UMA CANTIGA PARA ELIZETE

As cantigas de roda e as parlendas sumiram de repente. Não foi um desaparecer paulatino. Foi como um tiro fatal "PUM!..." e adeus.

No entanto tenho ouvido e lido muitas delas gravadas em CDs. e documentadas em livros folclóricos.

Esta, que agora escrevo , nunca mais a vi. É como se nunca tivesse existido. Por isso resolvi registrá-la aqui.

Por que para Elizete?...

Se é possível que um garoto de 9 anos tenha vivido uma paixão tão forte que dela se lembre meio séculos depois, esta é a razão da dedicatória. Mas talvez seja porquê foi desta forma, com o nome dela, que esta cantiga ficou gravada em minha memória.

De qualquer maneira fica aqui esta homenagem a uma menininha, que nos seus 8 anos tinha beleza e carisma tal, que destacava-se e fazia um enorme número de fãs entre os alunos do Grupo Escolar Princesa Izabel no ano de 1960.

Era assim:

Você gosta de mim, Elizete?

Eu também de você, Elizete.

Vou pedir ao seu pai, Elizete,

Pra casar com você, Elizete.

Se ele disser que sim, Elizete,

Casarei amanhã, Elizete.

Se ele disser que não, Elizete,

Morrerei de paixão, Elizete.

Palma. Palma. Palma, Elizete.

Pé-é. Pé-é. Pé, Elizete.

Dá uma volta na roda, Elizete.

Escolha quem você quizer, Elizete.

Ela, no centro da roda, batia palmas, batia o pé, conforme a letra, depois dava uma girada sobre os pés, olhando todas as companheiras, escolhendo uma delas para tomar o seu lugar. E com o nome desta iniciava-se novamente a cantiga.

Assim era. Alguém se recorda dessa cantiga?