Imagem do Google / www.tvi.iol.pt





OS PÁRIAS DAS GUERRAS
 


Incontáveis naufrágios*, tantos se sucedem!
 O Egeu se torna a tumba dos refugiados,
que só anseiam paz e nada mais não pedem.
 

Mas por causa das guerras e global inércia,
sírios e párias outros n’água são tragados,
às costas da Turquia, além do mar da Grécia.
 

Crianças e mulheres, velhos, gente forte...
 

À vida se aventuram, vão cavar a morte.
 

Fort., 08/02/2016.
 
- - - - - -
(*) Apesar de toda a  euforia reinante, por conta da alegria momina, no País, apesar da indiferença das pessoas a um dos maiores dramas sociais do Terceiro Milênio, até agora, o caso desses imigrantes que se largam de seus países natais, em consequência da fome, das pandemias e, mais dramaticamente, por causa das guerras, navegando em barcos infláveis, sem a mínima segurança, a tragédia de hoje, ocorrida nos mares da Turquia, de nenhum modo me passa sem que seja bem notada e sentida.

Hoje, precisamente, naufragaram mais trinta e três sírios no mar Egeu, refugiados que tentavam o exílio no território turco.

No Mediterrâneo, é também incontável o número dos que lá soçobraram, viventes que foram de várias nacionalidades.
Gomes da Silveira
Enviado por Gomes da Silveira em 09/02/2016
Reeditado em 09/02/2016
Código do texto: T5537788
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.