O LIMOEIRO INFELIZ...

O LIMOEIRO INFELIZ

No pomar haviam várias árvores frutíferas: mangueiras, goiabeiras, pessegueiros, pés de mamão, de caqui chocolate, de melancia, de banana prata, ouro e maçã, havia ainda: macieiras, Laranja pêra, lima e bahia, tinha até uma parreira espaçosa que se esparramava faceira e flutuante sobre alguns pés de abacaxi que até gostavam da sombra, sem mencionar a jaqueira, o imbuzeiro, o coqueiro (todo imponente), alguns morangueiros e ia me esquecendo tinha lá num canto um limoeiro.

Todos viviam em perfeita harmonia, afinal o sol quando se levantava fazia questão de iluminar a todos do mesmo jeito e com a mesma intensidade, já a chuva banhava a todos sem nenhum preconceito.

Eram árvores belas, frondosas e cheias de vitalidade, quando era época carregavam-se de frutos perfumados e doces, exceto o limoeiro que apesar de produzir muito vivia emburrado, pois sempre que um humano colhia um de seus frutos e metia na boca, dizia logo uma maldade:

- Eita limãozinho azedo, sô!!!!!!! Esse diacho podia ser mais doce, credo em cruz!!!!

O limão ouvia aqueles "elogios" e ficava triste, acabrunhado e deixava cair uma porção de frutos no chão e pensava consigo:

- Esses estão livres de serem humilhados...

No entanto, todos os limões eram colhidos, quando chegava a época e levados para o mercado, onde eram vendidos, pelo "Seu" Juca do Limão Azedo (o nome fazia jus ao fruto).

O limoeiro muitas vezes foi dormir aos prantos e acordava ainda ensopado e os enamorados diziam:

- Estranho! O orvalho da madrugada só se derramou sobre o limoeiro...

- Pobre infeliz desse azedinho. Dizia outro

***

Numa bela noite aconteceu o grande milagre, pois a fada das frutas, que se chamava Frutina Sacarose, resolveu dar um passeio na terra e visitar o pomar e saber como estavam sua "filhas", pois se elas eram o que eram, deviam tudo a ela que cuidava de todas com o maior carinho e esmero.

Chegando ao pomar foi saudada com vivas e urras por todas, a laranjeira deu de presente uma linda tiara de flores, a parreira preparou um delicioso suco de uvas, as bananeiras uniram-se às outras e ofereceram uma apetitosa salada de frutas.

Adivinhem quem ficou de fora da festa?! Isso mesmo! O limoeiro sua tristeza era tamanha que não queria conversa, nem fazer cerimônia pra ninguém.

Depois de tanta confraternização, antes de se despedir a fada Frutina Sacarose, resolveu conceder um desejo a cada uma. Todas pediram para se manterem exatamente como eram, apenas que aumentasse um pouco mais a produção de frutos para deixar mais felizes os homens e alegrar a criançada.

- E você limoeiro, meu amiguinho o que vai pedir? Perguntou a fada à triste e calada árvore...

- Quero ser doce! Balbuciou ele entre suspiros e tornou a repetir com mais ânimo... - QUERO SER DOCE, COMO O MEL!!!!!!!!

A fada Frutina disse:

- Será como quiserem, mas devo alertar que esse encanto durará até a próxima safra e isso demora um pouco...

- Não me importo, quero provar que posso ser melhor que essas aí... disse olhando de soslaio para suas companheiras de pomar.

Então a fada agitou sua varinha de marmelo e concretizou os desejos, depois retornou ao lugar de onde viera.

***

Chegada a época da colheita todos estavam animados, porque haviam produzido tanto que os galhos quase tocavam o solo.

O limoeiro estava impaciente, agitava os galhos, mesmo sem estar ventando, porque queria logo ver o que diriam quando provassem seu suco, mais doce que o mel.

Seu Juca Limão Azedo, aproximou-se colheu um limão e meteu na boca esperando fazer cara feia e torcer o nariz, como sempre fizera, mas o invés disso, jogou o limão no chão e bradou:

- Que foi que fizeram com esse infeliz? O bicho tá mais doce que garapa... Essa coisa não vai prestá....

Saiu dali dizendo um monte de palavras que nem fica bem colocar aqui e o pior não levou nenhum limãozinho sequer.

O limoeiro quase enlouquece:

- Não entendo essa gente, quando eu dava fruto azedo xingavam, diziam poucas e boas e colhiam tudo... agora que me tornei doce, como o mais puro mel, me xingam e não levam nada e olha que produzi cinco vezes mais. Como entender o ser humano? Eita bicho esquisito, sô!!!!!

***

O tempo foi passando, todas as frutas foram colhidas e vendidas no mercado, menos é claro, o limão doce, que viu seus frutos caírem um a um e apodrecerem no chão.

Foi aí que ele entendeu que o que fazia dele um limoeiro era justamente o azedume dos seus frutos... uma vez sendo doce, ele se tornava como a laranja lima, ou qualquer outra fruta ácida, por exemplo o abacaxi... mas para laranja era pequeno, portanto produzia pouco suco e para abacaxi lhe faltavam outros atributos.

Então jurou pra si mesmo e pra fada das frutas, a Frutina Sacarose, que nunca mais desejaria ser outra coisa a não ser o velho rabujento limão azedo.

Esperou pacientemente a próxima safra e nunca mais reclamou quando alguém vinha até ele tirava uma fruta dava uma bela mordida e dizia:

- Eita limãozinho azedo!!!!!!!

***

Moral da história:

Se somos assim por natureza não devemos mudar, pois corremos o risco de não sermos aceitos e acabar deixando apodrecer nossos frutos.

ou

Ame-se como você é e serás feliz... não ouça o que dizem de você, porque no fundo é desse jeito que te amam

***

Dedicado aos meus pimpolhos Clara, Anna, César e todas as crianças do mundo, nossos limãozinhos

(Edil Franci 2009)