"O COMETINHA QUE SE PERDEU" Peça teatral infantil de: Flávio Cavalcante

O cometinha que

se perdeu

Texto teatral infantil

De

Flávio Cavalcante

ROLL DOS PERSONAGEND

COMETINHA

NEGRA MALUCA

ZIG

ZAG

SINOPSE

O COMETINHA QUE SE PERDEU, trata-se de uma história totalmente infantil, onde a criança se diverte pra valer. Se passa com cometinha que se perdeu, por que queria conhecer o mundo do jeito dele, sem interferências de seus pais. Chegando num mundo muito distante de sua constelação, o cometinha acostumou-se e não quer mais voltar. Até o momento em que ele conhece a malvada negra maluca, que aprisionada dentro de uma lâmpada mágica, consegue escapar daquela prisão com a ajuda. Depois de libertada, a negra maluca aprisiona o cometinha, tornando-se malvada, visando ganhar muito dinheiro com o cometinha, por ser ele, um cometa falante. O único jeito à fazer, é entrar em contato com os seus primos ZIG e ZAG para ajuda-lo à escapar da negra e voltar para a sua constelação.

É uma peça teatral infantil, feita com muito carinho para todas as crianças que gostam de se divertir.

Flávio Cavalcante.

O COMETINHA QUE SE PERDEU

(Cena escura, a sonoplastia entra com uma música apropriada para a cena que se pede. A iluminação clareia em resistência em forma de foco de luz, no centro do palco, iluminando uma lâmpada, tipo a lâmpada maravilhosa de Aladim. A lâmpada começa à fumaçar e de repente a sonoplastia libera uma explosão e logo em seguida uma música bem rápida. Entra em cena uma negra maluca, fazendo a coreografia da música, limpando a casa, varrendo de uma forma rápida. Repentinamente, a negra junta toda a sujeira numa pá e vai jogar no lixeiro fora da casa. Abre a porta e joga o lixo bruscamente. Olha como que está vendo alguém se aproximando).

NEGRA

(Gritando). Saia da minha casa! (Fecha a porta bruscamente. A música continua. O Cometinha olha pela janela transparente. A negra toma um tremendo susto. A música pára bruscamente. A negra abre a porta). Vamos, entre logo, antes que eu me arrependa... (O Cometinha entra). Você sabia que quase me matou de susto? E também, sem muita demora, diga logo o que está querendo!

COMETINHA

Eles vêm me busca! Por favor deixe-me ficar aqui com você, deixa!

NEGRA

Quem é você? De quem você está falando?

COMETINHA

Meu nome é Cometinha...

NEGRA

(Espantada). O que? Você é um cometa? E você fala? (Transição aos pulos de alegria). Viva! Encontrei um cometinha falante! Estou rica, muito rica! Vamos, fique à vontade!

COMETINHA

Você quer fazer um favor de parar com isto?

NEGRA

Eu estou feliz, muito feliz! Afinal de contas, não é toda hora que se encontra um cometa assim dando bobeira; e ainda por cima, falante!

COMETINHA

Já tá querendo ganhar dinheiro nas minhas costas... (Transição). Vou embora...

NEGRA

(Impede). Não faria tal coisa...

COMETINHA

(Transição). Espere aí! Já estou à vários dias! Não me lembro em momento algum, ter visto alguma casa por aqui...

NEGRA

Realmente você está certo! Eu nunca morei aqui!

COMETINHA

Então, como você construiu esta casa, em tão pouco tempo?

NEGRA

Conseguindo...

COMETINHA

Não foi esta a resposta que eu queria ouvir!

NEGRA

Eu não posso falar...

COMETINHA

Tudo bem! Se você não me falar, eu vou destruir a sua casa!

NEGRA

(Dá uma gargalhada).

COMETINHA

Está pensando que eu estou brincando, é? Então veja só o que vai acontecer! (O cometinha liga um botão na sua barriga e a sonoplastia libera um som de um tic-tac de relógio). É só aguardar...

NEGRA

(Séria). Que barulho é este? (Preocupada). Fale de uma vez por todas! Que barulho é este? Parece um relógio! É um relógio, não é?

COMETINHA

Quase isto...

NEGRA

Então diga logo... Se não, eu vou ficar mais maluca ainda!

COMETINHA

É uma bomba relógio...

NEGRA

(Desesperada). Uma bomba? Desligue isso, imediatamente! Desligue isso, agora... Rápido! Antes que seja tarde demais!

COMETINHA

Você ainda não me disse como construiu a casa tão rápido!

NEGRA

Está bem, eu falo! Eu sou mágica! Eu moro aqui, dentro desta lâmpada! Desligue a bomba agora... Depressa!

COMETINHA

(Com ironia). Ela vai explodir! Volte pra sua casa...

NEGRA

Eu não posso voltar para casa! Só você é quem pode me mandar de volta...

COMETINHA

Eu?

NEGRA

Sim, você mesmo! Mas desligue esta bomba...

COMETINHA

E o que eu devo fazer para isto?

NEGRA

O que? Desligar a bomba?

COMETINHA

Não, sua burra! Mandar você de volta para dentro da lâmpada!

NEGRA

Desligue essa bomba! Meus nervos já estão à flor da pele...

COMETINHA

Você vai ou não vai me dizer? Lá vai um...

NEGRA

(Aos berros). Socorro... Meu telhado vai explodir! Salvem-se quem puder!

COMETINHA

Vai explodir agora!

NEGRA

(Mais desesperada ainda). Nãããooo... Por favor, desligue esta bomba! Depressa, antes que seja tarde demais!

COMETINHA

Vai... Ou não vai falar?

NEGRA

Basta que você deseje que eu volte e eu volto! Mas pelo amor de Deus, desligue esta bomba...

COMETINHA

(Puxa de dentro da roupa, um despertador). Está aqui, a bomba!

NEGRA

(Com raiva). Eu não acredito! Eu não acredito no que eu estou vendo! Eu fui passada para trás! (Com raiva). Ah! Cometinha pestinha! Essa você me paga! (Avança). E vai ser agora...

COMETINHA

Foi brincadeira! Não vai adiantar nada, a gente ficar brigando! Eu sou um cometa e estou perdido! Estou procurando o meu universo!

NEGRA

Onde é o seu universo?

COMETINHA

... Se eu soubesse, não estaria procurando...

NEGRA

(com raiva). Ai, que ódio! Da próxima vez, que você der um fora desse, eu vou lhe jogar pela janela...

COMETINHA

(Ironizando). Você não faria tal coisa!

NEGRA

Pois não me passe para trás, como acabou de fazer!

COMETINHA

Se você me jogar pela janela, não vai ficar rica! Afinal de contas, eu sou um cometa que fala, esqueceu?

NEGRA

Ih! É mesmo! É que eu tinha me esquecido...

COMETINHA

É, mas eu não sei se isso vai acontecer não!

NEGRA

Ora, por que?

COMETINHA

Ora, porque à qualquer momento, eles podem vir me buscar!

NEGRA

Eles quem?

COMETINHA

Os meu primos! O Zig e o Zag...

NEGRA

Ah! Mas você não vai sair daqui, antes que eu consiga dinheiro, mas muito dinheiro mesmo!

COMETINHA

E você não é mágica?

NEGRA

(Cai em prantos).

COMETINHA

Por que você está chorando?

NEGRA

Porque você não acredita na minha mágica! Buá... Buá...

COMETINHA

(Dá uma gargalhada).

NEGRA

(Transição). Por que você está rindo? Não achei graça nenhuma!

COMETINHA

É que você fica horrorosa, chorando!

NEGRA

Quer saber de uma coisa?

COMETINHA

Diga!

NEGRA

Vou telefonar pra todos os jornais do mundo. Quero ser famosa! Quero que todos conheçam, o cometinha perdido e que fala! (Vai ao telefone e disca um número qualquer).

COMETINHA

Ah! É? Pois então eu vou ligar para os meus primos... (Puxa de dentro da roupa um aparelho para se comunicar com os primos). Atenção, meu primos... Eu estou em perigo! Preciso da ajuda de vocês! Venham depressa! Eu estou na casa da negra maluca! (A sonoplastia libera uma voz distorcida, parecendo voz de computador). “MENSAGEM RECEBIDA”. (A negra maluca desliga o telefone bruscamente e toma o aparelho do cometinha).

NEGRA

(Em desespero). Não faça isso... (Pega o aparelho. Transição). Como é que desliga isso aqui?

COMETINHA

Não precisa desligar! Já está desligado!

NEGRA

Ufa! Graça à Deus!

COMETINHA

É, mas meus primos já devem estar chegando!

NEGRA

Você é louco! Você é louco!

COMETINHA

Quem manda você querer ganhar dinheiro nas minhas costas? Na realidade, eu não queria chamar os meus primos! Eu me perdi porque eu quis me perder, sua maluca!

NEGRA

O que? Você por acaso, imagina, o que acabou de me chamar?

COMETINHA

Não...

NEGRA

Você me chamou de maluca, velha e feia...

COMETINHA

Mentira sua! Eu só lhe chamei de maluca! Mas agora eu vou chamar! Você é maluca, velha e feia... (Dá língua).

NEGRA

(Escandalizada). O que? Você me chamou de que? Velha e feia? Espere aí, que eu vou dar umas chineladas pra você aprender à respeitar os mais velhos... (Pega um chinelo).

COMETINHA

Só se você conseguir me pegar! (Entra uma música movimentada e começa o corre, corre). Vem me pegar, vem?

NEGRA

Fique aí paradinho, que eu consigo... (A sonoplastia entra com uma música, dando idéia de que está chegando uma nave espacial). O que é isso? Que barulho é este?

COMETINHA

Você ainda pergunta? (Transição). É claro, que são eles! (A sonoplastia entra com uma música, dando idéia da aproximação da nave espacial, acompanhado de efeitos luminosos. A iluminação é toda feita por trás da janela transparente, em forma de fachos de luz de várias cores, que vão descendo lentamente).

NEGRA

Você não vai embora, cometinha! Eu não vou deixar você sair daqui... (Agarra o cometinha).

COMETINHA

Socorro, me larga... Me larga... Socorro... (Alguém bate à porta). São eles... (A negra venda os olhos e amordaça a boca do cometinha).

NEGRA

Quem é? (Ninguém responde). Foi engano! (Batem novamente na porta). Eu já perguntei, quem é?

ZIG

(Do lado de fora). Se não abrir a porta, nós vamos derruba-la agora mesmo com as nossas armar à laser... (O cometinha morde a mão da negra).

NEGRA

(Dá um grito aterrorizante). Aaaaaai... Esse pestinha me mordeu... Espere aí, que você vai ver só o que vai acontecer... (Parte para pega-lo).

COMETINHA

Socorro... Entrem depressa... (A sonoplastia entra com um estouro e depois dá-se um efeito de muita fumaça de fora para dentro. Entra em cena o Zig e o Zag).

ZAG

(Armados). O que está acontecendo por aqui?

ZIG

Está acontecendo alguma coisa por aqui?

NEGRA

Não... Imagina, se aqui tem alguma coisa de errado... (Com a plateía). Aqui não está nada errado, não é mesmo?

COMETINHA

Ela quis me prender aqui... (Com a platéia). Não foi?

NEGRA

Mentira dele...

COMETINHA

Não me chame de mentiroso! Eu vou provar que eu não estou mentindo! (Com a platéia). Quem quer vir contar pra eles o que ela fez comigo?... (Alguma criança vai e todos escutam a história, para o Zig e o Zag. Transição). Vocês estão vendo, meus primos? Eu não estou mentindo!

NEGRA

(Com a platéia). Vocês não deviam ter falado nada!

ZIG

E agora? O que você me diz disso?

ZAG

Tem alguma coisa a dizer?

NEGRA

Nada a declarar...

ZAG

Sinto muito, mas nós vamos ter que levar o cometinha conosco...

NEGRA

Não se aproximem de mim! Na realidade, eu não sou má, como se pensa! Eu sou frágil, muito frágil...

ZIG

Não devemos acreditar nela!

COMETINHA

Também acho...

ZAG

Já eu acho que devemos dar uma chance à ela! Afinal de contas, no nosso planeta, todo mundo merece uma segunda chance...

ZIG

É verdade! É que pode ser o costume deste planeta! E eu já estou pegando a doença! (Transição). Não tenha medo! Eu sou Zag...

ZAG

Nada disso! Quem é Zag sou eu! Você é Zig!

ZIG

(Dá uma gargalhada). Ih! É mesmo! É que nós somos tão parecidos um com o outro, que eu só vivo me confundindo!

ZAG

Não ligue para ele não! Ele está com os parafusos todos soltos!

ZIG

(Com raiva). Quem está com os parafusos soltos, é você, seu monte de latas enferrujadas!

COMETINHA

Vamos parar com isto? (Com a negra). Eles só vivem brigando!

NEGRA

Eu estou vendo! E eu pensei que eles fossem maus!

ZAG

Foi ele quem começou...

ZIG

Mentira, foi ele!

COMETINHA

Eles são inofensivos...

ZAG

(Transição). O que é isso?

ZIG

(Com o cometinha). Meu primo cometinha, será que ela está pensando que nós somos comida? (Transição desesperado). Ai, meu Deus! Eu cheguei de tão longe, pra ser comido num planeta tão pequeno... (Transição). Comido? (Transição, mais desesperado ainda). Eu não falei isso... Eu não falei isso... (Bota a língua pra fora como quem está cansado).

COMETINHA

Mas você acabou de falar!

ZIG

Eu não! Quem falou foi ele, o Zig...

ZAG

Zig é você!

ZIG

(Desesperado). Mas eu não falei nada! (Com a negra). E você não ofende... Você não ouviu absolutamente nada!

NEGRA

Eu é que pensei que vocês ofendiam...

ZIG

O que foi que eu disse? Ela está querendo dizer que a gente ofende aos intestinos... (Mais desesperado ainda). Ela vai nos devorar! Vamos embora daqui depressa...

COMETINHA

Se acalme, Zig!

NEGRA

Mas eu não vou devorar ninguém!

ZIG

(Aliviado). Não?

NEGRA

Claro, que não! Eu pensei que vocês mordiam...

ZAG

Zig, ela chamou a gente de cachorro!

ZIG

Espere aí! Só porque eu estou em seu mundo, já quer transformar a gente em cachorro, é? (Faz menção que quer brigar). Pode dizer, que a gente resolve agora mesmo...

COMETINHA

(Cai em prantos). Buá... Buá... Buá...

ZIG

Por que diabo ele está chorando?

NEGRA

Ora! Porque você brigou comigo!

ZAG

Não chore não, primo cometinha... Nós não vamos mais brigar com ela!

COMETINHA

Eu não estou chorando por causa disso!

ZIG

Não? E por que você está chorando?

COMETINHA

Porque ela chamou a gente de cachorro... Buá... Buá...

NEGRA

Eu não falei nada disso! Eu confesso que eu tive foi medo, só isso!

ZIG

Então você não me chamou de cachorro?

ZAG

Não?

NEGRA

Claro, que não!

ZIG

Zig, ela não me chamou de cachorro!

ZAG

Zig é você! Meu nome é Zag!

NEGRA

(Com raiva). Finalmente, quem é quem?

ZIG

Eu sou eu e ele é ele...

COMETINHA

Mas isso é claro e evidente que sim...

ZAG

Muito bem, meu irmão! Você demonstrou ser um grande gênio... Parabéns...

COMETINHA

Que gênio? Que gênio? Só por causa disso? Você tá ficando louco...

ZIG

Todo gênio tem um pouco de loucura! Veja a capacidade de meu irmão! Descobriu agora mesmo, que ele é ele e eu sou eu...

NEGRA

Mas quem descobriu isso foi você, não foi o seu irmão... E não precisa ser gênio para descobrir uma basbaquice dessa...

ZAG

Pra você ver, que até você que eu pensei que não tinha nada nessa cabeça vazia, acabou de dizer uma verdade, que nem o maior cientista do universo conseguiu!

NEGRA

Foi? Eu não disse nada demais!

ZIG

Por isso mesmo! Você é um gênio por causa disso!

COMETINHA

E pra ser gênio só precisa isso, é?

ZAG

(Escandalizado). Só precisa isso? E você queria o que mais?

COMETINHA

Então eu sou um gênio e não sabia?

NEGRA

Mas a idéia foi minha e ele está falando comigo! Então o gênio daqui, sou eu...

COMETINHA

Mas eu roubei a sua idéia! Então o gênio sou eu!

ZIG

Todos nós somos! E você acabou de conhecer dois extraterrestres! Viemos do planeta estrelário! Eu Zag e ele é Zig!

ZAG

(Tosse repreendendo). Ele está querendo dizer, que ele é Zig e eu sou Zag!

ZIG

(Repreendendo). Pára de tá me repreendendo!

ZAG

Por onde você andava, cometinha?

COMETINHA

Eu cai neste mundo e não consegui mais o caminho de volta!

ZIG

Eu ouvi sua mensagem pelo rádio?

COMETINHA

Foi! Eu estava em apuros... Mas agora tá tudo bem! Eu queira ser independente um pouco! Eu quero conhecer o mundo sozinho, sem precisar de ninguém, que fique me orientando, como eu devo fazer! Eu quero ser livre! Mais se tiver de irmos embora, vamos logo, antes que eu me arrependa...

NEGRA

E quem disse que vocês vão sair daqui agora? Eu preciso muito de vocês para ser famosa!

ZAG

Queríamos realmente ajuda-la, mas não temos mais tempo para ficar aqui!

ZIG

O meu irmão tem razão!

NEGRA

Mas eu estou dizendo que vocês não vão sair daqui e pronto!

COMETINHA

Quem vai nos impedir? Você? (Dá uma gargalhada). Riam... É uma piada!

ZIG e ZAG

É mesmo? (Os dois caem na gargalhada também).

NEGRA

Não sei porquê vocês estão rindo! Não achei graça nenhuma! Podem rir à vontade! Quem ri por último, ri melhor!

COMETINHA

(Sério). O que você quer dizer com isto?

NEGRA

Eu já fechei todas as portas! Daqui vocês não vão conseguir sair; porém, quem vai dar boas gargalhadas, sou eu... (Solta uma gargalhada).

COMETINHA

Não vai me dizer, que vai nos prender...

NEGRA

Já tá começando à advinhar!

ZIG

Você não pode fazer isto com a gente! Daqui à pouco... (A sonoplastia libera o som da turbina da nave). Escutem... Disparou a turbina da nossa nave!

ZAG

Faltam mais duas! E a nave vai partir!

NEGRA

Não quero saber! Vocês são meus escravos! (Transição). Já sei! Vou colocar vocês dentro de uma jaula!

COMETINHA

Eu não estou vendo jaula nenhuma!

ZIG

Também não!

NEGRA

Não seja por isso! Vou busca-la agora mesmo! (Dá uma gargalhada e sai de cena).

ZAG

Vamos sair daqui, antes que seja tarde demais!

ZIG

Vamos depressa... (Todos vão saindo. Repentinamente, a negra volta furiosa, puxando a jaula).

NEGRA

(Pega uma arma laser). Onde vocês pensam que vão?

ZAG

(Atropelando). Nós íamos...

COMETINHA

Nós não íamos fazer absolutamente nada!

NEGRA

Não quero ouvir mais uma só palavra! Todos dentro da jaula agora mesmo! (Todos entram na jaula e a negra fecha o cadeado). Vocês não vão sair daqui, nunca mais! Estou livre para sempre! Estão me ouvindo, meus escravos?

ZIG

Eu não quero ficar aqui dentro desta jaula!

ZAG

(Com a negra). E você tem mais é que agradecer! Afinal de contas, foi a gente mesmo quem desativou a lâmpada...

COMETINHA

A culpa foi minha, Zag! Eu devia ter deixado a lâmpada aprisiona-la!

ZIG

Agora é tarde...

NEGRA

Você é muito inteligente! Agora é tarde mesmo!

ZAG

O que é que você vai fazer com a gente?

NEGRA

Em primeiro lugar, vou buscar alguns ingredientes para preparar o meu jantar! (Dá uma gargalhada e sai de cena).

COMETINHA

Ai, meu Deus, ela vai nos devorar! Nunca mais vou encontrar a minha constelação!

ZAG

Já tá querendo voltar, é primo cometinha?

ZIG

(De salto). Ih! Me lembrei! Esqueci de desligar o automático da nave! À qualquer momento...

ZAG

À qualquer momento não! Ela já começou! A turbina já deu o primeiro sinal! São três sinais! Então faltam dois... (Transição). O que é que você tem nessa cabeça? Agora não tem mais jeito! A qualquer momento, a nave dispara o restante das turbinas e ela vai embora automaticamente para o nosso planeta!

ZIG

E se isso acontecer, nós não temos mais como voltar para casa!

COMETINHA

Agora estamos todos perdidos...

ZAG

Não vamos nos desesperar...

COMETINHA

(Alegre). Eu tenho uma idéia! Eu tenho uma solução...

ZIG

Então fale...

COMETINHA

(Puxa de dentro da roupa, um aparelho de comunicação). Podemos pedir ajuda...

ZAG

Impossível!

COMETINHA

Ora, por que?

ZIG

Porque o sistema eletrônico da nave, só funciona, quando estamos no interior dela, por causa do campo eletromagnético de nossas roupas!

COMETINHA

Isto quer dizer que não temos chances de sairmos daqui?

ZAG

Isto mesmo!

COMETINHA

Para mim, isto não é problema! Eu já estou perdido mesmo! Eu já me acostumei...

ZIG

Mas para nós não... (Chorando). Eu quero a mamãe...

ZAG

E as nossas armas?

COMETINHA

A negra maluca já deve ter desativado! Esqueceu que ela também é feiticeira?

ZAG

Nós não devíamos ter confiado nela!

ZIG

E a lâmpada? (A negra maluca entra em cena).

NEGRA

O que é que você estão resmungando aí?

COMETINHA

Nada não... A gente só estava falando... (Cortado).

NEGRA

Não quero saber o que vocês estavam conversando! Eu hoje estou me sentindo uma pluma! Leve como uma pluma! Faz tempo que eu não me sentia assim, tão liberta! Com esta liberdade! Não preciso de mais nada! Tenho vocês como meus escravos! Brevemente estarei rica e famosa! Esta lâmpada apartir de hoje, não tem valor de nada...

ZIG

Você não pode deixar a gente presos!

NEGRA

Eu não posso? (Dá uma gargalhada). Vocês já estão presos!

ZAG

Você vai se arrepender!

NEGRA

(Com raiva). O que foi que você falou, seu pirralho?

COMETINHA

Nada não, ele não falou nada...

ZAG

Falei sim...

ZIG

Você vai complicar ainda mais a nossa situação...

NEGRA

É verdade! Eu vou complicar ainda mais a situação de vocês!

COMETINHA

E o que você vai fazer?

NEGRA

Vou reativar a lâmpada e aprisiona-los dentro dela!

COMETINHA

(Com medo). Você está vendo, Zag? Isso é pra você aprender à não mexer com quem está quieto!

ZAG

E eu fiz nada demais?

ZIG

(Com ironia). Nada, Zag! Você não fez nada!

NEGRA

Meus escravinhos, fiquem aí, que eu vou reativar a lâmpada mágica no campo das flores, lá pertinho da nave de vocês...

ZAG

Não toque nela!

NEGRA

O que? Naquele monte de latas velhas, não me interessa! O que me interessa agora, é colocar todos vocês aqui, dentro! Eu volto já... (Sai de cena).

ZIG

A gente tem que sair daqui...

COMETINHA

Se pelo menos a gente tivesse a chave! (Transição). Mas é claro, a chave! Ela guarda bem ali, dentro daquela gaveta!

ZAG

Como você sabe?

COMETINHA

Ora, porque é a única gaveta que tem dentro desta casa...

ZAG

Mas nós não vamos conseguir! A gaveta está muito longe...

ZIG

Isto é verdade!

COMETINHA

Não tem problema! Alguma criança nos ajuda! (Com a platéia). Quem quer nos ajudar? Pague a chave dentro daquela gaveta! (Quando a criança entregar a chave). Muito obrigado! (Transição). Espere aí, você nos salvou da prisão. Vamos brincar um pouquinho! (Saem da jaula. Entra o musical).

COMETINHA

(Cantado).

Estou perdido na imensidão

Na cauda de uma estrelinha

Não sou pássaro e nem avião

O meu nome é cometinha

Estava em muito perigos

Chegaram pra me salvar

São irmãos e são meus primos

E eles vão se apresentar...

ZIG

(Cantado).

Eu sou Zag, meu amigo

ZAG

(Cantado).

Mentira, que Zag sou eu...

ZIG

(Cantado).

É que você parece comigo

ZAG

(Cantado).

E você parece com eu...

COMETINHA

(Falando). Com eu não, comigo!

ZAG

Ah, primo cometinha! Desse jeito, não dar pra rimar!

COMETINHA

Não tem problema nenhum! O importante é que a gente tá livre pra brincar...

ZAG

Você rimou... Você rimou... Viva, você rimou... (Entra novamente o musical).

Chá,lá,lá,lá.lá,lá,lá

Chá,lá,lá,lá.lá,lá,lá

Chá,lá,lá,lá.lá,lá,lá

Chá,lá,lá, vamos cantar...

Atirei o pau no gato tô

Mas o gato tô, não morreu, reu, reu...

Dona Chica, ca, admirou-se, se...

Tropeçou, tropeçou, que o gato fez...

Miauuuu... (Falando). Todo mundo comigo... (Repete a música do atirei o pau no gato, mais duas vezes. O elenco puxa a criançada para fazer a roda no palco. Termina a música, imediatamente a sonoplastia libera uma música de tensão). Vamos saiam daqui, que a negra maluca já deve estar chegando! E agora? Nós estamos com a faca e o queixo nas mãos! Agora é só preparar uma armadilha, para a gente mandar aquela negra maluca de uma vez por todas para dentro daquela lâmpada enferrujada e para sempre!

ZIG

Mas tem que ser depressa! Daqui à pouco... (A sonoplastia libera o som da turbina novamente). Escutem...

ZAG

É a turbina! Falta só mais um...

COMETINHA

Então temos que andar depressa... Peguem a lâmpada!

ZIG

A lâmpada está com ela, cometinha...

COMETINHA

Ih! É mesmo! A gente só pode coloca-la dentro da lâmpada, se ela estiver em nossas mãos...

ZAG

Ela a levou para reativar!

COMETINHA

Mas ela só pode reativar a lâmpada, se ela conhecer o código... E este código está no livro!

ZIG

O livro não é aquele que está ali? (Apontando para algum móvel).

COMETINHA

Mas é maluca mesmo! Ela esqueceu o livro! Sem ele, ela não tem condições de reativar a lâmpada!

ZAG

Então vamos esconder o livro!

COMETINHA

Leia o código e vamos preparar a armadilha!

ZIG

(Lendo o livro). Achei! Achei a palavra mágica de reativação da lâmpada!

ZAG

(Alegre). Viva! Ele encontrou! Ele encontrou...

COMETINHA

E qual vai ser a palavra mágica?

ZIG

A palavra mágica é Zig, Zag... (Transição). Interessante, eu já vi esse nome em algum lugar!

ZAG

Isto é claro e evidente, que parte desta palavra mágica, faz parte do meu nome!

ZIG

Muito inteligente, sua observação... Mas não precisa ser um grande gênio para descobrir isso... Todo mundo sabe que eu sou Zag e você é Zig...

ZAG

Você não acha que está atropelando o vocabulário não?

ZIG

É verdade! Mais uma vez, eu troquei as bolas... (Transição). Eu sou o Zig e você é Zag...

COMETINHA

Muito bem! Agora, depois que sabemos da palavra mágica para a reativação da lâmpada, basta que quando eu mandar, todos vocês... (Com platéia). Gritem bem alto o nome de cada um deles... (Novamente com a platéia). Qual é o nome dos meus primos? (Transição). Agora silêncio! Vocês só falam quando eu mandar...

NEGRA

(Entra pela platéia). Onde diabo, eu coloquei o meu livro? (Com a platéia). Vocês viram o meu livro por aí? (Com alguém da platéia). Você está com cara de quem escondeu o meu livro!

COMETINHA

Ih! Lá vem a negra maluca! Vamos, meu primos! Vamos entrar na jaula! Ela não pode saber, que nós estamos livres! (Com a platéia). Quando eu mandar vocês falarem, a palavra mágica, vocês falam! Agora só funciona se falar bem alto... (Todos entram na jaula com o livro).

NEGRA

Malditos esquecimentos! Finalmente, vocês viram o meu livro de mágicas? (Transição vê o livro dentro da jaula). O que? O que é que o meu livro de mágicas está fazendo aí dentro da jaula? (A negra chega num ponto estratégico, onde vai acontecer um efeito de explosão, assim que negra passar por ele). Respondam urgente, antes que eu tenha que fazer alguma maldade!

COMETINHA

Estão preparados? (Com a platéia).

NEGRA

(Desconfiada). Preparados? Pra que?

COMETINHA

Todo mundo comigo... Lá vai um... dois... três... e... Zig e Zag... (O explosivo é acionado, provocando reativação da lâmpada).

NEGRA

(Espantada). Vocês reativaram a lâmpada...

COMETINHA

Agora, é só desejarmos ardentemente a sua volta para dentro da lâmpada!

ZAG

Mas isto a gente já querendo já faz tempo... (Começa a agitação, mandando a negra maluca voltar para dentro da lâmpada).

COMETINHA

Agora... Volta... Volta...

TODOS

Volta... Volta... (A sonoplastia entra com uma forte ventania de fundo, que vai aumentando gradativamente).

NEGRA

Ela está esquentando! Tá quente... Tá quente... (Joga a lâmpada para o cometinha).

COMETINHA

Bota isto pra lá! (Joga a lâmpada dentro das coxias. A sonoplastia aumenta a intensidade da ventania, acompanhada de uma música de tensão. A negra vai sentindo o efeito como quem a lâmpada está puxando-a para dentro das coxias, acompanhando também a iluminação. Assim que a negra for sugada para dentro da lâmpada, acontece também, um efeito explosivo de dentro das coxias para o palco, dando idéia da sucção da negra maluca para dentro da lâmpada. Logo em seguida, a sonoplastia libera o som das turbinas da nave do Zig e do Zag).

NEGRA

(Sendo puxada pelo vento). Traidores... Traidores... (Sai de cena).

ZIG

(Ouvindo as turbinas). Olhem! Escutem! É a última!

ZAG

Vamos embora depressa! A nave já está partindo! Vamos, primo cometinha! Graças à Deus, que nós lhe encontramos!

COMETINHA

Vamos depressa! Ela já vai partir... (Todos saem de cena, apressadamente. O som das turbinas aumentam. A luzes se apagam, clareando só na parte da nave, depois da janela transparente. Música de nave espacial de fundo. A nave começa a ascender, lentamente e a iluminação acompanha este efeito. A luz geral vai diminuindo em resistência até ficar totalmente escuro. Aumenta o som de fundo e chega o fim do espetáculo “O COMETINHA QUE SE PERDEU”.

(FIM).

PEÇA: O COMETINHA QUE SE PERDEU

AUTOR: FLÁVIO CAVALCANTE.

MÊS: OUTUBRO

ANO: 1996

Obs: Todo trabalho desenvolvido por este autor, é totalmente fruto de imaginação; porém qualquer semelhança é mera coincidência.

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 31/03/2009
Código do texto: T1515508
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.