O MOSQUITO E O VIOLINO

- Vó, por que o mosquito zumbindo parece que está tocando violino? - pergunta Renatinho, um menino de cinco anos de idade, à Dona Gertrudes - e ela tenta responder contando-lhe a seguinte história naquela noite:

- Mosquitildo querido, foi o inventor do violino e, era sempre solicitado para animar as festas promovidas nos arredores da floresta, encantando a todos os bichos com os sons que tirava do instrumento

por ele inventado. Ele se dava bem com todos os bichos e era querido por todos, menos pela Dona Serpente, que se recusava a participar das festas e por inveja tentava sempre inventar um instrumento musical melhor e, que obtivesse um sucesso maior junto à bicharada que o violino inventado por Mosquitildo, fracassando porém em todas as tentativas. Por inveja a Dona Serpente começou a se envolver e estudar as ciências ocultas para prejudicar Mosquitildo e, fez uma poção mágica que se fosse bebida pelo inventor do violino, faria com que suas asas imitasse o som do instrumento por ele inventado, denunciando-o a todos. A Dona Serpente combinou previamente com o Sr. Escorpião para pingar algumas gotinhas da poção no copo do Mosquitildo durante uma festa que seria realizada dentro de alguns dias na floresta, onde o Sr. Escorpião iria trabalhar como garçom, um prato cheio para as pretenções da Dona Serpente, que pagou muito bem ao traiçoeiro animal para realizar o servicinho sujo.

- Após Mosquitildo beber do suco com a poção servida pelo Sr. Escorpião, o som do seu violino cessou e o som do instrumento passou a ser percebido no seu voo, através do movimento de suas asas, o que antes não acontecia. A maldição lançada pela Dona Serpente passou a todos os mosquitos a partir daquele dia, que agora são denunciados e mortos ao realizarem o seu barulhento voo, antes silencioso, imitando o barulho do instrumento criado pelo mosquitildo, cuja invenção os condena à morte, pelo barulho emitido, denunciando as suas presenças, que antes nem sequer eram percebidas quando voavam silenciosa e gostosamente.

- A Dona Serpente Renatinho, ficou feliz da vida com o que conseguiu: destruiu o talento dos outros por inveja, além de condenar o invejado à morte. No mundo meu filho, existem muitas serpentes tentando destruir por inveja a vida dos outros e, todo cuidado é pouco.

Dona Gertrudes se empolgou tanto com a história que inventara e estava contando para o Renatinho, que não percebeu que ele adormecera e, aliviada disse para si mesma:

- Melhor assim meu netinho! Você é muito pequeno ainda para aceitar e compreender as mentiras fantasiosas dos adultos como as da sua avó e, a gigantesca maldade existente neste mundo!

Antonio Alves
Enviado por Antonio Alves em 01/10/2009
Reeditado em 09/12/2015
Código do texto: T1842090
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.