TRANSFORMAÇÃO

Diana era interiorana; filha de pais separados;porém não menos rigorosos com a opção educacional de suas filhas; e seu maior sonho era viver numa cidade gigantesca,com trabalhos importantes;talvez uma executiva de muito sucesso, independente, livre, sozinha, sem compromisso com tudo e com todos! O relacionamento de seus pais fora catastrófico e fez com que Diana abominasse literalmente a idéia de casamento, crianças correndo pela sala.

Embasada em opiniões completamente díspares de sentimentalismos, Diana foi uma adolescente amarga, séria ; tinha uma mania de limpeza insuportável para as garotas da época.

Sua diversão era fazer lista de virtudes e características que denominava ´´ impecáveis´´e para cada item destas anotações costumava dar notas a si mesma pelo capricho de suas ´´ qualificações.Acreditava piamente que uma mulher só poderia ser feliz se tivesse cabelos,corpo,unhas,assoalhos,louças,copos,´´meinhas´´,fivelinhas,blusinhas,malinhas...´´impecáveis´´!

Diante da inflexibilidade destas crenças Diana cresceu empenhada em florescer na vida profissional;posto que , conviver social ou intimamente não parecia ser algo agradável.

Tinha um comportamento oscilatório ;classificava valores diferentes para seu cotidiano;um dia ´´ feliz´´ poderia ser aquele em que fora fotografada com o rapaz mais bonito do colégio;não por prazer;mas por esnobação( sentia-se superior e curtia esta ilusão solitariamente; dividindo o prazer desta suposta graduação com seus travesseiros);ou a compra de uma barra de chocolate suíço da Confeitaria da Estrela Guia;loja ´´ chic´´ do bairro nobre da cidade natal!

...

Século vinte e um;Diana fizera 43 anos....

Uma janela emoldurava a semana agitada de projetos ´´ mega-astronômicos´´de trabalho;como caricaturava nossa diva!

Nada parecia com os contos de fada de seus sonhos;seu cotidiano era a vida profissional; tudo girava em torno de centenas de projetos ;ela era uma executiva de multinacional famosa; era a gerente nacional de todos os projetos de construção civil da empresa.

Seus sapatos altos contorciam suas estruturas físicas e psicológicas;mas se saísse da cama sem eles sua dignidade de um metro e quarenta e oito centímetros estaria ameaçadíssima!

...

Manhã de sábado;um dia inteiro de trabalhos domésticos pela frente;nenhuma alma viva a não ser os peixinhos do aquário;rádio ligado em músicas pop;nada parecia diferente!

O dia já estava reservado para bendita mania da lista de perfeições da casa branca e impecável de nossa diva!

De repente, ouvia-se pequenos passos,gritinhos,tapinhas,´´berrinhos´´ ...O barulho foi aumentando ,aumentando...até que a campainha pareceu disparar!

Diana aproximou-se da grande porta branca de seu apartamento ;impecável como os fios de seus cabelos; de escova progressiva!

Pelo olho mágico via-se uma legião de crianças barulhentas!

´´Seria o dia das bruxas´´-pensou!

Abriu aos poucos a pesada porta de madeira maciça e visualizou um verdadeiro ´´ recreio infantil´´, do pátio do colégio!

´´ Jesus´´!-Balbuciou para si mesma.

Uma dezena de pequenas bruxinhas, com as maçãs do rosto avermelhadas de batom!A farra era tamanha que pareciam uma centena!

-´´ Oi tia! Não é verdade que seu nome é Diana?Então, a gente ´´tá´´ aqui pra pedir doce; se você não der, vamos fazer travessuras com você!´´- Disse a mais extrovertida do grupo ;com seus olhos azuis arregalados e as mãos para cima ; melecadas de ´´geleca´´ verde!

Diana apavorou-se ; pois eram vinte ´´ pequenas grandes´´ sujeiras de mãozinhas para limpar;este fato faliria a lista de impecáveis do dia!

O pânico piorou quando lembrou-se de cada item ´´ diet- light´´ de sua dispensa! Nada era doce! O açúcar tinha sido banido de sua vida há mais de vinte anos!

Gaguejando desesperada; como se tivesse na frente de um bando de malfeitores e suas armas de ´´geleca´´;respondeu, tentando ser simpática:-´´ Ser-ser-ser-ve batom brilho da Yve , sabor melão campestre?

Nossa bruxinha mirim ,tagarela, rechonchuda e decidida respondeu:-´´ Ou doce ,ou guerra!´´

Se for verdade o que aprendera sobre a existência de várias fases dentro das pessoas,poderia dizer que sua ´´ criança interior´´ estava com paúra;´´ sua adolescente´´

´´ politicamente impecável´´ estava em colapso e sua ´´ adulta interna´´ estava procurando apoio moral,psicológico e físico ;todas as suas personagens estavam em crise!

Neste momento extremo de suas emoções , correu para cozinha , pegou um pote de adoçante em pó ,despejou em cima das dez cabecinhas ,gritando:´´GUERRA´´.

As mãos de ´´ geleca´´ deslizaram pelas paredes do hall branco; a porta do apartamento transformou-se num ´´ mangue ´´ colorido!

De repente as crianças estavam extravasando a energia da palavra ´´ GUERRA´´ em todo corpo esbelto de Diana; a mesma pulava descalça;livre da falsa estatura; arremessando almofadas e encostos dos sofás brancos;em perfeita sintonia com as gelecas e confeitos infantis.Abriu suas compoteiras de cristal e arremessou suas pastilhas de algas diet-light contra as bolas de ´´ geleca´´!

Escutava-se nos oito andares do prédio aqueles gritos femininos finos e agudos:-´´GUERRA´´...

Cócegas coletivas e melecadas começaram a surgir.Ninguém poderia dizer se havia no local, alguém mais velho que oito anos de idade!

Diana completamente descabelada parecia descobrir naquele instante a sensação paradisíaca de algo completamente literário em sua vida, o significado das palavras:- ´´ liberdade de expressão´´!

O retorno à realidade aconteceu com a campainha do telefone!

Ofegante, Diana conseguiu chegar até o aparelho... dizendo :-´´ Alô!Ah! Doutora Maria Luiza!´´- Tratava-se da presidenta da ´´ Liga das Impecáveis do Bairro´´!

-´´ Então doutora; minhas sobrinhas estão aqui; voaram de muito longe para me visitar;não poderei almoçar com vocês hoje;obrigada´´- Respondeu entre um suspiro e outro;piscando para as meninas e fazendo sinal de ´´ positivo´´ com os dedos polegares.Neste momento as dez bruxinhas reuniram-se em círculo, e juntinhas começaram a dançar de um lado para outro,a seleção ´´ disco´´ de músicas do rádio da sala.

Diana desculpou-se ao telefone e chorou com a emoção daquele momento.Ao desligar o aparelho foi abraçada por vinte mãozinhas melecadas de geleca e repletas de carinho.

Que delícia ! Diana sentia pela primeira vez; em quarenta e três anos; a maravilha´´ de não ser impecável´´!Desesperou-se ao recordar da sisudez do seu cotidiano; de seus resultados previsíveis ,vazios e iguais!

Lembrou-se de sua única irmã e seus três sobrinhos travessos, que jamais eram convidados para freqüentar a ´´ casa branca da tia Diana´´!

Aquelas bruxinhas jamais poderiam imaginar ´´A Paz daquele momento de Guerra``; libertação de tantas algemas de ilusão!

Lembrou dos amigos de infância ;Frei Agenor e Pastor Ivã;ambos ajudavam no Orfanato Divino(o único de sua cidade Natal; Tangaré do Norte;Pará)abraçavam as pequeninas criaturinhas e diziam em uníssono:-´´ Só entrará no Reino dos Céus ,aquele que tiver o coração criança!´´....Há quanto tempo não tinha recordações de sua origem nortista;tudo muito distante de sua vida consumista e racional!

Quando se deu conta, estava sentada no meio do círculo de suas novas amigas com uma supertigela de pipocas no colo;que sua vizinha mirim incumbiu-se de buscar em sua casa!

Fora uma tarde estupenda ; inesquecível ; esplendorosa !

Noite feliz ,domingo diferente; no parque com os sobrinhos...Segunda –feira de ´´ novidades´´;saltos altos foram substituídos por sapatos baixos; claro que o charme das combinações continuavam ´´ impecáveis´´; mas o brilho do olhar combinava mesmo com um ´´ raio de Sol´´!

Sua ´´ Paz Interior´´ irradiava uma energia diferente!

Diana ganhou ´´ Vida´´, ´´ Emoção´´,´´ Motivação´´!

Voltou a comprar quitutes de açúcar; não para si , mas para ofertar às suas novas amigas ´´ bruxinhas´´; nos finais de semana!

Um ano se passou!

Hoje nos deparamos com outra Dra. Diana; alguém que sai do trabalho cantarolando e olhando nos olhos das pessoas quando conversa; conheceu Alceu na creche onde tornou-se voluntária;com ele fundou a ´´ Liga dos Vizinhos de Alma Clara´´; os dois tornaram-se namorados depois de seis meses de convivência;nada rotineiros eram os finais de semana do casal!

Diana não soube se a vida voltou a pulsar ou se estava renascendo ; mas nesta história havia uma certeza, ´´ TUDO COMEÇOU EM OUTUBRO; O HALLOWEEN DA VIDA´´.