Cutia

“Cutia”

Vou lá pra dentro da mata, está de tardinha e eu nem dormi. Gosto de descansar, pois de noite é que eu saio. Quase todo animal tem hábitos crepusculares. Ou seja; aparece no final da tarde ou quando amanhece. Um jatobá enorme seria muito bom para eu enrodilhar-me.

Ih, achei uma corda de amarrar rede. O homem esteve aqui. Deve ter sido caçada de espera. Ou de anta ou de cutia. Ambas adoram a castanha do jatobá. Nenhum outro animal come a castanha. O macaco-prego, por exemplo, come a polpa e joga fora a semente. A cutia pega e enterra –quando está sobrando- e depois esquece ou se foi pega por um predador, não retorna. Aí nasce outra árvore, uns 4 meses depois. Ótima dispersora.

Cutia é bicho veloz e gracioso. Dizem que existem sete espécies no Brasil, eu só conheço a vermelha (minha predileta), a marrom e a preta. Talvez quando o sol bate nas costas dela criando um variado colorido, igual poemas que recebo, ela fica diferente, então o povo pensa que existem mais tipos de cutia. Aqui no cerrado eu vejo a vermelhusca direto. Debaixo de uma guariroba, por exemplo. Comendo coquinho. Onde tem cutia o mato é bom.

Acho lindo quando ela fica nervosinha e arrepia a crina. Ela mora na mata, mas se o ambiente é seguro, ela se mostra toda no campo. Tranqüila. Uns falam que o “cutio” tem de cinco a seis namoradas. Outros que ele é monógamo, só uma. Eu não sei. Só sei que a mãe aparece com ninhada duas vezes por ano.

Até hoje é confundida com a paca, não tem como isso ocorrer. A paca é bem maior e puladeira, além das listras. Pode ser que o sabor seja parecido. Eu nunca comi nem uma e nem outra, acho maldade matar um bichinho tão simpático. Mas o humano faz isso direto. Eu fico preocupada, pois quem é que vai depois distribuir as sementes na Natureza?

O andado da cutia é algo que aprecio. Cuidadosa como uma menina que calça uma sandália nova pela primeira vez. Sua pegadinha de 2 a 3 cm na anterior e 3 a 4 cm na posterior é bem característica. As unhas são bem evidentes. O posterior tem 03 dígitos paralelos entre si. Não tem como errar. Uma cutia passou por aqui. Ou foram duas?

Repete comigo:

- Paca, tatu, cutia; não.

JB Alencastro