A exúvia

Yasmin como toda criança, por natureza curiosa. Ouvindo o cantar de um ser estranho, se pôs logo a procurar, onde o ser poderia estar, procurou e achou, mas não acreditou que um ser tão pequenino, pudesse cantar tão alto, de quase ensurdecer, era um canto tipo chiado e Yasmin, ficou olhando, olhando e como o ser não se mexia ela pegou um galhinho, tocou bem devagarzinho no tal ser estranho e ele no chão caiu.
Yasmin imaginando ter morto o bichinho, começou a chorar, a tia de Yasmin, vendo o que acontecia, foi rápido a sobrinha socorrer, mas ao entender o ocorrido, soltou uma gargalhada de alivio.
Yasmin com olhar de reprovação falou...
– Poxa tia! Quanta crueldade ficar rindo do coitadinho do animalzinho, que acabei de matar, sem querer.
A tia vendo que era coisa seria, foi tratando de explicar e falou...
– Olha minha linda, esse tal animalzinho é apenas um esqueleto que abrigou e protegeu a ninfa de um inseto chamado cigarra, um ser alado e muito barulhento.
O nome desse esqueleto é exúvia, ela troca quando precisa crescer, portanto você não matou ninguém.
A tia vendo Yasmin ainda mais confusa falou...
- Olha parece complicado, mas não é. O esqueleto de um animal pode ser externo (exoesqueleto), como uma concha ou como a cobertura do corpo de uma cigarra (exúvia), que muitas vezes encontramos nas árvores na época de crescimento (ecdise).
Outros animais, como os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, possuem esqueleto interno (endoesqueleto).
Yasmin, falou... – Disso eu já sabia tia, quero saber o que acontece com as cigarras.
A tia, contente por ver o interesse da sobrinha. Falou...
– Vou te contar desde o início o que acontece no ciclo das cigarras. Preste atenção!
As fêmeas põem seus ovos e morrem logo depois. Os ovos eclodem (abrem). Os insetos jovens (ninfas) caem no chão e entram na terra, lá vivem cerca de 4 a 17 anos se alimentando da seiva de raízes, depois desse período, elas cavam túneis, sobem nas árvores e sofre uma metamorfose (ecdise), se tornando adultas e prontas para o acasalamento. Só quem canta são os machos, para atrair as fêmeas e cada espécie de cigarra emite o seu som característico. Nessa fase elas vivem poucas semanas, apenas o tempo para acasalarem e por os ovos.
- Entendeu agora, que você não matou a cigarra?
Yasmin finalmente entendeu e deu um lindo sorriso, pegou a exúvia para guardar em sua caixinha.
Já ia algo perguntar. Quando sua prima, Patricia chamou-a aos gritos...
-Venha ver tem várias cigarras aqui! Acho que esmaguei uma!
Nesse instante, Yasmin correu feliz ao encontro da prima. Queria ensinar para ela, tudo que acabara de aprender sobre as cigarras.

Obs. Em correção...