Como nasce uma pérola




                        Mamãe vou te contar como nasce uma pérola.

  Numa noite bem especial, quando aparecerem duas luas no céu e o vento soprar com carinho as ondas do mar sacudindo aquela areia bem branquinha pra lá e pra cá, formando marquinhas na beira da praia, uns grãozinhos de areia bem espertos ficam esperando para serem muito sacudidos.
  Aí, vão ficando muito quebradinhos, até não poderem ser mais quebrados. Depois eles aguardam o dia amanhecer e o sol chegar.
  O brilho do sol vai deixá-los bem sequinhos e brilhantes.
  No dia seguinte, algumas crianças que vão cedo à praia com os pais, brincam de fazer castelinhos e usam muitas conchinhas para enfeitá-los. Algumas conchinhas não são totalmente abertas e ficam por ali até entardecer novamente.
  Essas conchinhas ficam esperando o vento da noite, que trazem aqueles grãozinhos pequeninos prontos para receberem o carinho das conchinhas.
  Então, quando a brisa sopra e levanta os grãozinhos mais leves, as conchinhas abrem-se como quem quer receber um presente. Algumas são muito sortudas e recebem esses grãos de areia e os adota. Depois a conchinha se fecha e os envolve com muito, muito carinho, como uma filha que a mãe e o pai amam muito.
  As ondas do mar ficam mais fortes e levam as conchinhas para as pedras e as deixam lá por muito tempo. Todos os dias, as mamães conchinhas envolvem o grãozinho para protegê-los do frio ou do forte calor e eles, vão se transformando em pérola.
  Depois de muito tempo, quando as duas luas aparecerem novamente, as ondas irão ficar mais fortes e levarão a conchinha para a areia. Uma criança como eu, vai passear por ali e vai encontrar aquela conchinha especial.   Quando eu abrir, encontrarei uma pérola e ficarei muito feliz. E aí será o dia do nascimento daquela pérola.
  As pérolas são especiais porque são tratadas com muito carinho pelas suas mães, as conchinhas. Só crianças encontram pérolas porque todas elas também são muito especiais.
  E quando uma criança acha uma conchinha como essa, com uma pérola, elas também as adotam com muito carinho.
  Pérola é muito bem cuidada pela conchinha e criança é muito bem cuidada pelos pais.
  A conchinha tem dois lados que se fecham e protegem a pérola, os pais ficam um de cada lado e protegem a filha com muito carinho.

(Clarinha contou-me uma historinha parecida com essa criação que fizemos juntas. ).

Amélia Aragão
Enviado por Amélia Aragão em 15/10/2009
Reeditado em 11/02/2011
Código do texto: T1868684
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.