Mutum

“Mutum”

Entre a mata seca e a de galeria, vive o mutum. No Brasil inteiro, acham umas dez espécies. Eu só conheço sete. Mas no cerrado mesmo só vi até hoje duas: o mutum-pinima e o cavalo. Lembro-me vagamente o do bico-amarelo, o de penacho já vi bastante também, o do norte e o do sudeste são raros, além do já quase falecido e extinto; o de Alagoas. É muito triste saber que uma ave dessas está em extinção. No comecinho dos anos 80, quando ele atravessou o nordeste em sua moto, viu esse aí, que não tem protuberância no bico -que nem o cavalo- e é menorzinho.

Mutum é bicho grande, mais de oitenta centímetros. Mora sozinho até chegar setembro, aí vai fazer o par. O macho é maior que a fêmea. Ele se abaixa no chão e abre as asas e dá um grito logo de madrugada. Lembra um apito de trem, aqueles grossos de partida. É um hu-hu-húúú´. Ela responde de lá. Maioria das vezes está na galhada.

Quando casam, é para sempre. Eu adoro isso! Nasci para ter um só par. Fiel até morrer. O mutum-pai faz o ninho a uns cinco metros do chão. Botam de 2-4 ovos e demoram exatos 33 dias para nascer. Nesta época cantam cedinho e no entardecer. O ninho é só uma maçaroca de galhos e folhas, macho é meio lambão. Mas fica legal quando utiliza as próprias folhas da árvore de sustentação como camuflagem.

Eu que adoro um ipê, seja ele roxo ou rosa, vejo que o mutum come a piúva, florzinha do ipê. Olha só que chique morar numa árvore que se veste assim todinha na época de namorar? A fêmea é das minhas, cria os filhotinhos até uns quatro meses. Muito territorial, nem aceita outro casal perto deles. E os pequeninos crescem muito coloridos.

Em outras épocas as mulheres humanas eram criadas para casar, agora elas substituíram isso por um concurso, um emprego. Acho esquisito. Eu não. Sou igual ao mutum, quero viver de bem com meu marido e brincar com ele os 30 anos de minha vida. Gosto de casar e de ter serviço também. Por isso prefiro o caminho do meio, ambos equilibrados. Selvagem para o povo e mansinha em casa...

Talvez por isso os índios Carajás gostassem tanto dos mutuns e os criavam nos quintais, é pra dar exemplo de estabilidade... O de penacho é o mais bonito, pois o macho é preto, de barriga branca e a narina amarela grande. A ponta das penas da cauda também é branca, e a fêmea é marrom cor-de-café, rajadinha de branco. O mutum-cavalo tem o bico vermelho. E o do sudeste é muito engraçado numa coisa, olhando ele – o macho- bem de perto a íris é castanha e a fêmea é vermelho-laranja. Tem fêmea que é custosa só no olhar.

Minha mãe só de olhar para mim eu já sei o que ela quer dizer. Meu namorado também. E você tem olhar de mutum, que tudo descobre e não precisa descrever?

JB Alencastro