COELHINO, EM VIAGEM AO SOL.

Welington Almeida Pinto

HAVIA, NO TEMPO em que os bichos falavam, um coelho extraordinariamente inteligente que vivia feliz na região da Serra da Canastra, bem próxima à nascente do rio São Francisco. Como era um coelho que compunha versos ficou conhecido na região por Coelhino Trovador.

Em dias em que o sol dava sinais que ia brilhar no céu, despertava bem cedinho com um poema na ponta da língua:

"Vem, Sol amado,

a Terra iluminar e aquecer.

seus raios quentes e cromados

Fazem a vida bem melhor para viver."

Certo dia, Coelhino acorda louco para ver o Sol bem de perto. Escolhe o lugar mais alto da Serra da Canastra e parte animado para lá. Depois de saltitar horas e horas sem parar, pelos campos floridos do chapadão, de tão cansado e a visão baralhando tudo à sua frente, tropeça numa raiz exposta de um pé de Araticum, bate com a cabeça numa pedra e cai desacordado. Pobre coelho!... Começa a delirar... sonhando que ia mesmo ao encontro do astro dourado. Mas, em vez de saltar, voava que nem foguete, de tão veloz. Ao se aproximar, cumprimenta o astro-rei todo sorridente:

- Olá, amigo Sol!

- Olá, amigo Coelhino.

- Que bom vê-lo tão de perto!

- Também estou contente com sua visita.

- Gosto muito do morninho que nos manda quase todo dia!

- É minha função. Levo energia e calor para as criaturas da Terra.

- Só não gosto quando fica muito tempo sem aparecer, principalmente porque chove muito.

- Não gosta das chuvas? Não gosta de água?

- Bem!... Tenho medo de morrer afogado. Por isso é que torço para ter mais sol e menos chuva.

- Impossível. A chuva é tão importante para vida na Terra como meus raios.

- Ah, é?... Gosto de água, sim. Mas, acho que muita água atrapalha a vida dos bichos.

- Até acredito. Porém, água nunca é demais. Sem ela não há vida, a terra não pode florir. Pelo que vejo, pouco sabe sobre as águas das chuvas!

- Acertou. Sei quase nada.

- São as nuvens que produzem as chuvas – adianta o Sol.

- É mesmo. Gosto de olhar as nuvens para ver as figuras que formam.

- Elas são muito mais do que isso. São flocos flutuantes de gelo que servem para regar e controlar a energia que entra e sai da Terra.

- Nem imaginava tanta importância.

- Sabe como elas são formadas?

- Bem...

- Eu explico: através da transpiração dos vegetais e da evaporação dos rios, mares e lagos. A umidade passa do estado gasoso para líquido, congela, e forma nuvens.

- E chuvas? – quis saber o coelho.

- Chuvas!... Ah, é simples. Com a força da gravidade os cristais de gelo se precipitam para Terra. Na queda, se derretem transformando em milhões e milhões de gotas de água para formar essa cortina líquida que se vê da Terra.

Coelhino sorria com cara de quem estava entendendo tudo.

- Santo Deus!... Então aqui em cima flutua um oceano de gelo?

- Isso mesmo!

- Não tem perigo de despencar tudo de uma vez só?

- Jamais. Controlo tudo numa boa.

- Quando chove quadradinhos de gelo não é um sinal que pode cair um blocão inteiro?

- Não. Você está falando da chuva de granizo. Acontece quando gotinhas de água se congelam novamente ao atravessar uma camada de ar frio.

- Vez ou outra cai uma chuva assim no chapadão. Não tem diversão mais gostosa do que ficar lambendo o gelo que vem do céu.

- Das nuvens.

- Ah, é. E aquela chuvinha teimosa que cai dias sem parar, tem nome?

- Tem. Chuva Criadeira. Para molhar bem o solo e as plantas crescerem viçosas.

- Tem mais?

- Sim. Anote aí: Ciclonal, Convecção, Relevo e Artificial. Essa o bicho-homem provoca por meios científicos.

- Nossa! Que chuvarada! – espanta Coelhino.

- Bom, não é? Mas, para o sucesso do ciclo da água a ajuda dos terráqueos é muito importante, principalmente do ser humano.

- Como assim?

- Ele precisa parar de agredir a Natureza, isto é: não destruir florestas. Não remover montanhas. Não desviar rios. Não poluir águas potáveis. Não contaminar o ar.

- Cruz-credo!... Uma coisa eu garanto, bicho não faz nada contra a Natureza.

O Sol franze o carão:

- Huuummm!... Eu sei. O bicho-homem é que mexe e vira esta destruindo a Natureza. Sabe de uma coisa? Todo dia, ele despeja na minha cara toneladas e toneladas de gases nocivos à camada de ozônio que protege o planeta.

- Repito, os bichos não têm culpa.

- Sei disso. Pura estupidez do bicho-homem!... - adverte o astro-rei, recolhendo um pouco os raios.

E continua:

- O homem moderno usa cada dia mais objetos descartáveis. O Pior é que são feitos de plásticos. Depois, joga tudo no lixo que, na maioria das vezes, vai direto para o leito dos rios.

- É por isso que meus parentes que moram nas grandes cidades, vivem dizendo que os rios estão sempre mais rasos, sujos e malcheirosos.

- Iche!.... exclama o Sol.

- Mas, tenho uma boa notícia. Cada dia cresce o número de pessoas imitando a ação dos bichos, isto é, preocupadas em proteger a Natureza. Não vê que as águas do São Francisco, no trecho da nascente, é tão limpinha que dá para ver os lambaris nadando no fundo do rio.

O Sol, mais calmo, expande os raios:

- Melhor assim. Mas, na Terra ainda destroem mais do que preservam.

- Uma pena!

- Apesar de tudo, tenho especial carinho pela Terra. Enquanto puder, trabalharei para manter vida na Terra, garantindo outro energia muito importante.

- E qual é essa energia?

- A fotossíntese.

- Foto o quê? – surpreende-se Coelhino.

- Fotossíntese. O processo de converter energia luminosa em energia química para alimentar as plantas.

- Que legal!... Então as plantas se alimentam de sol?

- Também.

- E como se dá a fotossíntese?

- Pela reação de três elementos: clorofila, água e gás carbônico.

- Aprendi mais uma...

- Enquanto depender de meus raios terá bastante chuva para você comer folhinhas tenras de capim bem nutrido.

Coelhino levanta as orelhas e suspira:

- Assim fico mais sossegado.

E conclui:

- Então, você é o dono da vida! ...

- Sou dono da luz, do calor e da energia para garantir a vida na Terra, o único planeta dos que orbitam em torno de mim, que tem esse privilégio.

- Ufa!... Que aula!

- Daí por diante, as coisas vão se transformando de acordo com as Leis da Natureza e a inteligência dos homens - completa o Sol, cheio de si.

- Acho que o bicho-homem tem muito que aprender com os bichos, não acha?

- Tenho certeza! Não fique chateado com minha ausência nos dias em que o céu parece estar forrado de camadas de algodão sujo. Nesses dias, estarei jogando os raios em outra região da Terra, para que o ciclo não se interrompa.

- Sabe de uma coisa, preferia sol e chuva ao mesmo tempo.

- Espertinho!... Faço isso no casamento da viúva, como forma de simbolizar o renascimento da fertilidade. Mas, em homenagem ao meu amigo, vez ou outra, vou enviar para a Terra chuva e sol ao mesmo tempo.

- Nossa!... Isso me deixa mais alegre.

- Você é um coelho sabido. Quero agradecer os poemas que recita para mim.

- Uai!... Dá para escutar?

Quando o Sol ia responder, Coelhino recobre os sentidos. O pelo eriçado, ainda sonolento, pensa que nunca sonhou nada parecido. Meio zonzo, meio espantado, fica de pé sobre as patinhas traseiras, protege os olhos com a pata dianteira e, com a outra, dá um longo adeus ao amigo Sol, pronto para se pôr. E recita outro versinho:

"Adeus Sol querido,

volte amanhã a terra aquecer

E embeleze mais ainda a Canastra

Onde o verde, que é bom, sempre vai ter."

O astro-rei até parece que ouviu. No mesmo instante abriu um sorriso brilhante, espalhando raios para todo canto. Coelhino arredonda mais ainda os olhos, exaltado:

- Trem de doido!

Esquece a dor no cocuruto e parte saltitante de volta para casa.

Conquistando a Linguagem

Compreensão do texto

Numa folha anexa:

1) Desenhe o sol:

2) Reescreva o trecho em que Coelhino caiu, perdeu os sentidos e começou a sonhar, de acordo com sua imaginação.

3) Qual a importância do sol para a vegetação?

4) E para as espécies animais, o sol também é importante?

5) Vamos fazer duas pesquisas. Uma sobre sol e outra sobre família dos Oryctolagus Cuniculus (coelhos).

6) Você conhece outro poema ou letra de música que fale sobre sol? Qual?

Para a Professora:

Reflexão: A Terra insultada, vinga-se dando flores. (Tagore)

* Motivação: Converse com os alunos sobre Poesia. Fale da forma sensível com que é descrito o sentimento. Faça a classe recitar, em coro, os versos do texto.

* Educação Ambiental: Explique a importância do Sistema Solar. Fale mais sobre as chuvas, sobre a importância da reciclagem de papel, plástico, mineral e vidro. Ensine maneiras de respeitar e contribuir com o meio ambiente. Pesquise com os alunos quanto tempo, o plástico e outros tipos de materiais ,levam para se decompor quando jogados no lixo.

Para saber mais:

Informações Técnicas:

Chuva Ciclonal - características das áreas de baixa pressão em virtude da constante ascensão das massas de ar.

Chuva de Convecção - oriunda do movimento ascendente diurno das massas de ar, freqüente na região equatorial e nas montanhas.

Chuva de Relevo - típica das encostas das montanhas ou escarpas de planaltos, por causa da mais baixa temperatura reinante nos trechos de maiores altitudes.

Chuva Criadeira - aquela constante que todo fazendeiro adora, pois molha bem a terra para as plantações.

Chuva Artificial - resultante da projeção, numa nuvem, de substâncias como iodeto de prata e o cloreto de cálcio, capazes de promover a multiplicação de cristais de gelo ou a solidificação de gotas de água evaporadas.

* FBN© 2004 * COELHINO, EM VIAGEM AO SOL/Categoria: Conto Infantil – © Welington Almeida Pinto - Texto revisado para substituir o da publicação como o mesmo nome – Edições Brasileiras

** PCNs: história de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação, certificada pela Diretoria de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, conforme ofício nº 39/02, de 22 de janeiro de 2002 *.

GÊNERO: aventura científica.

TEMAS TRANSVERSAIS: ética: relacionamento de animais e a natureza * Geografia e Ciências: espécies animais e vegetais do Brasil – região da serra da Canastra – fenômenos da natureza, reciclagem de materiais.

i.PÁGINAS:

* Biográfico:

www.welingtonpinto.blogspot.com

www.welingtonpinto.kit.net

* POESIA:

www.palavrascomarte.blogspot.com

* CONTOS INFANTIS:

www.mundodacrianca.blogspot.com

* CONTOS & CRÕNICAS:

www.casadoscontos.blogspot.com

www..contosparaeros.blogspot.com

* EDUCAÇÃO:

www.educacaoemfoco.blogspot.com

* SAÚDE BUCAL INFANTIL:

www.infanciasorridente.blogspot.com

* ESCOLA LEGAL/Teatro infantil:

www.teatronaescola.blogspot.com

* LIVROS DISPONÍVEIS NA WEB

* O MÁGICO DE OZ:

www.omagicodeoz.blogspot.com - www.ieditora.com.br

* SANTOS-DUMONT, NO CORAÇÃO DA HUMANIDADE:

www.paidaaviacao.blogspot.com

* A SAGA DO PAU-BRASIL(história):

www.asagadopaubrasil.blogspot.com

LEGISLAÇÃO FEDERAL DO BRASIL

* O CONDOMINIO E SUAS LEIS:

www.condominiopredial.blogspot.com

www.ieditora.com.br

www.legislacaobrasileira.kit.net/condominio

* EMPREGADA DOMÉSTICA:

www.empregadodomestico.blogspot.com

www.ieditora.com.br

www.legislacaobrasileira.kit.net/empregadadomestica

* ASSÉDIO SEXUAL NO LOCAL DE TRABALHO:

www.assediosexual.blogspot.com

www.ieditora.com.br

www.legislacaobrasileira.kit.net/assediosexual

* CÓDIGO DO CONSUMIDOR:

www.codigodoconsumidor.blogspot.com

www.ieditora.com.br

www.legislacaobrasileira.kit.net/consumidor

* LEI DO LIVRO

www.leidolivro.blogspot.com

E-mails:

welingtonpinto@yahoo.com.br

welingtonpinto@oi.com.br

Welington Almeida Pinto
Enviado por Welington Almeida Pinto em 08/05/2005
Reeditado em 17/05/2005
Código do texto: T15564