Onça-pintada

“Onça-pintada”

Depois que a suçuarana passou e eu pude respirar com tranqüilidade é que percebi que a barriguda estava toda riscada. Uma onça abraçou a árvore e afiou suas unhas ali. Mas não era a parda, era a pintada. Essa é mais audaciosa, mais dona-de-si. É o maior felino das Américas. Come de tudo, também. Mas tem predileção pelos grandões. O veado, a anta, a jibóia, o jacaré, o pirarucu, as tartarugas poedeiras... Toda essa bicharada ela espreita, espera e pega.

Onça-pintada mergulha bem, nada melhor ainda. Mesmo onde o Rio Araguaia é largo, ela atravessa fácil. Quando eu pesco caranguejo e depois fico lavando eles, ocasionalmente a vejo dando um mergulhão. Até sucuri ela morde. Sempre no pescoço. Seu bote é quase infalível. Já ouvi onça assoviando feito macuco. Mas o medo percorre e gela minha espinha é quando ela esturra. É uma seqüência de fortes roncos, com um certo intervalo entre eles. Nem o mais poderoso amplificador de heavy metal consegue imitar a violência desse barulho.

Porém o que quase ninguém sabe é o barulhinho que ela faz quando fica movimentando as orelhas pra frente e pra trás. É um estalido seco. Que nem galho quebrando. E o rabinho mexendo. Aquilo ali é ataque na certa. Seu andado é desajeitado, só pra enganar. Uma onça, preta ou amarela, é sempre elegante. Se em alguns animais existe o fenômeno do albinismo –nascer totalmente branquinho- nas onças ocorre o melanismo, que é o contrário. Ela nasce negra. E de olhos verdes. Como ele, o meu “onço”.

Se você acha que mesmo com esse todo esse poder a onça é invulnerável, está enganado. Eu por exemplo sei que um tamanduá pode abraçá-la mortalmente, cravando suas unhas nela. Ou então um bando de queixadas, bicho que em grupo, igual a adolescente; é muito perigoso. Ou então um boi adulto, um touro forte, pode matá-la a chifradas. Entretanto ela não os evita. Onça tem coragem infinita, tudo enfrenta.

Só o homem ela teme. Muita gente manda matar onça porque ela come o gado. É maldade. O jaguar (outro nome dela) só ataca o gado porque o homem já trucidou toda a sua comida. Ou você acha que um bicho inteligente como ela vai se alimentar de animais cheios de hormônios e que comem alimentos transgênicos que nem se sabem a origem? Se a caça escasseia, a onça; vai na criação. Culpa do homem, certeza.

Eu fico aqui com meus pensamentos, mão pelada pensa pra caramba... Vendo a besteirada que o ser humano vem fazendo com a Natureza. Destrói o cerrado, planta comida pro gado e coloca gado pro povo comer. Muita área devastada a troco de nada. Não emprega muita gente, lavoura é mecânica e o boi fica solto, cheio de doença. E o mais engraçado é que dizem que falta comida e a maioria do povo está obeso.

Preta ou pintada a onça está sumindo. O canguçu (outro nome da preta) já virou lenda de tão rara que é. A pintada, a gente só ouve no folclore. Será que o humano não vai aprender nada com os animais? Ou você já viu onça matar por prazer? Ou acalasar à força com sua fêmea? Ou comer mais do que pode ou deve?

JB Alencastro