As formiguinhas


Vocês sabiam que as formigas constroem debaixo da terra o formigueiro onde há locais para guardar a comida e locais que se chamam"berçários"onde ficam as larvas? Sim, as formigas põem ovos que se transformam em "ninfas ou larvas,depois passam a outras formas, as pupas" para depois se tornarem formigas.

Não é bonito?!

Dentro do formigueiro fica a "rainha" que é a formiga responsável por fazer surgir as outras formigas. A isto nós chamamos "reprodução". Há também as "operárias" que cuidam dos ovos,larvas, pupas,limpam o formigueiro e armazenam alimento.

Trabalham muito não é mesmo?!

Há algumas que são chamadas de "soldados" porque tomam conta da entrada do formigueiro todos os dias, dia e noite. Claro que elas têm o horário para descansar .Neste horário outros "soldados" tomam os seus lugares.

Geralmente elas deixam sinais perto do formigueiro para não se confundirem e não se perderem.

Não maltratem as formiguinhas porque elas "revolvem" a terra, ou seja, elas remexem a terra permitindo que o ar passando por ela a torne bem melhor para o plantio. Porém existem as "Formigas Carpinteiras" que fazem buraquinhos na madeira onde passam a morar.Estas e as que se transformam em "praga" invandindo jardins e casas, não são muito confiáveis.

Normalmente elas não "atacam" as pessoas mas podem fazer isto e doi muito e pode até causar muito estrago se a pesoa for alérgica.

Dizem que o ovo até chegar à formiga leva de 6 a 10 meses, que as operárias vivem alguns meses e as rainhas vivem bem mais que as operárias


Vamos respeitar as formiguinhas pois elas são uma forma de vida!!


bjs,soninha

imagem do google


Estamos construindo um blog, Reino da Fantasia. Visite-o!! Obrigada.

http://bruxinhaalegre.blogspot.com/
Sônia Maria Cidreira de Farias
Enviado por Sônia Maria Cidreira de Farias em 19/08/2009
Reeditado em 19/08/2009
Código do texto: T1763398
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.