"O RETRATO".

Andava desanimado. Eu queria encontrar alguém legal com quem me pudesse casar. Era complicado, já tinha sido casado, esfolado com a experiência anterior. Além de tudo, tinha um tremendo cuidado, quando se tratava de escolher uma mulher para um novo relacionamento sério. Num domingo de manhã fui passear na Praça da República, alí no centrão de São Paulo. Muita confusão, mas uma coisa de bom, uma feira de artesanatos, que enche os olhos dos aficcionados por arte. Sou vidrado em obras de arte de artistas amadores, está a meu alcance. Gosto do simples e do belo, que tenha bom gosto. Um pintor de retratos me chamou a atenção.-Vamos te pintar amigo, são vinte mangos!

De repente veio a idéia.-Seria capaz de pintar a mulher de minha vida? Ficou assustado! Como assim? Fácil! Vou traçar o perfil de minha deusa e você retratará em quadros minha futura esposa, combinado? Vamos lá? Retrucou animado o artista, louco pelos meus vinte mangos.

Eis seu perfil: "Uma mulher que traga no rosto o sembrante de bondade. Cabelos curtos ou longos, qualquer cor que não seja o vermelho, dependendo de sua idade. Baixa ou alta, media é minha preferência, magra ou gorda, não é requisito, desde que tenha na sua forma, um corpo bonito, um sorriso lindo e cativante que mostre seus dentes brilhantes quando sorri, um jeito atraente, que saiba vestir e portar-se na sociedade. Inteligência não se retrata, mas o ar dominante pode ser retratado, significa vontade própria, indícios de credibilidade. Está aí minha receita, o resto é com você.

O artista sorriu, pensou e começou a riscar como à procura de alguém que pelo menos conseguisse me ludibriar e levar o meu dinherio. Olhando para mim me dirigiu a palavra assim:- De um giro por aí, vou consultar meus guias e daqui meia hora terei a resposta. Assim me procedi.Voltei, quando me mostrou o retrato gelei. Já tinha visto aquela donzela num programa de TV. Trabalhei em TV minha vida toda.

Meses depois encontrei Sirlei num programa de Silvio Santos, tinha vindo de Florianópolis para participar da Rainha Do Zodíaco, um programa onde se elegia a mais bela do signo. Trabalhava com Silvio. Amor a primeira vista, por ela me apaixonei. Quatro mese depois estávamos casados e há 33 anos dividimos amor, felicidade, vitórias, derrotas e muito respeito, a receita pará longevidade de um relacionamento. Estou casado, e juro de dedos cruzados com a mulher do retrato pintado por um artista anônimo da Praça da República. Coisas que a vida reserva, coisas maravilhosas, coisas que não se explica, mas aconteceu comigo. Somos muito felizes.