"O CASAMENTO DA BARATA BELA" Autor: Flávio Cavalcante

Contato com o autor: (021). 3555-3228 - (021). 9722-9138

Todo trabalho deste autor é Registrado na SBAT e Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

O CASAMENTO DA BARATA BELA

TEXTO

DE

FLÁVIO CAVALCANTE

ROLL DOS PERSONÁGENS

BARATA BELA

RATO TITO

EXTERMINADOR

BURROLINO

CACHORRÃO

GATÃO

SINÓPSE

Finalmente o esperado... O CASAMENTO DA BARATA BELA. Na realidade, este trabalho é uma continuação do infantil... A BARATA BELA E O RATO TITO; que depois de ter encantado as crianças por causa das situações hilariantes que o texto contém e com uma linguagem apropriada para o público mirim, a primeira estória, se passa com uma Baratinha, conhecida por "BELA”, muito esperta; mas que perde sua esperteza para um rato chamado "TITO”. Querendo acabar de uma vez por todas com o rato Tito, a baratinha Bela, resolve reatar com todos seus antigos namorados, na condição de eles expulsarem o dito rato de sua casa.

Não conseguindo o desejado, a baratinha Bela, termina não aceitando relacionamento com nenhum deles; preferindo continuar solteira. Mas finalmente na segunda estória, a baratinha Bela resolve se casar, e para a surpresa do público mirim, é exatamente com ele, o rato Tito.

A confusão toda começa, com a tentativa de destruição do matrimônio. Todos os antigos namorados da baratinha, revoltados com atitude de ela não aceitar casar com nenhum deles e sim, com o rato, eles resolvem destruir também além do casamento, o dito Rato. O que será que vai acontecer? Com a esperteza da baratinha Bela e com as travessuras do rato Tito... Coitados dos antigos namorados...

(Flávio Cavalcante).

Cena escura, a sonoplastia libera uma música movimentada. A luz vai clareando em resistência. Em cena está a Barata Bela fazendo os preparativos da festa do seu casamento. O noivo, o rato Tito, está também ajudando a Barata nos preparativos da festa.

BARATA

(Entra em cena com um panelão). Vamos depressa, Tito; o bolo tem que estar pronto, o mais breve possível...

RATO

Já vou, Bela! ... Quim... Quim... Quim...

BARATA

Este bolo vai ficar uma delícia! O nosso casamento vai ficar na estória. Vamos depressa, Tito; está quase na hora da festa e não tem quase nada pronto!

RATO

Já estou cansado, Bela! Já corri demais por hoje...

BARATA

Deixe pra descansar depois. Pegue os ingredientes...

RATO

Sozinho eu não vou.

BARATA

Tá bom, eu te ajudo! Eu vou subir aqui na cristaleira, vou lhe entregando os ingredientes e você os coloca em cima da mesa.

RATO

Desse jeito tá certo!

BARATA

Então, vamos ao serviço!(A sonoplastia aumenta a música movimentada. A barata coloca os ingredientes na panela e começa a misturar, mexendo com uma enorme colher de pau. O Rato Tito, rapidamente, pega ovos de locais distantes e joga na panela e assim sucessivamente. E por último uma criança que está na platéia). Pára!(A música pára bruscamente). O que você pensa que vai fazer, Tito?

TITO

Jogar esse ingrediente no caldeirão!

BARATA

Mas isso não é ingrediente, Tito.

TITO

Não?

BARATA

Claro, que não, seu burro! Isso é uma criança; coloque-a no lugar que ela estava! Ela pode nos pisar. Afinal, eu sou uma barata e você é um rato.

RATO

Você tem razão, Bela!(Coloca a criança no lugar que ela estava).

BARATA

Vá buscar mais ingrediente, Tito!(A campainha toca). Estão tocando a campainha, Tito...

TITO

Deixa tocar, Bela. Quando cansar, com certeza vai embora!

BARATA

Mas pode ser os convidados para o nosso casamento! Eles não têm culpa da gente ter se atrasado nos preparativos! Vá olhar quem é!

RATO

Quim...Quim...Quim... Tudo nessa casa sou eu!(O rato Tito vai olhar pelo olho mágico da porta). É ele, Bela...É ele...

BARATA

Ele quem, Tito?

RATO

Ele, Bela... Ele...

BARATA

Você mudou até de cor. Deixe-me ver quem é...(Também olha pelo olho mágico da porta).(Transição). É ele Tito, é ele...

RATO

É ele sim...

TODOS

O exterminador...

RATO

De ratos... Quim... Quim... Quim...

BARATA

E de baratas também...(Entra a música movimentada e eles correm de um lado para o outro, ambos preocupados).

RATO

O que a gente vai fazer, Bela?! Dessa vez, ele veio para acabar comigo e com você...(A campainha toca insistente).

BARATA

Eu vou buscar a minha fita amarela, para me disfarçar...

RATO

E eu?!

BARATA

Se vire. Você não é tão esperto!? Eu já vou buscar o meu disfarce!

RATO

Esse disfarce ele já conhece, Bela... Quim... Quim... Quim... Estamos perdidos...

BARATA

Não, Tito! Eu tive uma idéia maravilhosa...

RATO

Então fale depressa, antes que seja tarde demais...

BARATA

A gente pega um piquitito, disfarça de ratito e o Exterminador não vai saber quem é o Tito! Excelente idéia; não acha?!

RATO

E você, vai se disfarçar de que?!

BARATA

Eu me viro! Já estou acostumada com este tipo de gente.

RATO

Será que vai dar certo?!

BARATA

Não temos tempo para pensar noutra idéia! Vamos depressa, Tito! Esse Exterminador, não vai gostar da brincadeira! ...(Transição com a platéia). Quem quer ajudar a dona Baratinha?!(Transição).(Insiste até uma criança dizer que quer)... Ah, você quer?! Então venha depressa, corra...(Entra uma música bem movimentada para começar o processo de transformação da criança no rato Tito). Tudo pronto!(Com a criança já trajada de rato). Preste atenção, o exterminador veio pra acabar comigo e com o Tito! Você não vai falar nada! O exterminador pensa, que só tem um rato aqui, nessa casa; está certo?!

RATO

Vamos depressa, Bela! O exterminador vai terminar derrubando a porta!

BARATA

É só abrir. Eu vou me esconder, porque eu estou com outra idéia...(A barata se esconde).

RATO

Agora mesmo, Bela! (Abre a porta e o exterminador entra rapidamente e o rato fica atrás da porta).

EXTERMINADOR

(Entra com um enorme spray). Cadê o rato?!...Cadê a barata?! Desta vez, eu vim para acabar com os dois...(Transição). Êpa! Espere aí.(Olha com a lupa para a criança disfarçada). Oh, diabo! O rato ficou pequeno de repente! Tem coisa errada, ou esta lupa está com problemas!(Dá uma pancadinha na lupa). Ou então eu estou ficando louco... Louco, cada vez mais louco... Será possível que ninguém está vendo, que eu estou ficando louco!?(Transição). Será que a barata também encolheu?!

BARATA

Não, seu exterminador de uma figa! Eu estou do mesmo tamanho que da outra vez...

EXTERMINADOR

(Apavorado). Ai, meu Deus! Pelo amor de Deus! A barata tá do mesmo tamanho que da outra vez...(Transição). Que coisa horrorosa...

BARATA

Eu não sou horrorosa, seu exterminador de uma meia tigela! Se quer saber, meu nome é Bela! E não é à toa que eu tenho esse nome.(Transição). Pelo jeito, não perdeu o medo de barata, não é, seu exterminador?!

EXTERMINADOR

E nem de ratos!

RATO

(Atrás da porta). Quim... Quim... Quim...

EXTERMINADOR

Este chiado eu já conheço!(Com a criança). Foi você?! Fale de uma vez por todas, foi você?! Responda, pelo amor de Deus, se não eu fico louco...(Transição). Por que eu estou me preocupando?! Eu estou com a arma apropriada para acabar com o rato e com a barata!

BARATA

O Tito agora tem poderes...

EXTERMINADOR

Oh diabo! Rato com poderes?!

BARATA

É sim! Os poderes dele são tão fortes, que só num piscar de olhos, ele extermina qualquer coisa...

EXTERMINADOR

Espere aí! Mas quem é o exterminador aqui, sou eu...

BARATA

Não tem problema, ele lhe extermina assim mesmo!

EXTERMINADOR

(Apavorado).Socorro, o rato vai me exterminar!(Transição).(Olha para o spray). Ora! O spray pode acabar com todos os ratos e baratas! Basta-me acionar este botão e não vai sobrar nem um inseto pra contar estória...

BARATA

Espere!

EXTERMINADOR

Tá com medo, dona Bela?! Eu apenas falei que vou...

BARATA

(Gritando). Pára com isso, seu exterminador! Eu tenho alergia a aerossol...(Toma o spray). Me dê isso aqui!

EXTERMINADOR

(Puxa bruscamente). Eu não dou.

BARATA

Não vai dar?! O senhor está me dizendo, que não vai dar?!

EXTERMINADOR

Eu não dou e pronto!

BARATA

Aé?! Então eu não digo como foi que eu encolhi o rato Tito!

EXTERMINADOR

Dona Bela, eu não estou com brincadeiras! Ou a senhora me diz de uma vez por todas, como foi que o pirralho encolheu, ou eu vou acabar com vocês dois agora mesmo!

BARATA

(Chora exagerado).(Se abraça com a criança disfarçada).

EXTERMINADOR

Não vi motivos para choro!

BARATA

Mas eu vou chorar assim mesmo! O senhor não tem coração...

EXTERMINADOR

(Emocionado). Não chore mais... Pelo amor de Deus, não chore! Eu lhe peço mil vezes, não chore! Se não parar, eu vou terminar chorando também...

BARATA

(Chora mais exagerado ainda).

EXTERMINADOR

(Cai em prantos também).

BARATA

(Transição brusca). Por que o senhor está chorando?

EXTERMINADOR

(Transição brusca). Ora, dona Bela! Porque a senhora também está chorando! (Começa a rir).

BARATA

E por que está rindo?

EXTERMINADOR

Ora, dona Bela! Porque a senhora também está... (Olha para a barata e ver que ela não está rindo. Transição)... É... Deixe-me ver... (Transição). Eu sei lá! Qualquer coisa aí. Prepare-se para morrer, sua barata feia, voadora e sem graça.

BARATA

(Com a criança disfarçada). Você está vendo, Tito? Ele me chamou de feia e sem graça! (Transição). Mas respeito com a minha beleza, seu exterminador de uma meia tigela! (Gritando). Fora da minha casa!

EXTERMINADOR

Eu vou acabar com você e com o rato! Lá vai um... Lá vai dois... Três e...

BARATA

(Desesperada). Socorro, Tito...(Com a platéia). Vamos chamar o Tito... (Chamando). Tito... Tito... Socorro, meu querido; venha salvar sua noivinha, a dona baratinha...

EXTERMINADOR

Mas é burra mesmo! O rato bem na frente dela e ela chamando o Tito! (Com a platéia). Vamos dar uma vaia nela... (Com a criança disfarçada). Vamos, me ajudar a dar uma vaia nela...

BARATA

(Se a criança e a platéia reagir contra a barata, o exterminador insiste na vaia, Se não reagir). Descabreou você! Vamos dar uma vaia nele... (Com a platéia). Eu vou contar até três e a gente dar uma vaia nele! É um... Dois... Três e...(Dá uma vaia no exterminador).

EXTERMINADOR

É muita humilhação! Vou acabar com esse inseto, agora mesmo...

BARATA

Espere aí!

EXTERMINADOR

O que foi dessa vez?

BARATA

Antes de acionar o botão, eu posso lhe dar um presente?

EXTERMINADOR

(Aos pulos de alegria). Eu adoro presentes! Pelo amor de Deus eu adoro presentes...(Com a criança disfarçada). E você? Também gosta de presentes?

BARATA

(Com a criança). Mande ele abrir as mãos e fechar os olhos!

EXTERMINADOR

(Com a criança). É você, quem vai me dar o presente, é? Não vejo a hora de saber o que é! (Venda os olhos com as mãos).

BARATA

Não vale olhar, hein?

EXTERMINADOR

E quem é que está olhando aqui?

BARATA

Você vai adorar o presente! (Começa a descaracterizar a criança. O rato Tito entra em cena com uma enorme ratoeira armada). Me dê esse spray, pra você conseguir apalpar melhor o presente...

EXTERMINADOR

Deve ser o máximo...

BARATA

Pode abrir os olhos! Eu sou a barata Bela!

EXTERMINADOR

Eu estou vendo, que eu não estou cego!

BARATA

(Mostra o verdadeiro Rato). E este é o verdadeiro rato Tito.

EXTERMINADOR

Por essa eu não esperava! E cadê o presente?

RATO

Tá aqui, oh! (Desarma a ratoeira no dedo do exterminador).

EXTERMINADOR

(Dá um grito aterrorizante).

RATO

Enganamos o besta... Quim... Quim...Quim...

EXTERMINADOR

Seu rato de uma figa! Eu vou acabar com você agora mesmo! (Parte pra pegar o rato Tito).

RATO

Socorro, minha querida Bela! Ele quer me pegar!

BARATA

(Levando a criança para o lugar que ela estava). Ah, você quer pegar o meu noivo, é? Primeiro vai experimentar o cabo da minha vassoura...(Vai pegar a vassoura).

RATO

Isso, Bela! Bota quente...

EXTERMINADOR

(Com medo). Não, a vassoura não! Pelo amor de Deus, não deixe ela pegar essa vassoura! Socorro ela foi pegar a vassoura!

BARATA

Fui pegar não, ela já está aqui, nas minhas mãos!

RATO

Isso, Bela! Quebra nas costas dele...

EXTERMINADOR

Olha que rato intrometido!

BARATA

(Com raiva). O que foi que você falou? Chamou meu noivo de intrometido?

EXTERMINADOR

(Com medo). Não, dona Bela! Eu não falei nada disso!

BARATA

O que? Você está me chamando de mentirosa?

EXTERMINADOR

(Apavorado). Eu não falei isso não! Pelo amor de Deus, eu não falei isso! (Com o rato). Você ouviu eu falar alguma coisa com a barata? Fala de uma vez por todas, explique pra ela...

RATO

Eu ouvi...

EXTERMINADOR

Você ouviu? Você está mentindo...

BARATA

Meu noivo é o que? Mentiroso?

EXTERMINADOR

Eu não quis falar isso...

BARATA

Mas falou...(Transição). Fora da minha casa! (Bate com a vassoura nele).

EXTERMINADOR

Ai, dona Bela! Isso dói...

RATO

(Cai na gargalhada). Quim... Quim... Quim...

EXTERMINADOR

Socorro, esse rato está agitando com a minha cara! Eu vou embora daqui.

BARATA

(Abre a porta). A porta da rua é serventia da casa!

EXTERMINADOR

Tenha calma, dona Bela...

BARATA

Tome pra você aprender...(Dá uma vassourada no exterminador).

EXTERMINADOR

Aiii... Nas costas não... (Sai rapidamente de cena).

BARATA

Esse não vai mais nos incomodar...

RATO

Eu estou com a noiva ideal!

BARATA

(Vai até a porta). E nunca mais volte aqui, seu exterminador de nada! Será possível que nem o bolo do meu casamento, eu posso aprontar?(Transição). Vamos Tito! Daqui a pouco chega a hora do nosso casamento!

RATO

Quim...Quim...Quim... Por onde vamos começar?

BARATA

Ora, Tito! Pelo começo...

RATO

Que é pelo começo, eu sei, Bela.

BARATA

E por que fica perguntando besteira? Vamos trabalhar, que é melhor que a gente faz!

RATO

(Bota o dedo na panela). Isso aqui deve estar uma delícia!

BARATA

(Com uma enorme colher de pau, bate na cabeça do rato). Tire suas patas daí, seu rato sem educação!

RATO

Quim...Quim... Quim... O que foi que eu fiz?

BARATA

Bote o dedo na panela, que você vai ver o que fez!

RATO

Quim... Quim...Quim...

BARATA

Pare com isso, Tito! Eu não agüento este chiado! Não temos mais tempo para ficar brigando...

RATO

O que sobrar na panela, você dá pra mim?

BARATA

Dou sim; mas continue com os afazeres... A hora está se passando e não tem quase nada pronto. Vamos, Tito! Mexe... Mexe... Mexe...

RATO

Agora é a sua vez de mexer!

BARATA

Minha vez não. Eu já trabalhei demais! Você só fez pegar os ingredientes...

RATO

... E você nem isso! Eu não vou fazer mais nada por hoje!

BARATA

Então não tem mais casamento. Eu não quero mais casar com você...

RATO

Não tem problema nenhum. Você não é a barata mais bela do mundo mesmo...(Rindo). Quim... Quim... Quim...

BARATA

(Com raiva). Ai, que raiva... Tito, você já passou da conta... Desapareça daqui!

RATO

Eu já vou...(Transição). Mas o que sobrar na panela é meu?

BARATA

Saia daqui, seu rato irritante! Encrenqueiro... Ou eu vou acabar com a sua raça...

RATO

Quim... Quim...Quim...

BARATA

Pare com isso, Tito...

RATO

Quim... Quim... Quim...

BARATA

(Gritando). Pare com isso...

RATO

Eu posso ficar aqui?

BARATA

Tá bom pode ficar! Mas não mexa em nada.

RATO

Eu prometo! (Alguém bate na porta).

BARATA

Tem gente aí!

RATO

Será que é o exterminador novamente?

BARATA

Deixe-me ver...(Olha através do olho mágico. Transição). Só podia ser ele!(Abre a porta). Eu não quero mais nada com você... (Bate a porta na cara e o burrolino relincha).

RATO

Quem é, Bela? Você hoje está com os nervos à flor da pele...

BARATA

É o Burrulino...(Transição). Quando ele fala, ninguém agüenta.(A campainha toca insistente).

BURRO

(Relincha). Eu vou derrubar a porta com um coice!

RATO

É melhor abrir!

BARATA

(Abre a porta). O que você quer, ôh, Burrulino? Mas fale bem de longe...(Entra o Burrulino com uma enorme escova).

BURRO

(Fica mostrando os dentes para a barata, mas ela não dá o mínimo valor).

RATO

Olha ele mostrando os dentes, Bela!

BURRO

Não notou nada de diferente em mim, Bela?

BARATA

Pra dizer a verdade... Não!

BURRO

(Decepcionado). Puxa, Bela; que indelicadeza! Eu escovei os dentes. (Mostra os dentes).

BARATA

Não interessa! Se tiver pensando que eu vou manter algum relacionamento com você, pode tirar o cavalinho da chuva...

RATO

Quim... Quim... Quim...

BURRO

É; desta vez eu vim para acabar de uma vez por todas, com esse rato atrevido. Vou mata-lo com uma coiceada...(Parte para pegar o rato. Os dois saem correndo, rodeando o salão).

RATO

Quim... Quim... Quim... Ele pensa que eu sou bobo...

BARATA

Burrulino pare de correr atrás do Tito! Desse jeito eu vou acabar ficando tonta!

BURRO

Só depois que eu conseguir pegá-lo...

RATO

Me pegar? Quim... Quim... Quim... Pode esperar sentado!

BARATA

Pare com isso, Burrulino!

BURRO

Sem pegar o Tito? Nunca!

BARATA

(Gritando com raiva). Pára com esse corre, corre, que eu não estou agüentando mais!

RATO

Esse aí, não sabe nem como se chama! (Entra na toca).

BURRO

(Pára bruscamente e fica pensativo). Sei sim! Repare bem... O nome do meu pai é Burrulão, o da minha mãe, é Burrulina e o meu, é... Burrulino... (Transição). Onde está o Tito? (Transição). Foi embora e eu fiquei conversando com as paredes!

BARATA

Mas é burro mesmo... (Dá uma gargalhada).

BURRO

Pelo menos é o meu nome!

BARATA

Eu não quero perseguição do Tito!

BURRO

Mas por que, Bela? O seu sonho, não era expulsar esse rato daqui de sua casa?

BARATA

Falou bem, Burrulino... Era...

BURRO

Eu não estou entendendo mais nada! Uma hora você diz que quer o rato longe, outra hora diz que não quer mais o rato longe! Desse jeito não há Burro que fique sabido, Bela!

BARATA

E qual é sua intenção, Burrulino?

BURRO

Conquistar o seu coração, amôôô...

BARATA

Mas o meu coração já foi conquistado!

BURRO

(Relincha). Uiiiii...O que? Você teve coragem de me trair? Eu não acredito que isso possa estar acontecendo! (Transição). Ah, já sei! Você me trocou pelo cachorrão! É muita falta de gosto de sua parte! Aquele cheio de pulgas, fedorento... Eu vou dar uma coiceada nele...

BARATA

Não é o Cachorrão, Burrulino!

BURRO

Então quem é? (Transição). Não precisa você falar mais nada! Tá na cara que é ele! O Gatão. Só pode ser ele! Também é muita falta de gosto de sua parte... Ele é muito metido, aquele rapaz... Cheio de coisinha! Só se preocupa com as unhas bem tratadas, cabelo bem penteado...(Transição). Se for por causa de higiene, eu estou aqui, com os dentes branquinhos, branquinhos...(Mostra os dentes).

BARATA

Você não acertou em nada, Burrulino! Sente-se para não cair. Eu já estou até fazendo os preparativos para a festa do meu casamento.

BURRO

Eu sabia que tinha coisa errada... Eu sabia mesmo. E quem é o dito noivo?

BARATA

Aí, você tem que deitar, porque a queda vai ser violenta.

BURRO

Não me deixe ansioso, Bela! Quem é o dito noivo?

BARATA

É ele!

BURRO

Ele quem?

BARATA

Você quer mesmo saber quem é? Pois eu vou lhe dizer! (Decidida). É o rato Tito, e daí?

BURRO

(Relincha desesperadamente). Uiiii... Você teve coragem de me trocar por um rato? É revoltante...(Transição). Ah, mas isso não vai ficar assim não, Bela!

BARATA

Já está assim, Burrulino! O nosso casamento vai ser daqui a pouco.

BURRO

Eu não vou ficar para a festa. Eu não vou ficar para o casamento, mas, eu vou esperar o rato para acabar com ele!

BARATA

Foi decisão minha. Eu quero me casar com o rato Tito...

BURRO

Você não vai casar com ele e pronto!

BARATA

Eu vou sim...

BURRO

Não vai...

BARATA

Burrulino, eu já lhe disse que vou...

BURRO

E eu já disse que você não vai...

BARATA

(Pega a enorme colher de pau e bate na cabeça do Burrulino). Tome pra você aprender, seu Burrulino burro. Nunca mais se meta num casamento que você não foi chamado. (Entra o Tito rapidamente).

RATO

Bela, olha a hora se passando...

BURRO

É você que eu quero, seu rato...Você roubou a minha noiva! Eu vou lhe dar uma coiceada para nunca mais você fazer isso...

RATO

Venha me pegar...

BARATA

Eu não quero corre, corre novamente! Se querem brigar, vão os dois lá pra fora...

RATO

(Se prepara para brigar). Eu estou pronto, senhor Burrulino! Pra defender a minha Bela, eu brigo até com o elefante, se ele vier!

BURRO

Pois você vai brigar é comigo, o Burrulino...

BARATA

Vocês querem parar com isso?

RATO

Pode vir, que eu estou esperando. Quim... Quim... Quim...

BURRO

Me segura, Bela; se não você nunca mais vai ver esse rato na sua vida...(Fica abraçado com a barata).

BARATA

Você é quem está me segurando, seu burro da boca fedorenta!

RATO

Ele está com medo, Bela...

BURRO

Eu não tenho medo de nada, seu rato feio e sem graça...

BARATA

Então ataque, Burrulino! Ele está chamando! (Empurra o Burrulino e ele vai e volta rapidamente).

BURRO

Espere, Bela! Eu tenho que pensar direitinho, para não ser derrotado!

RATO

Quim... Quim... Quim... Ah, você não vem não, é? Pois eu vou e não vai precisar a Bela me segurar não! (Parte para pegar o Burrulino). Quim... Quim... Quim...

BURRO

Socorro, Bela! O rato vem me pegar! (Começa o corre, corre).

BARATA

É isso mesmo! Pega ele, Tito...

BURRO

Até você, Bela? Eu não gostei de sua atitude!

RATO

Quim... Quim... Quim... (Ainda correndo atrás do Burrulino).

BURRO

Bela, mande ele parar! Por favor, mande ele parar!

BARATA

Não...

BURRO

Eu vou embora daqui!

BARATA

Já devia ter ido há muito tempo...

BURRO

Eu vou dizer a minha mãe Burrulina...

RATO

Vá embora, ôh burro sem graça!

BURRO

Tá vendo, Bela? Ele me chamou de sem graça! (Chora relinchando). É revoltante...(Sai de cena chorando. O Tito e a barata Bela caem na gargalhada e o burrulino volta de repente). Eu vou dizer também ao cachorrão e ao gatão! Eles não vão gostar nada quando souber desse casamento.

BARATA

(Gritando). Fora! (O Burrulino relincha e sai).

RATO

(Cai na gargalhada e se abraça com a Bela). Mas é burro mesmo!

BARATA

E você viu, Tito? Como ele chora horrível!

RATO

É, eu vi sim...

BARATA

É, mas olha a hora... Olha a hora, Tito...

RATO

O cachorrão e o gatão, realmente não vão gostar, quando souber do nosso casamento.

BARATA

Eles não tem nada a ver com a minha vida! Eu me caso com quem eu quiser!

RATO

Você devia ter mandado um convite para cada um!

BARATA

Não mandei e não mando! (Transição). E quer saber de uma coisa? Vou telefonar para o cachorrão para ele nem aparecer aqui! Eu não quero aquele pulguento na minha casa! (Vai ao telefone. Transição). Tito vá varrendo a casa para tirar o pó, enquanto eu ligo para a casa do cachorrão!

RATO

Boa idéia! (Pega a vassoura e começa a varrer).

BARATA

(Tira o fone). Deixe-me ver se ainda lembro o número... (Transição). Ah, sim! Me lembrei! ... 5...5...5...5...(Transição). Alô! É o cachorrão? (Transição). Eu não quero falar com você, sua pulga horrorosa! (Transição). O que? Horrorosa sou eu? Pois fique sabendo, que até o meu nome se chama Bela! Finalmente, o Cachorrão, tá ou não tá? (Transição). O que? Já saiu? (Entra o cachorrão rapidamente, provocando susto na barata).

CACHORRO

(Entra rapidamente, pegando na Barata). Cheguei, Bela!

BARATA

(Grita exageradamente no telefone, provocando susto também no cachorrão e no rato Tito). Ahhhhhhh...(Gritando)...

CACHORRO

(Se afasta rapidamente). Aimmm... Aimmm... aimmm...

RATO

Quim... Quim... Quim...

BARATA

(Gritando). Você está doido, Cachorrão? Quase me matou de susto! (Transição com o telefone). Pra você também, perua...(Desliga o telefone bruscamente).

CACHORRO

Desculpa, Bela! Mas você também me assustou!

RATO

Eu quase morri do coração!

CACHORRO

(Rosna mostrando os dentes).

RATO

Quim... Quim... Quim...

BARATA

Eu estava exatamente ligando para a sua casa!

CACHORRO

Você quer reatar comigo, é? Diga que quer, diga! (Dando uma de manhoso).

BARATA

(Decidida). Não.

CACHORRO

(Rosna novamente). O Burulino me falou do seu casamento com o rato irritante!(Rosna novamente).

RATO

A Bela me falou, que você não é bem vindo nesta casa! E se a minha noiva fala, a coisa tem que acontecer do jeito que ela falou!

CACHORRO

Quem vai sair dessa casa agora mesmo, é você! (Late).

RATO

Não tenho medo nenhum! Cão que late, não morde!

CACHORRO

Tá vendo, Bela? Ele está me provocando! E eu não sou de levar desaforo pra casa! (Late).

BARATA

Ele é meu noivo, cachorrão. Ele tem o direito de falar o que bem quiser!

RATO

Quim... Quim... Quim...

BARATA

Eu amo o meu ratinho bonitinho... (Beija o rato).

CACHORRO

(Rosna). Esse romance não vai dar certo.

BARATA

Já deu certo. E fale logo o que quer, que eu e o Tito, temos muita coisa pra fazer...

CACHORRO

Não faça isso com esse cachorrão, que tem um grande coração, que pode ser todo seu, Bela! (Se coça).

BARATA

Eu não quero... E pára com essa coceira braba...

CACHORRO

São as pulgas que não me deixam em paz, Bela... Mas, não precisa ficar com ciúmes... Assim que a gente se casar, eu prometo que tira-las da minha vida...

BARATA

Pode ficar com elas cachorrão... Eu quero me casar com o rato Tito!

RATO

Ela quer esse ratinho, que tem um coraçãozinho, mas que ama de montinho...

BARATA

Ele não é bonitinho, cachorrão?

CACHORRO

Fora das minhas vistas, ele é o máximo!

BARATA

Cachorrão, não lhe dei ousadia pra falar assim do meu noivo desse jeito! (Transição). Eu não vou poder estar lhe dando muita atenção não, porque eu tenho que fazer os preparativos da festa, que ainda não terminamos! Se você veio para atrapalhar, (Vai à porta). A porta está aberta!

CACHORRO

E o que eu posso fazer para ajudar?

BARATA

(Pega uma enorme colher de pau). Tome esta colher de pau. Venha mexer o bolo...

RATO

E eu, Bela?

BARATA

(Pisca o olho para o Tito). Aguarde, meu amor!

CACHORRO

(Rosna). Meu amor? Eca! que nojo! Mas eu não sei mexer isso aqui!

BARATA

Você não sabe balançar com a cauda? Pois você vai mexer do mesmo jeito sincronizadamente com as mãos.

CACHORRO

(Rebola). Assim?

BARATA

Isso mesmo...

RATO

Cachorrão, você rebola bonitinho...

CACHORRÃO

(Rosna).

RATO

Não precisa ficar com raiva!

BARATA

Tito, você vai pegar os ingredientes...

RATO

Agora mesmo, Bela! (Pega alguns ingredientes de lugares distantes de uma forma muito elétrica, acompanhado por uma música, também elétrica e o último ingrediente, o rato joga na panela e puxa o rabo do cachorrão e entra na toca. O cachorrão late escandalosamente. Gira como um pinhão, tentando pegar o próprio rabo).

CACHORRO

(Pára bruscamente e rosna). Onde ele está? Onde está ele? Bela, onde está ele?

BARATA

Não sei! Procure! Para que serve o seu faro?

CACHORRO

Tinha me esquecido deste detalhe! O meu focinho já ganhou prêmio em grandes festivais! Dessa vez eu pego aquele rato.

BARATA

Eu duvido muito que isso aconteça!

CACHORRO

Então veja para crer! (Fica farejando na toca do rato e de repente, o rato desarma uma ratoeira no focinho do cachorro, o qual late escandalosamente). Aiiimmm... aiiimmm... aiiimmm... Ele quase arrancou o meu focinho, Bela!

BARATA

Eu falei que eu duvidava muito você pegar o Tito!

CACHORRO

Ah, mas ele me paga! (O Tito dá uma mordida no rabo do cachorro e ele dá um grito escandaloso). Ele mordeu o meu rabo, Bela.(Rosna). Ahhhh... Eu tou morrendo de raiva! Eu vou pegar esse desgraçado agora mesmo!

RATO

Quim... Quim... Quim...

BARATA

(Puxa o rabo do cachorro).

CACHORRO

(Outro latido escandaloso e tenta morder a Bela).

BARATA

(Bate no cachorrão). Venha me morder, seu vira latas pulguento... (Vai correndo para o canto da parede, se fazendo de dengoso).

CACHORRO

Me desculpa, Bela! Eu pensei que fosse o rato Tito...

BARATA

Dessa vez, você assinou a sua sentença! (Gritando). Fora da minha casa, Cachorrão...

CACHORRO

Pra você casar com esse rato atrevido, eu não saio daqui, nem morto.(Se coça).

BARATA

Pára com essa coceira, Cachorrão! Desse jeito você vai poluir a minha casa com essas pulgas sem vergonhas...

CACHORRO

(Se coçando). Aimmm...aimmm...aimmm... Elas não me deixam em paz.

BARATA

Não fique aí disfarçando! Eu já mandei você cair fora daqui!

CACHORRO

(Vai cheirar a barata). Mas Belinha...

BARATA

Me respeite, seu cachorro sem vergonha! Eu sou uma dama quase casada!

CACHORRO

Mas você é minha ex-namorada, esqueceu? (Lambe a barata).

BARATA

(Fica fazendo feição de raiva. Grita). Fora da minha casa...

CACHORRO

(Se assusta). Mas Bela...

BARATA

Fora... Fora... (Pega a vassoura). Fora daqui! Eu não quero lhe ver nunca mais na minha frente.

CACHORRO

... Belinha...

BARATA

(Gritando). Fora! (Bate com a vassoura).

CACHORRO

(Sai de cena gritando). Aimmm ... aimmm ... aimmm...

BARATA

Que cachorro mais impertinente!

RATO

(Entra em cena). Quim... Quim... Quim...

BARATA

Tito, a gente tem que despachar o gatão para não criar mais confusão! Daqui a pouco, os convidados já estão chegando e nem o bolo a gente aprontou!

RATO

Quim... E o que a gente vai fazer?

BARATA

Vamos ligar para ele...

RATO

Esse aí é o pior deles!

BARATA

O bicho não é tão feio como se pinta, Tito.

RATO

Então ligue!

BARATA

(Pega o fone)... 5...5...5...5...(Dá ocupado). Ora! Deu ocupado! Na certa eu disquei o número errado!

RATO

Na certa...

BARATA

Vou discar novamente... 5 ...5...5...(Dá ocupado). Deu ocupado novamente! Na certa ele não pagou a conta do telefone; mas, pelo que eu conheço o Gatão, ele já estar a caminho...

GATO

(Entra em cena). Miauuu... I love you... Já estou aqui, minha adorada e amada baratinha Bela!

BARATA

Seu visual sempre está muito bem, não é Gatão?

GATO

São os seus olhos, meu amor! Você é quem está muito bem, Bela... Eu quero conquistar o seu coração... Vamos bailar um pouquinho... (O Gatão liga um rádio e dança com a Barata). O Burrulino me deu uma notícia, que eu não gostei nada...

BARATA

Isso mesmo! Eu vou me casar hoje mesmo com o Tito. (Pára a música).

GATO

Miau... Não precisa ser tão cruel desse jeito, Bela! Esse rato desnutrido, não passa de um pirralho feio e sem graça nenhuma! Tenho certeza que você, não vai me trocar por ele!

RATO

(Debochando). Quim... Quim... Quim... Ela é minha noiva!

GATO

Olhem só quem está aqui! O meu concorrente... (Transição). Saia daqui, seu rato maldito; antes que eu lhe estraçalhe com as minhas garras...

BARATA

Você não seria tão atrevido, Gatão! O meu noivo merece respeito...

RATO

Isso mesmo! O nosso casamento vai ficar na estória!

BARATA

E vai mesmo!

GATO

Não vai ter mais casamento...

BARATA

O que? Não se atreva, Gatão! Você já me conhece...

GATO

Miaaaauuuu... Vou pegá-lo agora mesmo! (Avança).

RATO

Quim... Quim... Quim... (Entra na toca).

BARATA

Vá pegar alguém do seu tamanho, seu Gato de terceira classe... (Dá uma vassourada).

GATO

(Dá uma patada na Barata e ela cai no chão). Isso aqui é só pra você nunca mais me trair com rato nenhum...

RATO

(Sai da toca e ataca o Gato). Desgraçado! O que foi que você fez com a minha Bela?

GATO

Chega, ratinho! Vem pra mim, vem! Eu não vejo a hora de dar umas mordidinhas...

RATO

(Vai ajudar a Bela).

GATO

(Avança no rato). Miauuu... Solte-a...

BARATA

Fora da minha casa, seu Gatão grosso! Covarde!

GATO

Sem levar o rato comigo, nunca! Não quero ver esse rato no nosso caminho nunca mais...

BARATA

Pois pode arrancar suas barbas, porque se o Tito for, eu também vou!

GATO

Vejam só, que casal perfeito! Que romântico! (Transição com raiva). Você vai ficar calada aí! E eu vou levar o rato comigo agora!

BARATA

(Avança). Não se atreva!

GATO

(Dá outra patada na barata). Miauuu...

RATO

(Avança também). Solte minha noiva!

GATO

(Com falsidade). Olá! (Pega o rato). Foi mais fácil do que eu pensava.

RATO

Quim... Quim... Quim...

BARATA

(Dá uma vassourada). Tome pra você aprender! Isso... E mais isso...

RATO

Quim... Quim... Quim...(Entra na toca).

GATO

Você deixou minha presa escapar! Bela, eu não queria lhe machucar! Mas você pediu isso! (Pega a Barata. Transição). Pensando melhor, eu vou te amarrar numa cadeira! (Pega uma corda e amarra a barata numa cadeira e amordaça também a boca com a corda). Agora sim, eu pego esse rato. Onde eu encontro um pedaço de queijo? (Transição). Aqui! Achei... miauuu...(Em algum lugar). Agora eu vou colocar o queijo bem aqui e o rato não vai resistir! Miauuu...(Dá uma risada. Se esconde. Volta repentinamente). Ah, mas a barata Bela não pode ficar aqui não! Eu vou esconde-la! (Esconde a barata em algum lugar visível pelas crianças). Agora sim, ela está bem escondida! (Se esconde).

RATO

(Entra em cena). Hum... Quim... Que cheiro de queijo! (Transição). Que queijo grande... Pelo tamanho, deve ser gostoso. (Transição). Bela... Bela... Ôh, Bela... Onde está você? (Com a platéia). Vocês viram a Bela por aí? (A criança naturalmente vai indicar). Aqui? (No lugar errado). Não aqui ela não cabe! (Procura). Aqui? (O Gato vem entrando lentamente. Sonoplastia de tensão. Transição o rato encontra a Bela). É ela! A bela está aqui! Eu vou desamarrar! (O gato avança). Quim... Quim... Quim...(O Gato arrasta o rato para o canto da parede e faz menção que está mordendo o rato e o mesmo fica gemendo).

BARATA

(Com a platéia, falando com a corda amarrada na boca). Me ajude aqui a desamarrar essa corda! Eu preciso salvar o Tito! Venha...(Se a criança for, ótimo. Se não for). Eu vou tentar desamarrar sozinha! Agora esse gato vai me pagar. (Com a criança que veio ajudar a barata). Segure essa vassoura e eu vou pegar uma ratoeira. Preste atenção. Quando eu desarmar a ratoeira você dá uma vassourada, ouviu? Vamos lá! (Desarma a ratoeira no rabo do gato).

GATO

(Dá um grito aterrorizante). Miiiiaaaaauuuuu...

RATO

Quim... Quim...Quim...(Entra na toca).

BARATA

Fora da minha casa, Gatão!

GATO

Aiiii... Tá doendo... Tá doendo...

BARATA

Fora da minha casa...(O gato sai desesperado). Conseguimos, Tito! Conseguimos...

RATO

(Sai da toca com uma caixa). Quim... Quim... Quim... Já que os convidados não apareceram até o momento, antes que apareça outro indesejado, vamos logo oficializar o nosso casamento! (Abre a caixa que contém duas alianças com enormes pedras de brilhantes. A sonoplastia libera a valsa nupcial).

BARATA

(Feliz). São lindas, Tito...

RATO

Belinha, você aceita casar comigo... O rato Tito, bonito para sempre?

BARATA

Aceito! E você? Aceita casar com uma barata Bela, assanhada, bonita, gostosa e...

RATO

Aceito! (Coloca as alianças).

BARATA

Então, estamos casados!

RATO

(Pulando de alegria). Eu não acredito! Estamos casados... Viva o Rato Tito e a Baratinha Bela...

TODOS

Viva... (A sonoplastia libera uma música bem movimentada. A barata se abraça com o rato e faz a coreografia da música. A luz vai diminuindo em resistência e chega o fim da peça "O CASAMENTO DA BARATA BELA”).

(FIM).

PEÇA: O CASAMENTO DA BARATA BELA

AUTOR: FLÁVIO CAVALCANTE

MÊS: FEVEREIRO

ANO: 1996

Obs: Todo trabalho desenvolvido por este autor é totalmente fruto da imaginação; porém, qualquer semelhança é mera coincidência.

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 23/03/2009
Código do texto: T1501917
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.