A matemática da vida - Capítulo V

Verdão é muito veloz mesmo e ele tem um óculos todo colorido, com uma lente mágica capaz de enxergar tudo o que está muito longe, tudo mesmo.

- Tome, Klaus, agora vai precisar disto – Verdão dá ao menino seu óculos engraçado.

- Oba! Agora vou ver tudo que está lá embaixo, não quero perder nadinha. Você também vai querer ver, Algodão?

- Meu querido amiguinho, eu não vou precisar do óculos, já fiz essa viagem muitas vezes. Pode usá-lo à vontade. Diga-me, o que você está vendo?

- Um montão de mato e montanha.

- Pisque duas vezes e veja de novo.

- Nossa, agora estou vendo muitas pessoas lá embaixo, nem dá pra contar, de tanta gente. Elas estão mexendo na terra, tem muita terra ali.

- São os camponeses trabalhando, amiguinho. Trabalham o tempo todo, sol a sol.

- Eles parecem cansados mas não param de se mexer – diz Klaus.

- Sim, isso mesmo, ficam até suados. Pisque mais duas vezes.

- Agora estou vendo mais perto, acho que eles estão tristes.

- Você está vendo os rostos e os olhos deles. Eles trabalham muito e estão tristes porque não conseguem ter o que mais desejam.

- E o que é, Algodão?

- Comida!

- Eles trabalham muito e não tem comida? Por que?

- Eles tem pouca comida, ficam com fome, fracos e doentes e ainda assim vão trabalhar todos os dias. As terras não são deles, são dos latifundiários.

- Lati o que? É coisa de cachorro?

- kákákákáká .... gargalha Verdão.

- São os donos de uma terra muito grande. Eles são os patrões dessas pessoas que trabalham no campo, os camponeses. Nem todos os donos de terras dão boas condições de trabalho e de vida, alimento e uma boa casa para morar. Isso se chama diferença entre as pessoas, umas tem muita terra, dinheiro e comida, outras não tem quase nada.

- Poxa, isso não é bom – responde Klaus – E tudo que eles plantam, então, vai estragar?

- Não. De tudo o que plantaram e colheram, só um pouquinho vai para os camponeses, bastante para os patrões, um pouco para dentro do país e outra parte vendem para gente que não mora aqui no nosso Brasil. Mas essa diferença vai acabar um dia e toda a nação será feliz. Agora vamos continuar voando para outros lugares.

Subindo mais um pouco, Klaus e seus amiguinhos vão enxergando tudo, até chegar na Amazônia. E o que eles encontraram por lá ?

espuletah
Enviado por espuletah em 12/10/2009
Reeditado em 12/10/2009
Código do texto: T1862202
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.