Pão com manteiga
 
Quando eu era pequena, bem pequena eu me lembro de uma coisa bem legal, que hoje em dia as crianças já não fazem mais. Não daquele jeito. Hoje as cantinas oferecem salgadinhos e docinhos que no meu tempo de criança, não existia.
Eu levava um lanche bem gostoso para a escola.
O meu lanche era pão com manteiga e uma banana bem madurinha. Eu gostava mais do pão com manteiga e quase sempre trocava a banana por outra coisa.
Na verdade o pão era pra ser do café da manhã, mas eu comia bastante cuscuz com leite ou com ovos mexidos e tomava um copo de leite. Então não cabia mais nada. Também se quisesse levar outra coisa não tinha mesmo. Eu não tinha escolha. Era aquilo ou nada. Mas eu gostava, gostava mesmo.
Na hora do recreio eu corria para um banco de pedra sabão embaixo de uma algaroba bem grande e sentava bem pertinho de um colega que também tivesse lanche, aí nós trocávamos e assim sempre tínhamos algo diferente. Quando dava sorte, trocava a banana por meio pacote de biscoitos waffer, era um biscoitinho quadradinho e só tinha quatro unidades no pacotinho. Quando o sabor era de morango, o pacotinho era cor de rosa, se fosse de laranja, o pacote era laranja, Eu adorava o sabor de abacaxi, que tinha uma embalagem amarela. Chegava a produzir água na boca, como aconteceu agora ao relembrar.
O meu pão com manteiga era bem caprichado e tinha muita manteiga, manteiga de verdade que a minha mãe fazia em casa.
Os quinze minutos de recreio pareciam uma eternidade e era um tempo tão bom que não esqueci até hoje. Nem do meu pão com manteiga.
Amélia Aragão
Enviado por Amélia Aragão em 03/09/2009
Reeditado em 03/09/2009
Código do texto: T1790956
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.