Esta história começa com dois irmãozinhos, a Gabi e o Pedrinho...
Durante as férias de verão foram passear na casa de seus tios, ficava numa cidade muito bonita que tinha além de muito verde, uma praia maravilhosa.
Durante a noite escutaram um barulho que a princípio incomodava um pouquinho, mas depois acabou atiçando-lhes a curiosidade:
"_ Tio Zezinho que barulho é esse?" - perguntou Gabi a seu tio.
"_ Ah, Gabi! Este barulho que estamos ouvindo é o rock das cigarras, elas cantam assim durante a noite quando sabem que na manhã seguinte o sol virá com céu de brigadeiro."- respondeu-lhe o tio Zezinho.

Pobrezinha da menina, de repente imaginou um céu cheinho de brigadeiros com um monte de bichinhos cantando em cima deles.
"_ Mas tio Zezinho, quem é que vai fazer os brigadeiros pra cigarra cantar amanhã junto com o sol?"_ embaralhou-se toda Gabi.
"_ Não Gabi, céu de brigadeiro é quando o céu fica azulzinho, azulzinho, sem uma nuvem, e a cigarra cantarola assim de noite porque o sol vai aparecer junto com este céu bem azul, entendeu agora?" _ explicou melhor tio Zezinho.
"_Ah, titio. Agora sim eu entendi... "- respondeu Gabi.


No dia seguinte, mal acordou e viu pela janela aquele céu todinho azul (sem nenhum brigadeiro), e com o calor do sol.
Chamou seu irmão Pedrinho para irem até a praça que tinha ali por perto para verem o mar e brincarem de bola.
Lá chegando Pedrinho viu lá em cima da árvore uma cigarrinha que estava bem fraquinha, tinha cantado tanto a noite que não tinha mais forças para voar.
Pedrinho não hesitou e tratou de ir atrás de uma rede para pegá-la, mas Gabi não ficou nada feliz com esta ideia do Pedrinho e resolveu retrucar:
"_ Pedrinho nada disso, não é certo pegar a cigarrinha da árvore, se você pegá-la de lá, a noite ela não vai cantar e amanhã não vai ter céu de brigadeiro sem brigadeiro pro sol chegar!" - falou enfezada, Gabi.


Neste mesmo momento passava pela praça duas mulheres vendendo docinhos, o que despertou a atenção de Pedrinho e Gabi, correram até elas deixando a cigarra, a árvore, a rede e os brigadeiros para trás... Opa, peraí, os brigadeiros não, as duas mulheres quando abriram a caixinha de doces...
Tcharammmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
Tcharammmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
Bichos-de-pé, beijinhos e... Brigadeiros à vontade!!!


Nem é preciso dizer que doces foram os escolhidos, não é?
Depois de tanto ouvir falar de céu azul de brigadeiro pra lá, céu azul de brigadeiro pra cá, nem se lembraram mais do canto da cigarra.

Voltaram saltitantes para casa, correram contar pro titio Zezinho que o céu de brigadeiro terminou foi em suas barrigas!!!

E o céu de brigadeiro azul virou foi bocas e dedos lambuzados e coloridos de marrom!