O ENTERRO DO SAPO  -  Cap. IX



_ Pode deixar, Zico! Eu pego a caixa onde eu guardo meus besouros chifrudos, é tudo igual.


Liviva seguiu dando ordens.

_ Vamos ter que arranjar velas, flores e também fazer uma cruz.

_ Por quê uma cruz? – quis saber Menina.

_ Porquê toda sepultura tem que ter uma cruz.

Respostas assim, jamais convenciam a pequena que queria saber a razão de tudo.

_ Pra que serve a cruz? - insistiu.

_ Se não tiver cruz a pessoa não vai pro céu.

_ Mas sapo não é “pessoa” e também não vai pro céu.

Menina estava disposta a contestar. Zico, ouvindo a conversa delas, encerrou a questão de forma simples.

_ Sapo vai pro céu sim! Teve até uma festa lá e ele foi. A vovó contou essa estória pra gente.

Encantada com a espontaneidade inocente do irmão, Menina deixou-se convencer. Só restava entrar na brincadeira de Liviva. Com certeza seria uma manhã divertida.
 
Decidida, entrou correndo na casa, foi até o quarto e pegou a caixa onde estavam os besouros. Após esvaziá-la, colocou os besouros no vidro onde havia aprisionado alguns vaga-lumes. 

Em seguida, procurou uma vela no quarto da mãe. Não encontrou nenhuma, mas viu uma lamparina sobre a cômoda e estendeu a mão para apanhá-la. Mas logo desistiu, pois as lamparinas eram úteis. Se não fossem as lamparinas, ninguém poderia sentir-se seguro à noite. Seria melhor procurar no quarto da avó.
 
Mas lá no quarto da avó, encontrou a irmã Latide, a soturna. Como quem não queria nada, procurou aproximar-se do altar dos santos da avó. Quando estendeu a mão pra pegar a vela, a garota alertou-a:
 
_“Se você pegar qualquer coisa daí eu chamo a vovó!"
 
Menina desistiu da idéia, mas, ao sair do quarto, mostrou a língua pra irmã. Então foi até à cozinha e pediu uma vela para Maria.

_ "
Pur causo di que ocê percisa di uma vela, Minina?"

_ Deixa de perguntas. Eu preciso de uma vela e pronto!

_ "Num dô não. Só si ocê dizê pra que qui é." 


Continua...


Hull de La Fuente
Enviado por Hull de La Fuente em 18/07/2008
Código do texto: T1086748
Classificação de conteúdo: seguro