Como faço?

Como faço?Como direi?

Tudo que sinto por você.

Estou sem direção.

Tenho receio de você não gostar.

E de mim resolver se afastar.

E ficarei perdida na solidão.

Sim,não tenha dúvidas,eu te amo.

E em meus dias e noites te chamo.

****************************************************

Algumas explicações:

Isidro Iturat, o criador desse inusitado tipo de poema, nasceu na Espanha em 73, é escritor, professor de língua e literatura espanholas. Desde 2005 vive aqui no Brasil, em São Paulo,capital. Segundo o autor, o indriso nasceu quando ele refletia sobre a forma tradicional do soneto e, experimentando, num “processo de condensação estrófica”,

O indriso é um poema composto de dois tercetos e duas estrofes de verso único (3-3-1-1), que permite um uso livre da rima e o número de sílabas nos seus versos.

Assim como o poetrix, o indriso é uma criatura moderna, a releitura de uma forma tradicional, que, a despeito do grande valor que estas últimas sempre tiveram e continuam tendo, desenvolvem-se sozinhas, percorrem outros caminhos e atraem adeptos. Para o poeta amador medieval, discutir sobre o soneto com seus criadores devia ser o máximo. Entretanto, a História e a Literatura, e, é claro, estes mesmos poetas, a este século legaram somente as criaturas. Quem sabe, no futuro, dirão de Isidro Iturat algo como na Wikipédia atual dizem de um certo Jacopo da Lentini, a quem alguns atribuem a criação do soneto.

Em tempo, uma coisa que eu adorei foi a origem da nomenclatura: uma menininha de três anos, tentando dizer o nome do Isidro, insistia em chamá-lo “Indriso”. Mais um acaso curioso de um poema que nasceu, ao que parece, por geração espontânea.

Giovânia Correia
Enviado por Giovânia Correia em 30/10/2009
Reeditado em 30/10/2009
Código do texto: T1895114
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.