Sapinho Juca e Libelinha (Final)

_ Juquinha, vamos brincar no córrego? O dia está lindo, você precisa divertir-se. Disse o irmão todo animado.

Sapinho Juca parecia viver em outro mundo, o desânimo tomou conta dele, não queria mais viver.

Nunca mais foi á escola, não brincou, não leu e pouco comeu. Sua mãe estava preocupada, queria muito ajudar o filho, mas como tirá-lo dessa tristeza?

Libelinha também estava como o sapinho, não voava mais, não cantava, apenas chorava, era uma libélula triste.

Seus pais resolveram procurar os pais do sapinho Juca, tentaram socorrer os filhos. Mas não sabiam o que fazer.

Vila Mansa foi fundada pela Fada Clara, uma mulher corajosa, sábia, justa e amiga de todos. Ela também fora vítima do preconceito, precisou fugir do seu mundo. Ninguém em Vila Mansa sabia que ela era fada, ela fingia ser uma mulher simples, falava um caipirêz bonito e encantava essa gente com sua simpatia.

Indignada e preocupada com a atitude desse povo, ela resolveu ajudar o Sapinho e Libelinha.

Convidou a Vila toda para uma festa, a Festa da Amizade. Os convidados de honra, a família do Sapinho Juca e da Libélula Libelinha. Foi difícil convencê-los, resistiram com razão, não queriam mais ser humilhados. Acabaram aceitando o convite, eram irresistíveis os encantos da fada.

Fada Clara fez a festa no Campo, enfeitou com flores, muitas flores, e a passarela estava forrada de pétalas, esse era o caminho da Amizade.

O Povo todo reunido, de queixo caído com a beleza da decoração e com a fartura da comida. Era muita comida, frutas, doces e pratos típicos da região.

Os Convidados de Honra acomodados no palco. Fada Clara deu início a Festa. Mas antes ela pediu para todos sentarem, ela queria dizer algumas palavrinhas.

__ Senhores e Senhoras, brigadu pela presença, tô muito

filiz, mais antis quero falá sobre o Preconceito. Quem já ouviu essa palavra?

Passaram alguns minutos e ninguém respondeu.

Fada Clara começou a falar:

__ Imaginei que vois micê num cunhecia essa palavra, vou explicá, pra isclarecer um grande már intendido.

Preconceito é palavra bunita, PRECONCEITO, a gente enche a boca pra falá, mas no fundo é muito feia,

ela distroi sentimentos, distroi amizade e até mermo uma vida. Tem vários tipos de preconceito, us principar: o raciar, o sociar e sequisual. As consiquências são: a violência, marginalidade e injurtiça.

Preconceito é uma atitude ou postura diante de tudo aquilo que foge do padrão sociar; a cor da pele, muitos se jurgam superiores pelas características físicas e hereditárias, por ter mais curtura que os de etnia diferente. O racismos é uma violacão dos direitos humanos. Assim é o preconceito sociar, onde tão as favelas e os condomínios de luxo, tão próximos fisicamente e tão distante sociarmente. Tudo é discriminação. O sequisual é também um preconceito violento, pois num permite que as pessoas façam suas escolhas, não respeitam o orientacão sequisuar de cada um.

Dona Arara Lúcia, uma formosura, colorida e muito falante, ergueu a asinha e pediu a palavra.

__Eu que já voei por esse mundo, vi muito preconceito, inté guerra ele carsou, Já ouvi muita história sobre escravidão, e tumbém que tem sociedades que aceitam o casamento de homi cum homi e muié cum muéi. Estou invergonhada pur carsa do que fizemu cum Juquinha e Libelinha, foi discriminacão, pur não aceitar que um sapo pode ser amigo de uma libélula. Agora intendu a tristeza do ceis. Perdão meus amigos, de todo meu coracão.

Fada Clara ficou imensamente feliz com tudo que acabara de ouvir.

Assim, cada morador da Vila Mansa pediu a palavra, todos dizendo a mesma coisa, que se sentiam envergonhados e lamentaram a atitude preconceituosa.

A Família do Sapinho e de Libelinha perdoaram seus amigos e brindaram a amizade. A Festa durou a noite toda, todos felizes, dançaram, cantaram e riram muito. Libelinha e Sapinho Juca estavam tão felizes que seus olhinhos tinham um lume de alegria.

Fada Clara sentia-se gratificada pois escolhera o melhor lugar o mundo para viver, cada pessoa da Vila era especial.

Vila Mansa seguiu seus dias tranquilos, nunca mais permitiram que o preconceito fizesse parte da vida deles.

Sapinho Juca e Libelinha, concluíram o segundo grau e sairam pelo mundo, realizando o sonho antigo. Ele com as asas de teia de aranha e ela com as asas de dragão. Estão todos esperando eles voltarem para saber das suas aventuras.

Sonia Lupion Ortega Wada
Enviado por Sonia Lupion Ortega Wada em 15/07/2008
Reeditado em 03/03/2023
Código do texto: T1082014
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.