"A BARATA BELA E O RATO TITO" De: Flávio Cavalcante

Contatos com o autor: (021). 3555-3228 - (021) 9722-9138

A BARATA BELA

E O

RATO TITO

PEÇA TEATRAL INFANTIL

DE

FLÁVIO CAVALCANTE

ROLL DOS PERSONÁGENS.

BARATA BELA

RATO TITO

EXTERMINADOR

BURRULINO

CACHORRÃO

GATÃO

SINÓPSE

No mundo encantado da criança, a imaginação flui de uma maneira fantástica; onde os objetos têm vida, os bichos falam e etc, etc e etc. Com o trabalho, A BARATA BELA E O RATO TITO, a criança vai viver um pouco desta fantasia, levando para o seu mundo encantado, estórias criadas pela sua própria imaginação. É a estória de uma Barata (Bela). muito esperta; mas que perde sua esperteza para um rato conhecido por Tito. Querendo acabar com ele, a Barata resolve contratar um Exterminador de ratos. Só que além de exterminar ratos o exterminador também extermina baratas. Não conseguindo o desejado, a Barata Bela resolve reatar com todos os seus antigos namorados como: O BURRO, O CACHORRO E O GATO, mas, só condição de eles capturarem o dito rato. Depois de ter conseguido o desejado e o rato já nas garras do Gato, a barata sente pena do rato, tirando-o daquele triste final.

“A BARATA BELA E O RATO TITO” é um trabalho feito com carinho para crianças de 0 a 100 anos ou mais...

(Flávio Cavalcante).

Cena escura, a sonoplastia libera um ronco exagerado, como que alguém está dormindo. A luz vai clareando gradativamente. Em cena está a barata Bela, deitada sobre um sofá, de sono solto, inquieta, com vestes de quem estava fazendo faxina na casa. Quando de repente, entra o rato Tito, pega um despertador, que se encontra em algum móvel e coloca de mansinho, perto do ouvido da barata. O relógio desperta e a barata cai do sofá e levanta rapidamente.

BARATA

(Com a vassoura na mão). Pode vir! Uma de esquerda... Uma de direita... E agora, tome na sua cabeça! (Bate com a vassoura no chão, despertando-a completamente. Transição). O que eu estou fazendo?! (Transição). Ah! O despertador perto de mim!? Hum... Isso é traquinagem daquele rato travessurento! Eu vou arrumar uma maneira, para acabar com essa rataria! (Anda pensativa). Deixe-me ver o que eu vou fazer... (Transição). Já sei! Vou telefonar agora mesmo para o exterminador de ratos! (Pega o telefone e disca o número). 5... 5...5...5...(Pausa)... Alô! É o rato?! Quer dizer... É o exterminador de ratos?! (Transição). O que?! E de baratas também?! (Transição). Tá certo! Eu disquei o número errado!(Desliga o telefone. Anda pensativa, acompanhada de uma música. (Transição). Já sei! Vou botar uma ratoeira! Como eu não pensei nisso antes?! Vou busca-la agora mesmo! (Sai de cena apressadamente. O rato Tito nesse instante vai à mesa e pega um prato de bolo e a barata vê. Ela vem trazendo a ratoeira armada). Deixe meu bolo aí , seu rato irritante! (A ratoeira desarma na mão da barata, dá qual ela dá um grito aterrorizante). Aiiii... Quase arrancou o meu dedo, seu desgraçado! Vou ligar para o exterminador novamente! (Disca o número)...5...5...5...5...(Transição). Alô! É o exterminador de ratos? Você já falou que é de baratas também, seu idiota!...(Transição). Quem está falando!?... Eu sou ninguém... Quer dizer... (Transição com raiva). Deixe de muitas perguntas e venha logo pegar esse rato, que está me atormentando o juízo! Quem está falando?! De novo?! Você não acha, que está abusando de uma dama frágil, com uma beleza fora do normal?! Meu nome é Bela! Venha depressa! Eu moro no beco do açúcar, na esquina do chocolate caramelizado com flocos crocantes... (Desliga o telefone). Você agora vai ver, seu ratinho pestinha... (Transição). Ah! Ele também mata baratas! (Transição). Eu vou colocar um disfarce e ele vai ficar pensando, que eu sou uma dama e não uma barata! Primeiro vou colocar este laço de fitas amarelas, este brinco... E etc, etc, e etc... (Transição com a platéia). E vocês, seu pestinhas, não vão dizer exatamente nada pra ele, que eu sou uma barata, ouviram?! (Entra um musical, só o ritmo).

I

(Falado). Vejam só como estou bela!

Eu estou bem disfarçada?

Como estou de fita amarela?

Se não gostou, não diga nada...

(Entra a introdução da música).

II

(Cantado). Eu vou enganar o malandro

Assim que ele chegar

Se eu não conseguir, eu me dano

E o rato é quem vai pagar

III

Ratoeira eu não vou armar

Quase morri de medo

Quando o rato eu fui pegar

Quase arranquei o meu dedo

IV

Eu sou uma barata travessa

Bela é o nome que eu ganhei

Eu sempre fui muito esperta

Antes, que aqui cheguei

V

Por causa desse pestinha

Capeta travesso e maldito

Perdi a minha moedinha

Pra um rato chamado Tito

VI

Ai que raiva desse rato

Cada vez me deixa louca

Vou chuta-lo com meu sapato

Gritando até ficar rouca... (A barata começa a gritar e o rato observando de sua toca, solta uma gostosa gargalhada).

BARATA

Por que você está rindo, seu rato sujo?!

RATO

Você está ridícula! Que fitas horrorosas!

BARATA

(Com raiva). Você saia daqui, que eu vou lhe dar uma vassourada! (Transição)... Ah! E trate de devolver a minha moeda, seu rato feio e sem graça! É a minha moeda da sorte! Afinal, eu preciso me casar!

RATO

Nunca! Você a perdeu para mim! Você quer ser sabichona e, no entanto, não passa de uma barata derrotada! Quimm... Quim...Quim...

BARATA

Não faça esse barulho, que os meus ouvidos doem!

RATO

Quim... Quim... Quim...

BARATA

Você quer parar, Tito?!

RATO

Não! (Acena para a platéia). Quim... Quim... Quim...

BARATA

(Gritando). Pára com essa gritaria, que dói os nervos da minha espinha dorsal!

RATO

Eu não sabia que era o seu ponto fraco! (Acena novamente para a platéia). Quim... quim... quim...

BARATA

Você já passou da conta! (Pega a vassoura).

RATO

(Correndo em cena e a Barata atrás. Acenando para a platéia). Quim... quim... quim...

BARATA

(Dá uma vassourada). Tome, pra você aprender, seu rato sem graça!

RATO

Olhe! Cuidado com essa vassoura, que ela pode me machucar!

BARATA

Então pare com isso! (Campainha toca)... É ele! Você agora vai ver o que é bom pra tosse! (Dá uma ajeitada na fita).

RATO

Não abra esta porta!

BARATA

Ah! Você está com medo!?

RATO

Eu devolvo a sua moeda de volta!

BARATA

Agora é tarde! Já chamei o exterminador de ratos! Salve a sua pele!

RATO

Eu vou me mandar daqui! (Entra na toca e a barata abre a porta).

EXTERMINADOR

(Entra apressadamente). Onde está o rato?! Diga-me, onde está o rato?! Fale de uma vez por todas... Onde está o rato?

BARATA

Por que está tão eufórico, seu exterminador?

EXTERMINADOR

Hein?! Eu estou eufórico!? (Transição). Dona Bela, a senhora está precisando usar óculos! (Transição). Onde ele está?!

BARATA

Ele quem, seu exterminador?

EXTERMINADOR

Ora, dona Bela! O rato!

BARATA

O Tito?!

EXTERMINADOR

Não sei, dona Bela... Eu quero o rato... Ou o Tito... Desde que o Tito seja o rato...

BARATA

Mas o Tito é o rato... E o rato é o Tito!

EXTERMINADOR

Ah... Eu já imaginava isso! O Tito é irmão do rato e o rato é irmão do Tito!

BARATA

É claro...

EXTERMINADOR

Que sim!?

BARATA

Que não, seu burro!

EXTERMINADOR

Deixa pra lá! Mas onde está o dito rato?!

BARATA

Se eu soubesse, não teria telefonado para você!

EXTERMINADOR

Quem sabe!?...(Transição)... Mas vamos ao trabalho!

BARATA

Espere aí!

EXTERMINADOR

Esperar o que, dona Bela?! (Transição). Espere aí, digo eu! (Arrodeando a barata). Que fitas horrorosas!

BARATA

É para espantar o Tito!

EXTERMINADOR

E estas antenas?! (Olhando com uma lupa).

BARATA

Foi uma fantasia do carnaval do ano passado!

EXTERMINADOR

Também são horrorosas!

BARATA

Também tudo pra você é horroroso é horrorosa!

EXTERMINADOR

E estas asas?! Também faz parte da fantasia?

BARATA

Espere aí! Eu lhe chamei aqui, foi para pegar o rato; não foi para fazer perguntas a respeito da minha beleza!

EXTERMINADOR

Não sei o porquê; mas a senhora me deixou com uma pulga atrás da orelha!

BARATA

(Pega um espanador). Ah, com um espanadorzinho, ela sai num instantinho...(Espana o exterminador).

EXTERMINADOR

Pare com isso... Eu tenho cócegas... Eu já disse, que a senhora pare com isso! (A panela de pressão apita).

BARATA

A minha comida tá queimando! Já volto. (Sai de cena e o Exterminador fica procurando com uma lupa e de repente, o rato entra e o espera. O Exterminador topa no rato e vai levantando a lupa até o rosto do rato. Transição escandalosamente)... É um rato! Eu vi um rato! (Sobe numa cadeira). Dona Bela, pelo amor de Deus, eu vi um rato!

RATO

(Acena para a platéia). Quim... quim... quim...

BARATA

(Entra apavorada). O que está acontecendo aqui?! Que gritos são estes?!

EXTERMINADOR

É o rato!

BARATA

Mas quem está gritando, é o senhor, seu exterminador!

EXTERMINADOR

(Apavorado). É claro, que sim... Eu vi um rato! É um rato desse tamanho... (Abre os braços). Pode acreditar que eu vi! Eu juro que vi...

BARATA

O senhor não é caçador de ratos?! Como tem medo de ratos?!

EXTERMINADOR

Eu os odeio! Eu confesso que sou novo na profissão!

BARATA

Ah, então tá explicado!

EXTERMINADOR

Mas não diga nada; se não, eu acabo perdendo o meu emprego!

BARATA

Eu vou lhe ajudar a pegar este rato! Pegue aquela ratoeira! (Aponta para a ratoeira e o exterminador vai pegar). Cuidado que tem ratoeiras armadas por aí!

EXTERMINADOR

Onde?! (A ratoeira desarma na mão do exterminador. Dá um grito aterrorizante). Aiii... Tá doendo! Ai, meu dedinho maravilhoso! Socorro! Faça alguma coisa, dona Bela!

BARATA

E eu vou fazer o que?

EXTERMINADOR

Ora, tirar essa maldita ratoeira do meu dedo! (A barata ajuda o exterminador a tirar a ratoeira)... Ai, que alívio!(Entra o rato e acena para a platéia).

RATO

Quim... quim... quim...

EXTERMINADOR

Que barulho é este?

BARATA

É o rato Tito...

EXTERMINADOR

(Apavorado, pula nos braços da barata). Meu Deus! Me acuda, pelo amor de Deus...

BARATA

Saia de cima de mim, seu verme sujo! (Entra novamente o rato).

EXTERMINADOR

Lá vem ele! Saia daqui, rato feio!

RATO

Quim... quim... quim... Eu vou te pegar! (Avança).

EXTERMINADOR

(Sobe rapidamente numa cadeira).

BARATA

(Pega a vassoura). Tome aqui, seu rato, pra você aprender! Tome mais isso... E isso...

EXTERMINADOR

Bate nele, bate!

BARATA

Ajude-me aqui, seu exterminador medroso!

EXTERMINADOR

Com esse rato aí por perto, nunca! Eu tenho pavor de ratos...

BARATA

E de baratas?! O senhor também tem medo?!

EXTERMINADOR

Aí, é que eu tenho mesmo! Além de elas serem apavorantes, todas são voadoras!

BARATA

Pois você não serve para mim!

EXTERMINADOR

Mas é claro, que eu não sirvo! Eu sou casado e...

BARATA

Não é por causa disso, seu idiota!

EXTERMINADOR

E é por que então, dona Bela?

BARATA

Você acabou de dizer, que tem medo de ratos...

EXTERMINADOR

E de barata também... Mas por que a senhora tá falando tudo isso?!

BARATA

(Tira a fita da cabeça). Por que eu sou uma barata!

EXTERMINADOR

(Apavorado). Afaste-se de mim!

BARATA

Tá com medo, seu exterminador?! (A barata vai se aproximando).

EXTERMINADOR

Eu vou gritar, viu?!

BARATA

Faça o que você quiser... (Transição. Avança). Peguei...

EXTERMINADOR

Sai, barata! Ai, meu Deus! O que é que eu vou fazer?!

RATO

(Passa de um lado para o outro). Quim... quim... quim...

EXTERMINADOR

Lá vem ele de novo! Eu não gosto de baratas, eu não gosto de ratos! Eu odeio baratas... Eu odeio ratos! Uma barata ainda dá pra suportar, mas um rato, é impossível! Socorro... Me acuda, pelo amor de Deus...

RATO

(Passa de volta correndo com algum objeto). Quim... quim... quim...

BARATA

(Corre atrás). Desgraçado! Você roubou o meu... É... (Transição). Deixa pra lá! Um dia eu te pego!

EXTERMINADOR

Deixe ele pra lá! Quanto mais distante ele tiver de mim, eu acho bom demais!

BARATA

Eu chamei você para ajudar e você só está atrapalhando tudo! (Vai se aproximando).

EXTERMINADOR

Também não venha pra perto de mim não, que você não é nada boa!

BARATA

Eu não sou o que?!

EXTERMINADOR

Ai, meu Deus; será que eu falei alguma coisa errada?! (Transição). Faz de conta, que eu não falei nada, tá?!

BARATA

Mas eu ouvi o que você falou!

EXTERMINADOR

Foi?! Então eu estou perdido!

BARATA

É por causa disso, que eu estou com raiva, muita raiva!

EXTERMINADOR

Não fique não; pelo amor de Deus!

BARATA

Mas eu já estou com muita raiva! E quando eu fico com muita raiva, à vontade que eu tenho, é muita vontade de quebrar o cabo da minha vassoura, na cabeça de quem me fez a raiva! (Avança).

EXTERMINADOR

E quem lhe fez a raiva... Por acaso... Fui eu?!

BARATA

Isso mesmo...

EXTERMINADOR

Ai, meu Deus do céu! Ela vai bater em mim com a vassoura...

BARATA

(Corre atrás dele). Fique parado aí, seu exterminador de uma meia tigela! Eu quero acertar na sua cabeça!

EXTERMINADOR

Você não vale nada!

BARATA

Não valho mesmo não, seu idiota! Eu sou uma barata!

EXTERMINADOR

(Apavorado). Saia da minha frente, que eu vou embora!

BARATA

Só depois, que eu acertar a vassoura na sua cabeça!

EXTERMINADOR

Ai, meu Deus! A barata ficou doida de vez! (O rato Tito atravessa de um lado para o outro).

RATO

Quim... quim... quim...

EXTERMINADOR

O rato de novo?! Socorro, saia da minha frente, que eu vou passar!

RATO

(Sem entrar em cena). Quim... quim...quim...

EXTERMINADOR

Dessa vez, ele vai me pegar! Socorro... Socorro... (Sai de cena alucinado, gritando aterrorizado, deixando em cena a bolsa. O rato atravessa novamente).

BARATA

(Roda a vassoura para bater no Tito). Tome aqui, seu rato!

RATO

Quim... quim... quim...

BARATA

(Com raiva). Aiii... Esse rato está me deixando louca! (Transição). Mas é claro! O Exterminador deixou a bolsa dele! Eu vou dar uma olhadinha, para ver se tem alguma coisa de interessante, que acabe de uma vez por todas, com esse rato! (Procura). Achei! (Puxa de dentro da bolsa, uma caixa de veneno para rato. Transição. Lendo). Veneno para ratos e outros insetos... Mata, seca e não deixa mau cheiro... (Transição)... O que quer dizer... Outros insetos?! Será que barata é inseto !? Não, barata não é inseto! ... Ou é?! ...(Pergunta para a platéia). Barata é inseto? Então isso aqui não vai me servir. (Transição). Espere aí! Eu só vou morrer, se eu comer o veneno! Mas é claro, que eu não vou nem cheirar! (Transição). Eu vou colocar um pouco em um prato e fico bem de longe, só para ver aquele pestinha, morrer e ficar seco, assim oh!!!(Faz a caricatura).(Coloca o veneno num prato e vai em direção à toca do rato). Tito... Titinho... (Com a platéia)... Ajudem-me a chamar o Tito! ... (Se eles ajudarem, ótimo. Agora, se não ajudarem). Podem deixar que eu mesma chamo! Tito... Titinho... Huuuu... Titinho... (O rato sai rapidamente da toca e esbarra no prato, espalhando o veneno e passa de um lado para o outro)...

RATO

Quim... quim... quim... Ela pensa que eu vou cair nessa! (Pára e dá língua para a barata). Húuu, barata horrorosa!

BARATA

Eu sou o que, seu pestinha?

RATO

(Acena para a platéia). Horrorosa!

BARATA

Ai, que raiva! Vou dar uma vassourada nesse rato! (O Telefone toca). Quem será?! (Transição com raiva). Será possível que nem um rato eu posso pegar sossegada?! (Atende ao telefone gritando). Alô!(Transição amável). Alô! Ah... É você, elefante Balbino?! Hein!? Hein?! Hen?! Você quer casar comigo, é?! Mas a gente já terminou o nosso namoro, já faz muito tempo! Todos os meus antigos namorados são apaixonados por mim ainda! (Pausa. Transição). Tá bom, eu aceito casar com você! Agora tem uma condição! Você me ajuda a pegar um rato que tá me atormentando o juízo... (A sonoplastia libera uma pancada bem forte e um som, com quem a ligação caiu). (Transição com raiva). Que falta de educação! Ele bateu o telefone na minha cara!

RATO

Elefantes têm medo de ratos! Quim... quim... quim...

BARATA

Pare com este chiado!

RATO

(Acena para a platéia) Quim... quim... quim...

BARATA

Como eu não posso lhe pegar sozinha, esse telefonema que eu recebi, me deu uma ótima idéia! Eu vou discar para o meu ex-namorado... O Burrulino! (Pega o telefone). 5... 5...5...5... (Transição). Alô! Burrulinôôô... Eu quero me casar você! (Transição). Jura, que você quer casar comigo também!? (Transição). O que eu tenho para oferecer?! (Colocando a mão no fone). Mas é interesseiro! Já vi que de burro, ele não tem nada! Hein?! O que você quer mais?! Casa, comida, roupa lavada e de quebra, uma barata assanhada! (Transição). Ah, então você aceita!? Como você é interesseiro, vigarista e inconveniente! Vai ter que pegar um rato, que tá na minha casa e me dar de presente! (Transição). Já está vindo pra cá?!... (O rato mexe com a barata). Saia daqui, seu desgraçado! (Transição). Não! Eu estou falando com o rato! (Transição). Venha de pressa, amôôô... (Desliga o telefone). Saia de perto de mim, seu pestinha ambulante! (A campainha toca. Transição). É ele!(A barata coloca a fita na cabeça). Quem quer casar com a dona baratinha... Bela, bonita e lindinha...(Abre a porta). Oiééé...

BURRO

Amôôô! (Fala perto da barata).

BARATA

(Colocando a mão no nariz). Nossa! Que coisa mais fedorenta!

BURRO

O quêêê?!

BARATA

Não fale mais nada, Burrulino! Vá escovar os dentes...

BURRO

Mas eu não gosto de escovar os dentes! Dói nas gengivas!

BARATA

Então, eu não quero mais casar com você!

BURRO

Amôôôzinho! Por quêêê?!

BARATA

Se você disser mais uma palavra, eu vou acabar vomitando! (Transição). Eu vou pegar uma escova! (Sai de cena e volta com uma escova exageradamente grande).

BURRO

Você não acha que esta escova, é pequena demais para a minha boca não?!

BARATA

Deixe de falar besteira e vamos ao que interessa! Escovar os dentes! (Bota as mãos para trás, segurando a escova. Nesse instante, o rato Tito entra com uma enorme caixa de pimenta, mostra para a platéia e coloca na escova, sem que a barata perceba). Abra a boca, Burrulino...

BURRO

Nana, nani, nanão...

BARATA

Você vai abrir a boca, seu burro fedorento!

BURRO

Eu já disse, nana, nani, nanão...

BARATA

Olhe o rato...

BURRO

(Relincha). Uiiiii... (Mostra os dentes e a barata aproveita o relincho para escovar os dentes do burrulino).(Daí entra um musical).

(CANTADO).

(Refrão)

I

Lava, lava, lava escovinha

Pra essa boca ficar limpinha

Lava, lava, lava escovinha

Para ficar, igual a minha

II

Uma boca fedorenta

Tem que os dentes escovar

Pra perto dos amiguinhos

A gente poder falar

Se quiser escovar mais

De três vezes ao dia

Peça ajuda ao seu pai

Ou então a sua tia... (REFRÃO).

III

Uma boca bem lavada

Dá vontade de beijar

Mas se não tiver lavada

Dá até pra vomitar

Bote pasta na escova

Que não dói e não faz mal

Uma vez talvez resolva... (Pausa no musical).(Falado).Dentes brilhantes é bonito... E é legal... (Brack final).

BURRO

Uiiii, tá queimando! Tá queimando! (O rato passa de um lado para o outro com a caixa de pimenta).

RATO

Quim... quim... quim...

BURRO

Eu quero água... Eu quero água... Tá queimando... Tá queimando...

BARATA

Espere aí, que eu vou buscar! (Sai de cena rapidamente e o Burrulino fica relinchando. Daí entra a barata com um balde e faz menção que vai molhar a platéia. Dentro do balde tem um monte de papel picado).

RATO

(Aparece em cena). A barata Bela pegou a mesma mania do Burrulino! (Sai de cena apressadamente para a outra toca). Quim... quim... quim...

BARATA

O que foi que você falou, seu rato irritante?! Você me chamou de burra!?

BURRO

Cadê a água que eu lhe pedi?!

BARATA

Você não viu, que eu a joguei no lixo, seu burro?! (Transição). E quer saber de uma coisa? Eu não quero mais casar com você!

BURRO

Nem eu pegando o rato?

BARATA

Nem você trazendo ele, assado e torrado na brasa!

BURRO

Pois eu vou embora daqui! Eu vou dizer pra mamãe Burrulina, Viu?!

BARATA

Você vá dizer pra quem você quiser! (O rato atravessa para a outra toca).

RATO

Burro chorão... quim... quim... quim...

BURRO

Saia daqui, seu rato chato! (Cai em prantos). Eu vou dizer a minha mãe... (Sai de cena em prantos).

BARATA

Mas é cada marido que eu arrumo! (Transição). Ah, como eu não pensei nisso antes! O meu ex-namorado... O cachorrão... (Transição)...Mas eu vou ter um probleminha! As pulgas... Eu não vou ter ciúmes, é claro! Apesar de elas não deixar ele um só segundo! Ele no instante vai pegar esse rato. Ele é muito rápido! Vou telefonar para ele, agora mesmo! (Pega o telefone) 5... 5 ...5 ...5 ...(Pausa). Alô! É o cachorrão?! (Transição com raiva). Ah! É a pulga?! Perua... Eu quero falar com o cachorrão... (Transição com a platéia). Mas que pulguinha mais chata! (Pausa, transição amável). Alô! Cachorrão, bonitão, gostosão! Sou eu, sua ex-namorada, a bonitona, a charmosa, a bela, a barata Bela... (Transição). Que barata?! (Transição). Ora, seu pulguento fedorento; eu estou falando da mais bela de todas as baratas que existem! (Transição). Ah, você agora lembra? (Transição). Sabe o que é, cachorrão?! Eu sei que a gente terminou, por causa dessas pulgas horrorosas, mas eu estou telefonando para a gente voltar a namorar! (Transição). Se eu ainda gosto de você?! Você sabe, que eu gosto! (Transição alegre). Ah, você aceita?! Então venha aqui na minha casa, me ajudar a pegar um rato, que está me atormentando o juízo! (Transição alegre). Jura, que você vem?! Eu estou esperando! (Desliga o telefone). Desta vez, esse rato não me escapa! (O rato surge da platéia).

RATO

Hei, barata assanhada!

BARATA

Quem está me chamando?

RATO

Sou eu, o Tito!

BARATA

Só podia ser você! Dessa vez você não me escapa!

RATO

Escapar de quem, sua desbotada?!

BARATA

Do meu ex-namorado, o cachorrão...

RATO

(Acenando para a platéia). Quim... quim... quim...

BARATA

Pare com isso! Tito, desta vez você acabou com os meus nervos... (A campainha toca).

RATO

Eu vou dar o fora daqui! (Acena novamente para a platéia). Quim... quim... quim...

BARATA

Espero que dessa vez, eu consiga pegar esse rato! (Abre a porta).

CACHORRO

Olá, Bela!(Transição)... Hum... Estas fitas amarelas ficaram bem em você!

BARATA

Você acha mesmo, que ficou bem em mim?!

CACHORRO

Bem mal! Faltou um toque feminino!

BARATA

Ai, que raiva!

CACHORRO

Não precisa ficar com raiva! Eu só estou falando a verdade! (Transição).(Se coça). Ai, essas pulgas não me deixa sossegado...

BARATA

Deixe de tá se coçando, e vá pegar logo esse rato!

CACHORRO

Que rato?

BARATA

O Tito! Tenha cuidado, que ele é muito esperto!

CACHORRO

Mais do que eu duvido!(Entra o Tito correndo, faz cócegas no cachorro, o qual late exagerado). Auuuuu, auu, au...

RATO

Quim... quim... quim...

CACHORRO

Ufa!

BARATA

Você deixou o rato fugir, seu rabugento!

CACHORRO

Ele fez cócegas em mim!

BARATA

Não quero saber o que ele fez! Eu quero esse rato fora da minha casa!

CACHORRO

É pra já, minha querida e adorada Bela! (Vai à toca)... Rato... ratinho... ratinho Tito...

RATO

(Sem aparecer). O que você que comigo?

CACHORRO

Eu quero que você deixe a Bela em paz!

RATO

Nunca!

CACHORRO

(Rosna como quem está com raiva). Tito, você está me deixando cada vez mais nervoso! (Rosna novamente).

BARATA

Isso, cachorrão! Continua vai! Continua! Este rato precisa aprender uma lição! (O rato Tito trás uma ratoeira armada, e desarma no rabo do cachorro).

CACHORRO

(Late escandalosamente). Iauiiiiuuuu... Au, au, au... (Rosna). Esse pestinha quase arrancou o meu rabo, Bela!

RATO

(Atravessa de um lado para o outro). Quim... Quim... Quim...

CACHORRO

Não se preocupe, minha doce e adorada... Bela...

BARATA

Eu não quero saber de agrado, cachorrão! Eu quero o Tito, agora!

CACHORRO

Au, au, au...! Mas ele não quer sair...

BARATA

Então sai você!(Empurra o cachorrão).

CACHORRO

Espere um pouco, meu amor! ...

BARATA

Ou o rato... ou... rua...

CACHORRO

Tá bom, tá bom...

BARATA

Então você vai pegar o rato para mim?!

CACHORRO

Claro! Au, au, au,...

BARATA

Então, o que você está esperando?

CACHORRO

Vou testar o meu faro na toca do rato!(Cheirando a toca e a barata sempre atrás do cachorrão).

BARATA

Está sentindo alguma coisa?

CACHORRO

(Se assusta). Au, au, au... Quer me matar de susto, Bela?

RATO

(Entra rapidamente e dá uma dentada no cachorro).

CACHORRO

(Escandalosamente). ainhei... ainhei... ainhei...Au, au, au... Vou pega-lo!(Avança, mas o rato entra na toca).

RATO

Quim... quim... quim...

BARATA

Eu estou vendo, que para mim, você não vai servir!

CACHORRO

Tenha calma, querida Bela! Eu vou fazer um truque! Desta vez, ele não escapa...

BARATA

Espero que dessa vez dê certo!

CACHORRO

É claro, que vai dar! Eu vou esticar um cordão, amarrado num pedaço de queijo! O rato vem pegar o queijo e a gente o segura!

BARATA

Boa idéia, cachorrão!

CACHORRÃO

Vamos fazer isso agora!(Pega o cordão e o queijo).

BARATA

Vai ser moleza!(Com a platéia). Fiquem calados!

CACHORRO

Se eles não ficarem calados, eu vou morder um por um! ...

BARATA

Vamos, cachorrão! Espalhe o cordão no salão, depressa!

CACHORRO

(Se coça)... Já vou, Belinha, já vou! ... Essas pulgas não me deixam em paz!

BARATA

O Tito não pode ver a gente preparando essa armadilha!

CACHORRO

Ele não vai ver nada, pode ficar tranqüila!(Espalha o cordão no salão. Transição). Tudo pronto! A gente agora se esconde e espera!

BARATA

Segure bem o cordão, que ele vem aí!(O Tito entra com uma enorme tesoura e corta o cordão e daí, sai correndo, zombando do cachorrão).

CACHORRO

Como ele fez aquilo?!

BARATA

(Pega no pescoço do cachorro e o cachorro fica rosnando). Você deixou o rato fugir, seu cachorro vira lata! ...

CACHORRO

Não faça isso, Belinha! As pulgas vão ficar agitadas!

BARATA

Eu quero lá saber, daquelas pulgas antipáticas?!

CACHORRO

Solte o meu pescoço, Belinha! Desse jeito, você acabar me estrangulando... (A barata solta e o cachorro fica se coçando). Tá vendo, o que você fez!? As pulgas estão me mordendo!

BARATA

Ora, cachorrão! Dê uma dentadinha nelas também!(O cachorro dá uma dentada no próprio braço).

CACHORRO

(Late exagerado). Uauuuu, au, au, au...(Entra o rato correndo).

RATO

Quim... quim... quim...

CACHORRO

Dessa vez eu pego!

BARATA

Como você vai pegar o Tito, se ele entrou na toca?

CACHORRO

Pelo faro, minha Bela!

BARATA

De novo!? Cachorrão, você já passou da conta! Eu não quero mais casar com você...

CACHORRO

Não faça isso comigo, minha barata Bela!

BARATA

Você não serve para mim! O rato é mais esperto que você!

CACHORRO

(Rosando baixinho). Aimmm, aimmm, aimmm...(Lambe a barata).

BARATA

Você está me cuspindo, cachorrão! Fora da minha casa!

CACHORRO

(Bota a língua para fora como quem está cansado).

BARATA

(Com raiva). Fora da minha casa!(O cachorro sai gritando).

CACHORRO

Ganhei... ganhei... ganhei ...(Entra em cena o rato Tito alegre).

RATO

Quim... quim... Quim...

BARATA

Não vá se alegrando, seu ratinho infernizante! Ainda resta um. Desse, eu tenho certeza que você não vai escapar...(Vai ao telefone)... 5... 5...5...5...(Pausa).(Transição). Alô... Gatão maravilhoso... Você quer casar com uma barata, que tem fitas amarelas na cabeça?!(Transição). Miau, pra você também!(Transição). Isso mesmo; eu sou a barata Bela! Sua ex-namorada!(Transição). O que?!É claro, que eu quero me casar com você! Agora; tem um probleminha! Ora, Gatão! Vai ser até um banquete para você! É um rato chamado Tito! Este rato ainda vai acabar com os meus nervos!Venha pra cá depressa! ... Miau, pra você também...(Desliga o telefone). Se desta vez, se eu não conseguir expulsar este rato da minha casa, eu não quero me casar com mais ninguém!(Entra em cena o rato Tito).

RATO

Quim ... quim ... quim...

BARATA

Você vai ter uma surpresa!

RATO

Eu gosto de surpresas!

BARATA

Você nunca mais vai atormentar a minha vida!(A campainha toca).

RATO

Qual vai ser o próximo?! Eu vou me mandar daqui!(Sai de cena).

BARATA

(Abre a porta)... Gatão! ...

GATO

Maiuuuu...

BARATA

Uau, que músculos! Com a mansidão que você anda, eu duvido, que você pegue aquele rato atrevido!

GATO

Quando eu botar o olho nele, eu duvido que ele escape!(Entra o musical).

(CANTADO).

I

Um gato como eu alegre e bonitão

Tem cara de otário mais é um espertalhão

Ando de mansinho quando vou pegar

Um rato atrevido não vai me escapar

REFRÃO

Eu sou feroz, eu sou feroz...

Com a minha voz, bicho, eu sou feroz...

II

Pra ajudar a Bela eu saí correndo

Roubar seu coração ainda estou tremendo

Eu sou feroz... Miauuu sou mesmo assim

Eu gosto dela e a bela gosta de mim

III

Ela é uma barata espetacular

Bela é o nome dela, mandou me chamar

Vou pegar o rato pra lhe conquistar

Estou na cola dela e é pra namorar...

Oh, miau eu não vou deixar

Eu não vou deixar

Com as minhas garras ele não vai me escapar...

BARATA

Pôxa, que coragem!

GATO

Minha amada! Miauuu! Se para conquistar seu coração, eu tenho que pegar o rato pra você, não se preocupe! Além de pegar esse pirralho, eu vou mastiga-lo com as minhas presas afiadas...

BARATA

Não precisa violência! Só o fato de você expulsar o Tito da minha casa, já é uma grande coisa! ...

GATO

...Mas o gato que preza seu nome, não suporta pegar um rato, sem dar uma boa mordidinha!

BARATA

Mas eu não quero que seja desse jeito!

GATO

Tá bom, fofura! Se você não quer, eu não faço! Mas só por sua causa, minha barata adorável! ...

BARATA

Obrigada! Você é muito romântico!(O rato entra correndo).

RATO

Quim ... quim ... Quim...

GATO

(Avança). Peguei!(O rato escapa). Ele escapou! Mas da próxima vez, eu seguro!

BARATA

Ihhh, já não começou bem...

GATO

Eu vou me esconder! Eu gosto de pegar à traição!

BARATA

Este rato, não é tão besta quanto se parece, Gatão!

GATO

Não se preocupe! Não é o primeiro, que eu pego!

BARATA

Então, qual vai ser o próximo passo?

GATO

Ora, minha barata encantada! Miauuu... A melhor maneira para se pegar um rato travesso, é colocando uma armadilha! ...

BARATA

Mas eu já coloquei... Uma ratoeira...

GATO

Miauuu... E qual foi o resultado?!

BARATA

Ela desarmou...

GATO

... No rato ?! ... Miau...

BARATA

Em meu dedo, seu idiota! ...

GATO

(Solta uma gargalhada).

BARATA

(A barata fica séria até o gato descabrear)... Não achei graça nenhuma! Você vai pegar o rato, ou não vai?!

GATO

Já que a ratoeira não resolveu, eu vou ter que pegá-lo, é com as minhas garras mesmo!(Transição). Ah! É pena eu ter que cegar as minhas garras ! Gastei uma boa grana na manicura , miauuu ...

BARATA

E isso é hora de pensar em manicura, gatão?!

GATO

Desculpe, minha adorável Bela! Mas é a minha vaidade! ... Miauuu...(Transição). Diga-me uma coisa, Bela! Você tem aí, um pedaço de queijo?!

BARATA

Pra que você quer um pedaço de queijo?

GATO

Você não quer o rato?!

BARATA

Então eu vou pegar!(Sai de cena e entra rapidamente). Tá aqui, Gatão!

GATO

Miauuu coloque no centro da casa! ...

BARATA

Ele vai pegar e vai embora!

GATO

Faça o que eu estou mandando! Afinal de contas, nenhum rato é mais esperto que eu! ...(A Bela coloca o queijo no centro da casa). Pronto! Agora vamos nos esconder! Ele vem pegar o queijo, assim que sentir o cheiro! ...

BARATA

E daí, Gatão?!

GATO

Miauuu... Daí, eu entro em ação, minha Bela!

BARATA

Então vamos!(Ficam escondidos. Daí, o Tito vem entrando, sentindo o cheiro de queijo, mas ainda não percebeu. Vai à platéia).

RATO

Quim... Quim... Quim...(Transição). Hum... Que cheiro gostoso! E é de queijo e não está muito longe!...(Com a platéia). Vocês estão sentindo algum cheiro de queijo?! (Se alguma criança insinuar a presença do gato, o rato fica negando todo o tempo). Eu vou fazer assim... Vou até lá bem devagarzinho, pego o queijo e saio correndo! Psiu... Silêncio... Deixe-me ver onde está o queijo...(Olha para o palco)... Achei! Eu sabia que não estava muito longe! A gente vai tentar enganar ele! ...(Vai devagar, se aproxima do queijo e fica cheirando o mesmo. O Gato vem de mansinho por trás do rato, em posição de ataque. Se a criança reagir, o Gato volta para onde estava e o rato tenta convencer, que não tem ninguém ali. Agora; se a criança não reagir, o ataque é de imediato).

GATO

Peguei...

RATO

(Desesperado). Quim ... Quim... Quim...

GATO

Miauuu! Bela, olhe aqui o Tito!

BARATA

Viva! Viva! Muito bem, Gatão! Dê-me ele pra cá!

GATO

Desculpa-me, minha adorável Bela! Miauuu... Eu não posso entrega-lo para você!

BARATA

Não foi esse o trato que a gente fez, Gatão!

GATO

É a lei da sobrevivência! Eu me sentiria desmoralizado!

RATO

Socorro, socorro... quim ... quim ... quim ...

GATO

Olhe como ele está tenso! Está com o coração em tempo de pular pela boca!

BARATA

Ele está assustado, Gatão!

GATO

Eu adoro morder um ratinho, assustadinho! ...

RATO

Quem me ajuda?! Quem me ajuda?!

BARATA

Gatão, pensando melhor, eu não quero mais o Tito fora da minha casa! ...

GATO

Agora é tarde!

BARATA

(Com raiva).O que?!

GATO

Isso mesmo, que você ouviu! Agora é tarde!

BARATA

Eu não quero mais casar com você!

GATO

Não tem problema nenhum! Miauuu...

BARATA

(Avança). Solte o Tito, seu peludo horroroso!

GATO

Saia daqui, Bela; se não eu vou lhe arranho você com as minhas garras afiadas!

BARATA

Ah! Você quer me arranhar, é?! Espere aí!(Sai de cena e volta rapidamente com a vassoura. Nesse instante, o gato abre a bocarra para morder o rato. Quando de repente). Tome, seu gato sem vergonha!(Dá uma vassourada no gato e o Tito corre para a toca. O gato corre para a platéia). Fora da minha casa, seu gato feio!

GATO

Se acalme, minha Bela!

BARATA

Se acalme!? Você quase matou um ratinho indefeso! Tome mais uma vassourada...

GATO

Miauuuu... Eu vou embora daqui!

BARATA

Tome mais uma...

GATO

Miaaaauuuu...(Sai de cena correndo).

BARATA

Vamos dar uma vaia nele!(Todos)... húuuu... (Transição). Agora; onde está o Tito?(Com a platéia). Vamos chamar o Tito?!(Chama o Tito)... Tito... Tito...

RATO

(Atravessa de um lado para o outro). Quim ... quim ... quim ...

BARATA

Vamos chamar mais uma vez! ... Tito... Tito...

RATO

O que é que você quer comigo?!

BARATA

Eu quero ser sua amiga!

RATO

(Entra em cena desconfiado e pergunta para a platéia). É verdade, meus amiguinhos?! Ela quer ser minha amiga, é?!

BARATA

Me dê um abraço, Tito!

RATO

Se é assim!...(Corre para os braços da barata)... Quim ... quim ... quim ...(Se abraçam; o rato corre e vai buscar tudo que ele pegou da barata e devolve para ela e daí, entra o musical final).

(CANTADO).

I

A barata diz que tem, doze fitas amarelas

É mentira da barata, que eu emprestei pra ela

Qua, qua, qua, qui, qui, qui,

Que eu emprestei pra ela (Bis).

II

A barata diz que vai, para o Rio de Janeiro

É mentira da barata, que ela vai para o banheiro

Qua, qua, qua, qui, qui, qui,

Ela vai para o banheiro...(Bis).

III

A barata diz que ela é uma boa enfermeira

É mentira da barata, que ela é uma faxineira

Qua, qua, qua, qui, qui, qui,

Ela é uma faxineira...(Bis).

IV

A barata diz que tem dinheirinho na caixinha

É mentira da barata que ela faz muita vaquinha

Qua, qua, qua, qui, qui, qui,

Ela faz muita vaquinha...(Bis).

V

A barata diz que esta peça agora começou

É mentira da barata, que ela agora terminou

Qua, qua, qua, qui, qui, qui,

Que ela agora terminou...(Bis).

(Fim).

PEÇA: A BARATA BELA E O RATO TITO

AUTOR: FLÁVIO CAVALCANTE

MÊS: DEZEMBRO

ANO: 1996

Obs: Todo trabalho desenvolvido por este autor, é totalmente fruto da imaginação; porém qualquer semelhança é mera coincidência.

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 22/03/2009
Código do texto: T1500288
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.