O Carneiro


        O carneiro é um animal muito querido pelas crianças por ser dócil e servir até de montaria.

        Há muitos anos atrás eles eram usados, com freqüência, pelas crianças ao invés dos pôneis.

        Quando a ovelha morria de parto ou era vendida, deixando-o desmamado, era costume criá-lo em casa dando-lhe leite em mamadeira.

         Ele se tornava tão manso que estava sempre ao lado das pessoas, como se fosse criança.

         Além de montaria, ele se tornava um amigo da criança e das pessoas da família. O perigo era quando ele crescia muito e se tornava forte e à vezes aprendia a dar marrada. Também difícil era ter que separar a criança do animal para vendê-lo ou matá-lo.

       O amor da criança pelo carneiro e vice-versa muitas vezes não era compreendido pelos adultos, que o via como um animal qualquer e não dispensava suas traquinices.

         Ele é tido também por animal sagrado, por crendice popular, devido São João Batista ter dito ao dirigir-se a Jesus: "Eis o Cordeiro de Deus. Aquele que tira os pecados do mundo". Você já observou que São João tem um carneirinno colo? Há até uma música junina onde se canta: “São João do Carneirinho”. 


Com som em;
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=194596