Proteja os indefesos!

Proteja os indefesos.

Evite acidentes com crianças. Observem pelo menos estas 17 idéias capturadas no provedor Terra em abril/2009.

Instale grades ou redes de proteção nas janelas, sacadas e varandas.

2. Não deixe cadeiras, camas e bancos perto de janelas, pois as crianças podem escalar e se debruçar. O mesmo vale para móveis baixos perto de estantes e armários altos.

3. Instale portões de segurança no topo e pé das escadas. Se a escada for aberta, opte por redes ao longo dela.

4. Cuidado com chão liso e tapetes. Não encere o piso e providencie antiderrapantes nos tapetes para evitar escorregões. Na maioria das quedas infantis atendidas nos postos do SUS, as crianças caíram do mesmo nível, ou seja, as quedas foram causadas por tropeções, pisadas em falso ou desequilíbrios.

5. Oriente seu filho a brincar em locais seguros. Escadas, sacadas e lajes não são espaços de lazer.

6. Crianças com menos de 6 anos não devem dormir em beliches. Se não houver outro local, instale grades de proteção nas laterais.

7. O uso de andadores não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, pois pode comprometer o desenvolvimento e causar sérias quedas.

8.Quando for trocar fralda, mantenha sempre uma mão segurando o bebê. Nunca deixe um bebê sozinho em mesas, cama e outros móveis, mesmo que seja por um instante.

9. Proteja as tomadas com protetores específicos que são baratos e facilmente encontrados no mercado. Além disso, oriente seu filho a não colocar o dedo na tomada, pois ele pode frequentar outros locais que não tenham a proteção. Cuidado: as queimaduras elétricas podem ser graves, expondo a criança ao risco de morte e seqüelas.

10. Não deixe o ferro de passar quente ao alcance da criança, mesmo que esteja desligado.

11. Os cabos das panelas devem ficar virados para dentro do fogão.

12. Use protetores nas portas para evitar que a criança prenda a mão ou dedos.

13. Para uma criança se afogar, bastam 5 cm de profundidade. Cuidado, portanto, com água em baldes e tanques, além de vasos sanitários e piscinas sem proteção adequada.

14. Teste a temperatura de alimentos líquidos e sólidos antes de oferecer à criança.

15. Antes do banho, teste a temperatura da água da banheira com a parte interna do cotovelo.

16. Nunca deixe remédios ao alcance das crianças, nem faça associação de medicamentos com balas e doces.

17. Não coloque produtos de limpeza em embalagens de alimentos e refrigerantes. A criança pode confundir e ingerir. Evite também deixá-los na parte de baixo de pias e armários.

Eu acrescentei mais alguns por experiência própria observando fatos com o filho e sobrinhos.

18 – Não permita que criança abaixo de 5 anos escale árvores.

19 – Não deixe criança abaixo de 10 anos ir à rua sozinha. Ela ainda não tem noção de profundidade e distância para atravessar a rua. Sempre acha que correndo dá tempo e não percebe o risco de tropeçar.

20 – Evite mesas retangulares na casa pois na hora da queda a quina do móvel pode machucar seriamente.

21 – Observar brinquedos de plásticos facilmente quebráveis ou desmontáveis que podem produzir objetos pontiagudos ou a serem engolidos.

22 – Não tente ensinar crianças a cortar carne com faca antes dos 8 anos. O garfo pode escorregar no prato e a faca se move rumo ao rosto da vítima.

23 – Se existe na casa um animal por menor que seja, não o deixe próximo às crianças menores de 5 anos, pois as unhas dos animais podem atingir os olhos.

24 – Não transporte crianças no colo no banco da frente do carro.

25 – Não deixe bebida alcoólica ao alcance das crianças.

26 – Se na casa existe alguém com o vício do fumo, vá se suicidar na varanda, no play, na garage para não contaminar os pulmões das crianças!

27 – Não as acostume a assistir tv depois das 22 horas. O padrão de qualidade moral nem sempre é desejável.

28 – Evite criança estudando na mesa da cozinha. Quando você for atender ao telefone ela vai mexer no fogão, facas, detergentes e assemelhados.

Haroldo P. Barboza – Vila Isabel/RJ

Autor do livro: Brinque e cresça feliz

Haroldo
Enviado por Haroldo em 16/04/2009
Código do texto: T1543294