991067
Classificação de conteúdo: seguro