"SPAGUETE OU MACARRONE?" Peça teatral infantil de: Flávio Cavalcante

SPAGUETE OU MACARRONE?

PEÇA TEATRAL INFANTIL

DE

FLÁVIO CAVALCANTE.

ROLL DOS PERSONAGENS

SPAGUETE

MACARRONE

MÁQUINA MASSEIRA

SINÓPSE

É uma estória criada para divertir toda criançada, que gosta de comer massas. Tudo se passa numa fábrica de massas, onde todos os personagens estão ainda em forma bruta; ou seja, estão ainda para serem fabricados. A confusão toda começa, quando a massa verde, resolve ser transformada em Spaguete e a amarela em Macarrone. Já pensou a confusão que isso pode trazer, quando despertar o desejo de quem vai ser o primeiro a ser fabricado?! A Máquina masseira tá aí para escolher quem vai ser o primeiro. É uma confusão realmente gostosa. O cenário é uma verdadeira fábrica de massas, onde a criança vai ter oportunidade de ver de uma forma engraçada, como é uma fábrica de massas.

Cena escura, a sonoplastia libera um barulho de uma panificação em funcionamento. A luz clareia em resistência. No cenário, além de todo material que compõe uma panificação, existem duas masseiras; uma de coloração verde amarelado, e a outra de coloração totalmente amarela. As máquinas continuam trabalhando num ritmo de uma música dançante. Repentinamente a máquina de coloração verde amarelada, expulsa uma massa da mesma cor verde, (Macarrone) e a amarela, (Spaguete) da mesma forma. Ambos vão acordando lentamente. O ritmo não pára . Eles vão se posicionando e daí, fazem coreografia da música dançante. Terminada a coreografia.

MACARRONE

(Eufórico). Ainda bem que estou fora desse imprensado... Minha roupa está toda amarrotada... Eu odeio ser amassado... Odeio mesmo... Mas como eu odeio...

SPAGUETE

(Arremedando o Macarrone). Ainda bem que eu estou fora desse imprensado... Eu odeio ser amassado! Mas como eu odeio... (É atrapalhado pelo Macarrone. Transição). O que foi que o você falou mesmo?!

MACARRONE

Espere aí... Você está falando, a mesma coisa que eu estou falando... E eu não gosto de ser imitado, fui claro?!

SPAGUETE

Eu não estou falando a mesma coisa que você está falando, porém eu não estou lhe imitando... Fui claro?!

MACARRONE

(Espantado). Se você não parar de estar repetindo tudo que eu falo, eu vou lhe amassar, como um pastel raquítico, mambembe, esquizofrênico! Agora responda a minha pergunta...

SPAGUETE

Ora, mas você não fez nenhuma pergunta! Como está querendo que eu responda uma pergunta que você não fez?! Ih! Já não tá mais claro...

MACARRONE

Como eu poderia lhe fazer alguma pergunta, se você fala pelos cotovelos?!

SPAGUETE

Eu falo sim... Se eu falo, é porque eu tenho língua pra falar... Então se eu tenho língua pra falar, é muito interessante que eu a coloque em funcionamento... E por que você não fala também?! Sua língua vai acabar enferrujando, feito essa masseira... Ou então vai ficar amassada, embolada e esticada dentro desta masseira... No final das contas, você vai ser transformado numa massa, sem formato algum... Deformada, definhada, buchuda, caneluda e nariguda... Coisa horrorosa, não acha?

MACARRONE

Ah, então o seu problema é ter língua!? Isso não é problema... Isso eu também tenho! Você vai ver só, que eu não vou ficar atrás; eu posso não ter o seu linguajar, mas tenho uma coisa que ganha de sua língua muito mais do que você possa imaginar...

SPAGUETE

E eu posso sabe que é de tão especial assim?!

MACARRONE

Eu sou muito rápido... Mais do que você, por sinal... Tanto, que nasci primeiro que você... Isso quer dizer, que com a minha rapidez, eu vou entrar na máquina primeiro que você... E entrando na máquina primeiro que você, logicamente eu vou ser fabricado primeiro... E todos vão saborear primeiramente, o delicioso Macarrone...

SPAGUETE

Isso é o que nós vamos ver... O fato de você ter nascido primeiro do que eu, não quer dizer que você seja mais rápido, de forma nenhuma... O que importa neste caso, não é ser mais rápido e sim, ser mais gostoso... Isto eu não tenho a menor dúvida que os padeiros já colocaram todos os ingredientes em mim... Sal, farinha de trigo, com fermento na dosagem certinha, para não engordar muito!

MARCARRONE

(Escandalosamente). O que?! Fermento?! O que está me dizendo?! Você levou fermento?!

SPAGUETE

Levei sim... Como eu acabei de dizer na dosagem certa! E o que é que tem demais nisso?! Eu só quero ser um Spaguete um pouco forte, não posso?!

MACARRONE

Spaguete forte, não é?! Depois da quantidade de fermento que você levou?! Acho difícil isso acontecer... Você depois que sair do forno, vai virar um bolo fofo... Todo deformado, gordo, mal feito... Barrigudo... Estou de regime...

SPAGUETE

Despeitado... Mas vou ficar saboroso... E todos vão gostar de mim... Do jeito que eu sou...

MACARRONE

Já eu, vou ser um Macarrone bem feitinho... Não tenho fermento nenhum... Com corpinho de Macarrone Italiano...

SAPAGUETE

Vai ficar fino como um palito... (Dá uma gargalhada).

MACARRONE

(Com raiva). Não gostei de sua brincadeira...

SPAGUETE

Não vejo nada demais ser um magricela, desnutrido...

MACARRONE

Se for assim, então eu não quero ser mais ser um macarrone... A padaria não fabrica só macarrão mesmo! Tem outras funções... A masseira está cheia de massa e não vai ser por minha causa que a produção vá parar... Eu quero ser qualquer outra coisa, menos um Macarrone magricela, como você mesmo falou...

SPAGUETE

Pois eu quero... quero ser o que eu fui projetado mesmo... O dono da padaria não seria tão burro a ponto de fazer alguma massa que não prestasse... Se eles colocaram fermento em mim, é porque com certeza, me projetaram para ser muito saboroso e então... O preferido pelas melhores bocas... Eu vou ser temperado, com cebola, coentro, tomate... Hum, já estou sentindo o cheiro...

MACARRONE

Ah, não me faz inveja nenhuma! Todo o seu tempero, também serve para mim... Daqui a pouco essa máquina vai começar a funcionar... E eu acho que nenhum de nós vai ter escolha... E o seu destino já está selado...

SPAGUETE

O nosso destino está selado, é bom saber disso... Afinal estamos no mesmo barco...E se formos aproveitados para sermos bolachas daquelas duras, que de vez em quando quebra dentes de muita gente!

MACARRONE

Desse jeito eu não quero ser fabricado mais não!

SPAGUETE

Que tal aproveitarmos para inventar alguma coisa?! Não vamos ter muito tempo mesmo!

MACARRONE

Ótimo, agora... O que?!

SPAGUETE

Por exemplo, precisamos arrumar uma forma de destruir estas máquinas... Assim nós, nunca vamos ser fabricados...

MACARRONE

(Escandalizado). Destruir as máquinas, Spaguete?! Não, dessa vez, você endoidou de vez mesmo! Se nós destruirmos as máquinas da padaria, nós não vamos nascer... Vamos apodrecer como massa... Não, isso eu não quero não...

SPAGUETE

Mas eu quero destruir as máquinas... Eu não quero mais ser Spaguete, como você também não... Vamos, Macarrone, me ajuda a destruir esse equipamento... Se não nós vamos ser fabricados...

MACARRONE

Não conte comigo, Spaguete... É o nosso destino, ser amassado pela Máquina Masseira... Precisamos ser fabricados...

SPAGUETE

Pra que, ser fabricado, Macarrone?! Vamos ser mastigados, vamos descer para os intestinos das pessoas e depois vamos ser transformados num resto que não é muito cheiroso... E vocês sabem o que é?! (A Criançada deve imediatamente responder). Exatamente isso... Tá vendo só como eles são sabidos?

MACARRONE

Mas eu não concordo e pronto! Se você quer destruir, pode destruir... Mas eu não vou ser cúmplice não...

SPAGUETE

Então fique olhando... Eu vou destruir é agora mesmo... E já que você não quer me ajudar, eu vou destruí-las sozinho mesmo! (Pega um rolo de amassar pastel, pintado com a mesma de Spaguete). Lá vai um...

MACARRONE

Não faz isso...

SPAGUETE

Lá vai dois...

MACARRONE

Faz de conta que não estou ouvindo nada... Não faz isso, Spaguete...

SPAGUETE

Lá vai... Três e... (A sonoplastia libera um som, dando entender que a máquina vai começar a trabalhar. A máquina começa a se mexer. Transição). O que é isso?! A máquina está viva... (O Spaguete passa o pau para o Macarrone). Foi ele...

MACARRONE

Eu não... (Transição com a criançada). Fui eu?! (Deixa a criançada responder). Tá vendo só, dona Máquina Masseira?! Quem estava querendo lhe destruir era este aqui, o futuro Spaguete! (A criançada deverá reagir nesta hora).

SPAGUETE

(De salto). Mentira, dona máquina... Foi ele...

MACARRONE

(Com raiva). Mentira não! Foi ele... A criançada tá de prova!

SPAGUETE

Mentira nada! Foi ele... Que ver... (Com a Criançada). Quem queria arrebentar com a Máquina Masseira?

MÁQUINA MASSEIRA

(Grita loucamente). Calem-se... Meus ouvidos estão em tempo de estourar...

SPAGUETE

Desculpe-me, dona Máquina Masseira, mas que foi ele, foi...

MACARRONE

Não fui eu, foi ele!

MÁQUINA MASSEIRA

Mas por que essa guerra de não querer ser fabricado? Vocês queriam me desmontar, não é verdade?!

SPAGUETE

É...

MÁQUINA MASSEIRA

(Cantado). Então, qual o motivo de querer me desmontar? Vocês vão ter que ser fabricados... Se isso não acontecer, o dono da padaria e quem vai me desmontar... Se vocês não entrarem agora mesmo na máquina... Ele vai ate pensar que eu estou estragando a massa dele... E vai sobrar sabe para quem? Pra mim... Vamos, entrem depressa! (Tentando empurrar o Spaguete e o Macarrone).

SPAGUETE

Enlouqueceu de vez? Não está vendo que eu não vou entrar dentro desta masseira? Você quer que eu fique amarrotado, esculhambado, agora e agora é a vez do Macarrone?

MACARRONE

Minha vez não... Você criou o problema agora resolva!

MAQUINA MASSEIRA

Finalmente, quem vai entrar na máquina primeiro?

TODOS

Ele... (Um aponta para o outro).

MACARRONE

Eu mesmo não... Não vou entrar nessa coisa nem pisoteado! Preciso ser um pastelzinho de carne de terceira! Leva o Spaguette!

SPAGUETE

Eu já estou ocupado! Fui chamado para ser um salgadinho na festa de casamento do filho do dono da padaria!

MAQUINA MASSEIRA

Não quero saber! Vocês já foram pré-fabricados... Agora quem vai decidir sou eu... Não estou agüentando mais esperar... Vamos entrem dentro de mim... Eu quero concluir o meu trabalho...

SPAGUETTE

Eu protesto...

MACARRONE

E eu também...

MAQUINA MASSEIRA

Mas vocês não têm querer! Venham, entrem de pressa! Eu tenho que terminar logo isso... Os pães já estão indo ao forno! Você é quem sabem se querem ficar aqui ou se querem ser jogados fora... No lixo, como massas velhas mofadas!

SPAGUETTE

Há esta possibilidade?

MACARRONE

Diga, que não há!

MAQUINA MASSEIRA

Há!

MACARRONE

E se a gente lhe destruir?

MAQUINA MASSEIRA

Vai ser pior pra vocês mesmo! Até alguém me consertar, vocês vão ficar velhos... Podres... E o dono da padaria é quem vai decidir o destino de vocês!

SPAGUETTE

Tudo bem, então vamos decidir quem vai ser fabricado primeiro... Eu posso decidir?

MACARRONE

Claro, que não, você é suspeito! Claro que você vai puxar pro seu lado!

MAQUINA MASSEIRA

Vamos deixar a criançada resolver quem vai entrar na maquina primeiro... Quem vai entrar dentro de mim, é o Spaguette ou o Macarrone?

MACARRONE

Votem em mim...

SPAGUETTE

Votem em mim... (Entra um musical).

MAQUINA MASSEIRA

Quem vai vencer é o

Spaguette ou Macarrone?

Quem é o mais gostoso, é o

Spaguette ou o Macarrone?

Venham votar no

Spaguette ou Macarrone

Spaguette ou Macarrone

SPAGUETTE

(Cantado).

Spaguette, Spaguette, Spaguette

MACARRONE

(Cantado).

Macarrone, Macarrone, Macarrone

SPAGUETTE

Sou nutritivo o meu nome é Spaguette!

MACARRONE

Sou mais gostoso vote logo em Macarrone!

SPAGUETTE

Intriga da oposição, Maquina Masseira! O Macarrone não pode ser tão descarado assim...

MACARRONE

Eu não fiz nada demais!

MAQUINA MASSEIRA

Vence o melhor!

SPAGUETTE

É assim, então, vamos fazer a campanha!(Os dois correm para a platéia pedem voto para as crianças).

MAQUINA MASSEIRA

Venham para o palco! Antes que eu anule esta eleição! Fizeram a campanha?

TODOS

Pronto, Maquina Masseira!

MAQUINA MASSEIRA

Soldados da massa avante!Um dois três... (Todos Marchando). Vamos entrem, entrem...

SPAGUETTE

Entrar aonde?

MAQUINA MASSEIRA

(Apontando para dentro da masseira). Aqui dentro!

MACARRONE

É o bestinha!

MAQUINA MASSEIRA

Eu não tenho mais tempo para esperar!

MACARRONE

Ninguém decidiu ainda quem vai entrar primeiro, maquina masseira! Eu não vou, porque eu sou filho único e tenho opção de escolha! Eu tenho família que depende de mim, entende, não é?

SPAGUETTE

Eu também tenho opção de escolha! Eu não vou, porque eu sou filho único e tenho opção de escolha! Eu tenho família que depende mim...

MACARRONE

(Com raiva). Espere aí! Você está repetindo o que eu falei!

SPAGUETTE

Não, senhor! Você é que está repetindo o que eu falei!

MAQUINA MASSEIRA

(Dando um basta). Parem com essa confusão! Finalmente, quem a criançada escolheu? Spaguette ou Macarrone? O tumulto está grande! Quem vai decidir agora, sou eu! Todos dois vão entrar na máquina agora mesmo! (Começa o tumulto e uma música movimentada agita o palco. Todos correm de um lado para o outro, fazendo uma espécie de coreografia... (Um entra na maquina masseira e sai e depois o outro pega uma chave de boca e começa a desmontar a Maquina masseira).

SPAGUETTE

Vamos desmontar essa geringonça, antes que ela destrua a gente!

MAQUINA MASSEIRA

Faca isso, que você vai ver o que é bom para uma boa tosse! Eu vou destruir todos vocês... Vou chamar minha amiga, que está desligada... (Transição com a outra máquina). Acorda, Máquina Masseira... Com essa ninguém brinca! Além de masseira ela é também trituradora... E eu, juntamente com ela, vou triturar todos vocês... (Pega um serrote). Vou serrar cada um Spaguette e cada um Macarrone, vou jogar todos dentro de mim, trituradinhos... E vocês não têm escolha!(Transição com a Máquina Masseira desligada). Vamos, funciona... Eu estou precisando de você! (Com a criançada). Vamos chamá-la comigo! (Incentivando a criançada). Vamos, máquina masseira... Deixa de tua preguiça! Estou precisando de você! É que ela está cansada! Trabalhou muito ontem, fazendo pão! Mas deixa pra lá, eu resolvo o problema sozinha... (Expõe o serrote).

SPAGUETTE

(Apavorado). Não faça isso... Não destrua a gente!

MACARRONE

Eu não tenho medo de você, massa masseira! Nós vamos acabar com a sua festa! Vamos nos preparar para começar a desmontagem...

SPAGUETTE

Duas forças unidas, jamais serão vencidas...

MACARRONE

Vamos começar agora mesmo!!!

MAQUINA MASSEIRA

Não façam isso... Vai ser pior pra vocês mesmos...

SPAGUETTE

Não vamos dar ouvidos pra ela, Macarrone!

MAQUINA MASSEIRA

Então tudo bem... Querem me desmontar, não é? Tudo bem! Eu estou querendo ser até benevolente com vocês, mas já que não querem, podem me desmontar... Vamos comecem...

MACARRONE

O que você acha, Spaguette?

SPAGUETTE

Acho que deve ser assim... Devemos desmontar, sim... Eu afrouxo os parafusos e você recolhe as peças...

MAQUINA MASSEIRA

Isso... Façam isso mesmo... Vamos, façam agora mesmo...

MACARRONE

Claro, que vamos fazer... (Entra uma musica rápida e começa a desmontagem da Maquina Masseira).

DESMONTA AQUI

DESMONTA ALI

E TAMBÉM ACOLÁ

PEGA PARAFUSO AQUI

DEPOIS BOTA PRA ALI

EMPURRA PRA ACOLÁ

(A sonoplastia entra com uma música tensa, a qual vai aumentando gradativamente e depois dá um black-out e uma enorme explosão. A cena clareia gradativamente. Em cena está um monte de parafuso e a Máquina toda desmontada).

MACARRONE

Pronto, tá tudo desmontado...

SPAGUETTE

Vamos esconde-la num lugar bem secreto, para o dono da padaria não vê-la! Ali! Vamos esconde-la ali... (Os dois puxam a Máquina Masseira e escondem. Transição). E agora, o que vamos fazer pra gente ser fabricados?

MACARRONE

Não sei! Foi você quem quis desmontar a Maquina Masseira! Mas não tem problema nenhum! A gente fica como se fôssemos massas, eu, massa Macarrone e tu massa Spaguette... O que acha?

SPAGUETTE

Legal... O que vai acontecer conosco se não formos fabricados?

MACARRONE

Não sei... Vamos ler na caixa! (Pegam a caixa e lêem. Transição espantados). O que?

SPAGUETTE

E verdade isto que está escrito aqui? Vamos ficar podres?

MACARRONE

E agora?

SPAGUETTE

Eu não quero ficar podre! A Máquina Masseira falou isto! Cheio de fungos... Temos que ser fabricados, realmente!

MACARRONE

Mas como, se destruímos a Máquina Masseira? Estamos perdidos!

SPAGUETTE

Vamos tentar montar novamente! Olhe este parafuso... Onde ele estava? Vamos montar novamente! Parafuso por parafuso... peça por peça...

MACARRONE

A Maquina Masseira é um computador... A gente não vai conseguir! Olha a bagaceira que fizemos...

SPAGUETTE

Vamos tentar pelo menos...

MACARRONE

Se você acha que devemos tentar, então vamos! (Música movimentada. O Spaguette e o Macarrone puxam a Máquina Masseira e tentam montar de uma forma atrapalhada e engraçada. Assim que termina). Pronto! É só ligar na tomada!

SPAGUETTE

Pode deixar, que eu mesmo ligo! (Coloca o fio na tomada e leva um tremendo choque).

MACARRONE

Tudo isso foi um choque?(Dá uma gargalhada). Pelo menos ela está ligada! Vamos programa-la para voltar a fazer os pães novamente!

SPAGUETTE

Esse parafuso não era daqui! Este fio também não! Eu acredito que montamos esta geringonça errada! É melhor a gente não programa-la...

MACARRONE

Já entramos na dança, vamos ter que dançar! Vamos programa-la, sim... Me dá os disquetes de instalação... (Spaguette pega uns disquetes). Mais... Mais ainda... (Transição). Pronto! Falta só encaixar o chip... Passa ele pra cá... (Coloca o Chip. Nesse instante a máquina começa a se movimentar a dançar e a pular)... Deu a louca na maquina masseira...

SPAGUETTE

O que está acontecendo?

MACARRONE

Se acalme, dona Máquina Masseira...

MAQUINA MASSEIRA

Eu estou calma... Só estou sentindo falta dos programas essenciais para o meu funcionamento normal... Vocês me destruíram e agora se destruíram...

SPAGUETTE

(Com medo). O que está querendo dizer com este... Vocês se destruíram?

MACARRONE

Eu também não entendi nada!

MAQUINA MASSEIRA

Eu fui programada para atacar qualquer massa que encontrar pela frente! A ordem é para fazer bolacha!

SPAGUETTE

Bolacha?

MACARRONE

Bolacha não... Eu não vou sair de Macarrone para bolacha de jeito nenhum! Vamos desprograma-la imediatamente...

MAQUINA MASSEIRA

Agora é tarde! Uma vez programada... Só depois da primeira experiência, é que aceita nova programação! Um de vocês vai ter que ser a cobaia...

SPAGUETTE

Vai tu, Macarrone...

MACARRONE

Eu mesmo não; vais tu...

MAQUINA MASSEIRA

Maquina Masseira não pode esperar! Quero os dois de uma só vez... (A Máquina começa a trabalhar como se fosse uma turbina de um avião e começa a sugar o Spaguette e o Macarrone. Trabalha, trabalha e o Macarrone bota a cabeça no lado de fora, logo em seguida o Spaguette. De dentro da Máquina Masseira começa a pular bolachas, Pães, bolos e o Spaguette e o Macarrone. O funcionamento da Maquina Masseira, se funde com uma música movimentada e os três fazem a coreografia. Se possível distribui pães ou alguma massa para a platéia. Assim que termina a coreografia, termina a peça "SPAGUETTE OU MACARRONE?").

PEÇA: SPAGUETTE OU MACARRONE?

AUTOR: FLÁVIO CAVALCANTE

MÊS: SETEMBRO

ANO: 2000

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 03/04/2009
Reeditado em 03/04/2009
Código do texto: T1521050
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.